Under The Dome – 03×03 – Redux
| 05 Jul, 2015

Publicidade

 

03x03 – Redux

03×03 – Redux

Contém SPOILERS!

Under The Dome regressou com alterações radicais do status quo a que estávamos habituados nas temporadas anteriores. Com um regresso em episódio duplo difícil de digerir, a trama ganha novos contornos que nos vão deixando abismados. No entanto, as respostas esperadas começam a revelar timidamente as suas sombras… e a temporada não terminará sem revelações sobre a redoma! Que venham elas, nós estamos impacientes!

A saída dos casulos teve tanto de fantástico como de nojento. O despertar da realidade onírica provocada pelos casulos, acaba por ser um choque para a maioria dos habitantes de Chester’s Mill. Isto porque a maioria das pessoas tinha seguido uma vida perfeita, rodeada dos seus entes queridos. Outros tinham deixado as suas doenças, medos e incertezas. Regressar à dura realidade da redoma é complicado… mesmo sabendo que tudo se tratada de um sonho, eram vários os que não se importavam de regressar para os casulos. Foram pouco mais de duas horas nos casulos, mas nas suas consciências passou um ano. E num ano, com o fim da redoma tudo mudou!

Apenas duas pessoas não estiveram presas em casulos: Julia e Big Jim. Enquanto ela acredita que tudo voltará ao normal, e que aqueles que saíram dos casulos são os seus amigos deste cativeiro apocalítico, Big Jim desconfia que algo mudou. E, segundo ele, a prova está no facto de Junior ter tido a coragem de enfrentar o pai e queimar-lhe a casa. Nesta terceira temporada, os guionistas estão a tentar limpar a imagem do vilão das temporadas passadas e apresentam-no já como um anti-herói, o único que poderá contrariar os planos misteriosos da redoma. E prova de tal é o cão que o passa a seguir fielmente que, mesmo pensando que não, Big Jim adotou sem grandes problemas. Sendo o único que acha que está tudo errado, Big Jim afasta-se do grupo principal e vai viver na ilha que existe no lago de Chester’s Mill, onde já cometeu um crime horrendo.

Julia vive agora com um peso nos ombros: a relação fictícia de Barbie e Eva. Apesar do seu amado lhe dizer que aquilo não foi real, há algo que ela julga que ainda deve temer. A própria Eva ainda está em choque com a saída do casulo, mas a sua colega de pesquisa, Christine, pelo contrário, assume uma postura manipuladora. Big Jim descobriu a câmara que mostra Christina a tocar no ovo mágico assim que ele caiu na Terra. E como ela estava no casulo maior, parece-me que encontramos a verdadeira rainha da redoma… ao contrário do que pensávamos, nunca foi Julia ou Melanie. Christine mantém a sua postura de psicóloga e aproveita o facto para continuar a semear as ideias predefinidas pela redoma. Aproveitando mesmo Mélanie, para a matar, de forma a provar a Julia que é boa pessoa.

Norrie e Hunter voltaram dos casulos muito próximos e bastante diferentes. Quem nota a maior diferença é Joe, pois vê a namorada a ignorá-lo. Joe foi dos poucos que não sucumbiu aos sonhos fantásticos do casulo e manteve uma postura muito semelhante à que tem na realidade. Apesar de necessitarem de comida, ele acaba por soltar um pequeno porco capturado, que Norrie mata rapidamente com um arco… esta acabou por ser a cena mais forçada do episódio e, quem sabe, da série toda.

Christine, como possível rainha, tem, com a ajuda de um fragmento do ovo mágico, influência sobre todos os que estiveram no casulo. Tanto que, de noite, todos se aproximaram da sua varanda e ficaram imóveis a olhar para a lua. Até Barbie, que percebeu que estava a viver num mundo irreal dentro do casulo, se aproximou e deu a mão a Eva, deixando Julia sozinha em casa.

Questões em análise:

  • Christine é mesmo a rainha? Que fará ela para estender a sua influência a todos? Matará Julia e Big Jim? Quais as suas verdadeiras intenções?
  • Qual o significado de todos os ex-habitantes de casulos ficarem a olhar para a Lua? Terá o astro um novo significado para eles? Qual a transformação que estava a decorrer nos casulos? Estará Christine a construir uma nova sociedade, muito semelhante à dos insetos onde cada um tem a sua função predefinida?
  • Big Jim afastar-se-á definitivamente? Ou voltará brevemente para o seu novo papel, o de anti-herói?
  • Norrie vai deixar Joe para namorar com Hunter? Já agora, estará a preparar o casting para entrar em The Hunger Games?

Nota: 8/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos