Vikings – 02×05 – Answers in Blood
| 31 Mar, 2014

Publicidade

02x05 - Answers in Blood

02×05 – Answers in Blood

O último episódio de Vikings deixou-nos duas grandes interrogações. O que irá acontecer a Athlestan depois de ser salvo pelo Rei Ecbert? Como irá Ragnar defrontar Jarl Borg para tentar recuperar Kettegat? Este episódio deu-nos as respostas.

Tudo começa com Lagertha e Bjorn a reencontrarem-se com a restante família de Ragnar. Rollo foi o que ficou mais contente com o regresso da sua ex-cunhada. Já Aslaug acredito que não tenha tido o mesmo sentimento. Mas Ragnar está mais focado em recuperar as suas terras e quer rapidamente traçar um plano para tal.

Para poderem tirar o melhor partido possível do fator surpresa que está do seu lado, Rollo sugere destruir os mantimentos de Inverno de Jarl Borg, para o poder atrair para fora de Kattegat. Floki, como sempre, mostra-se disponível para tal, mas Ragnar intervém dizendo que ele e Bjorn irão tratar do assunto. Com a ajuda de mais dois companheiros eles lá conseguem destruir os depósitos.

Com desejo de vingança, Jarl Borg parte rapidamente atrás do culpado e dá-se de caras com Ragnar num descampado, obviamente surpreendido com o número de tropas do lado oposto. A certa altura o confronto parecia estar a pender mais para o lado de Jarl Borg, mas Ragnar e os seus companheiros lá conseguem ganhar a batalha, com os adversários a fugir do local. No meio disto quero ressalvar duas coisas: finalmente vemos Bjorn numa batalha e existe ali uma alusão a um possível poder de visão por parte de Aslaug.

De volta a Kattegat, e apesar de tudo o que Borg quis tentar passar, a população continua bastante apegada a Ragnar e curiosamente ainda respeitam Lagertha de uma forma que não se vê para com Aslaug.

A partir daqui o ritmo abranda, sendo mais focado na questão da permanência, ou não, de Lagertha por estes lados. Ragnar está claramente dividido e aquilo que ele realmente quer é ficar com as duas. Como é óbvio Lagertha, mais uma vez, não consegue concordar com tal posição e decide voltar para o seu atual marido deixando agora Bjorn para trás.

Para os lados de Wessex, vemos Athlestan a servir de conselheiro pagão do Rei Ecbert no julgamento de uma suspeita de traíção por parte de uma mulher para com o seu marido. Athlestan continua muito confuso com as suas crenças religiosas. Quando Ragnar fica a saber da emboscada sofrida pelos que haviam ficado para trás, a sua maior preocupação foi mesmo Athlestan.

Estamos agora precisamente a meio da segunda temporada que tem apresentado episódios muito consistentes e que resolve as suas histórias de uma forma convincente. Para os mais distraídos queria apenas referir que Vikings foi esta semana renovada para mais uma temporada.

 

Nota: 7.5/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos