Under The Dome – 03×07 – Ejecta
| 01 Ago, 2015

Publicidade

Contém Spoilers!

E o apocalipse chegou com direito a meteoros cor-de-rosa!

O momento da verdade chegou! Ejecta revela a verdade sobre a redoma, o objetivo pela qual caiu sobre Chester’s Mill. Desde os episódios iniciais que achávamos que o diálogo sobre a queda de estrelas cor-de-rosa e uma parede de fogo demasiado estranho e descontextualizado. Mas tudo tem uma razão de ser e eis que andámos a assitir a duas temporadas para preparar uma grande revolução, revolução essa que se deu esta semana!

A kinship, comandada pela rainha Christine (e não Julia), começa a explicar-se por si própria. Após o desaparecimento da sua mestra, os elementos dos escalões inferiores da hierarquia da família não vêm razão para a sua existência e começam a suicidar-se da alta janela onde todos agora vivem. Os lugares ocupados pelos membros superiores da kinship são escassos e, supostamente, pertencem (ou deveriam pertencer) a Christine, Eva, Barbie, Joe, Norrie, Junior e Sam. Os restantes habitantes de Chester’s Mill pertencem ao grupo dos operários, seres maioritários da sociedade que não têm vontade própria e que vivem para obedecer à rainha. Esta grande parte do elenco, constituída maioritariamente por figurantes, tem sido alvo de grandes críticas relativas ao desempenho prestado. Críticas essas com que concordo plenamente, já que, nas temporadas anteriores, foram várias as personagens secundárias apresentadas, que poderiam desempenhar estes papéis na perfeição!

Sam, Norrie, Joe e Hunter estão no pequeno bar de Chester’s Mill. Sendo que Hunter, quando não está medicado, liberta-se do efeito da kinship. Eis que, perante a análise dos factos, Norrie percebe que são as emoções que funcionam como antídoto para o efeito da contaminação da estadia no casulo. Trata-se de algo forçado, bem como boa parte do que tem acontecido esta temporada. Assim que podem, Joe, Norrie e Hunter vão até Big Jim, Julia e Indie e contam-lhes como “curar” a população infestada de Chester’s Mill… e assim se inicia a resistência!

Christine envolveu-se no casulo para se curar do ferimento causado por Sam, o que está a provocar grande consumo da energia armazenada para sustentar a redoma, já que o ovo está partido. Antes de entrar para o processo de cura, a rainha conta a Junior o causador do ferimento e pede-lhe que o vá procurar e o traga até à gruta! Assim que chegam, Junior começa a agredir o tio e, subitamente, Christine rebenta o casulo, está pronta a emergir!

Talvez pela entrada de Christine no casulo, ou talvez porque tinha de acontecer por ter sido profetizado pelos eleitos que podiam tocar no ovo, meteoros rosa começam a cair pelo planeta. Por sorte, a redoma é impenetrável e protege os habitantes da pequena cidade de Chester’s Mill. Por seu lado, Barbie, ainda tenta chegar à casa do lago, onde Julia e Big Jim, para tentar informar os que ainda estão a salvo dos meteoros da entrada para a redoma. Corre e vê várias pessoas que estão presas entre a redoma e uma parede enorme de fogo… desespera, mas depressa chega Eva que acaba por o consolar, e ele acata que a redoma não tem como matar a fome a milhares de pessoas… vira as costas e a cortina de fogo varre aquelas pessoas para o esquecimento. O fim do mundo está a chegar e poucos são os que sobreviverão!

Não sei que pense deste episódio… se por um lado as respostas começam a chegar, os desempenhos do elenco, os efeitos especiais, caminho traçado para o enredo e a lentidão da ação (lembrem-se que embora a série esteja na terceira temporada, passaram-se apenas três semanas desde que a redoma caiu sobre Chester’s Mill) fazem-nos questionar sobre o futuro da nossa série. Caso o status quo se mantenha, o mais indicado seria cancelar a série antes que ela se torne odiada por aqueles que a seguem.

Questões em análise:

  • A destruição chegará a todo o planeta?
  • Irá Julia atender aquele telefonema e ajudar as pessoas do exterior a protegerem-se na redoma?
  • Como irá a resistência despoletar emoções nos contaminados? Vai ser estranho de se ver!
  • Como sairá Christine do seu casulo? Irá perdoar Sam?
  • Quanta energia restará à redoma? As pedras da gruta dos casulos estão a apagar-se rapidamente!
  • Serão os habitantes de Chester’s Mill os últimos sobreviventes da Terra? Sendo assim, quem lançou a redoma para preservar uma pequena porção da raça humana? Com que intuito?

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos