The Following – 03×01 – New Blood
| 04 Mar, 2015

Publicidade

03x01 - New Blood

03×01 – New Blood

Contém SPOILERS!

The Following está de regresso para a sua 3ª temporada e depois do final da temporada passada as minhas espectativas em torno desta série baixaram um pouco. De qualquer das formas estou cá para a acompanhar e como já devem ter percebido irei também partilhar convosco as minhas opiniões em relação a ela.

E tudo recomeça um ano após os acontecimentos do final da segunda temporada, com o casamento da agente Gina Mendez, onde marca presença o trio Ryan, Mike e Max. Reparamos que Ryan seguiu em frente com a sua vida e está agora apaixonado por outra mulher, mas as coisas entre Mike e Max não estão no patamar que esperaríamos. Eles já não estão juntos, muito por culpa da obsessão que o Mike possui em encontrar Mark.

E foi Mark que nos deixou a principal ponte para esta temporada, quando ele é “resgatado” por alguém que não nos foi mostrado na altura, após ter perdido a sua família. Sabemos agora que a pessoa que estava dentro daquele carro era um tal de Andrew Jacobs. Na conversa que ele teve com Ryan na sala de interrogatório, Andrew referiu que era apenas um “um otário dentro de um conto de vingança”, mas certamente as coisas não serão bem assim.

Mas antes de chegarmos aqui, o mesmo Andrew marcou presença no casamento de Gina e chamou Ryan de assassino por ter morto a sua filha de 19 anos nos confrontos de Korban na temporada passada. Vimos que aquelas palavras causaram moça dentro de Ryan e podemos vislumbrar um sentimento de culpa dentro dele, tanto que o levou a investigar quem era a rapariga e a pedir desculpa aos seus verdadeiros pais. Digo verdadeiros pais porque tudo aquilo não passou de uma encenação orquestrada por Mark, que parece ter seguido os passos de Joe Carrol e possui agora o seu pequeno grupo de seguidores.

Apesar de ter motivações diferentes do principal vilão das temporadas passadas, as semelhanças entre Mark e Joe são mais que muitas e a queda para o dramatismo continua presente. Mark é movido pelo sentimento de revolta que o tomou por completo após a morte da sua mãe e dos irmãos. Então todos os assassinatos que fomos vendo ao longo do episódio são uma recriação da forma como os seus entes queridos foram mortos pelo trio Hardy e Weston.

Em cada um dos crimes um deles era chamado de mentiroso, mas na recriação da morte de Lilly Gray temos uma mensagem diferente, na qual é referido que enquanto eles mentirem mais morrerão.

Dá para perceber que as coisas não ficarão por aqui e algo muito maior ainda estará por vir. Temos referências a isso mesmo várias vezes, mas a que me chamou mais atenção foi quando o jovem casal refere que nem o próprio Mark sabe de tudo o que anda a ser preparado. Teremos uma pessoa ainda mais poderosa por trás de tudo isto? Poderá Joe ter alguma coisa a ver com isto?

Certo é que no final do episódio Mark refere que um dos três irá morrer no próximo passo a ser tomado, mas não acredito que tal venha a concretizar-se. Se algum dos três morresse iria tornar a narrativa um pouco mais interessante, mas a avaliar pelo que já vi no passado não me parece que os produtores tenham coragem suficiente para tal.

Falando agora um pouco sobre Joe, o serial killer está agora no corredor da morte e parece estar sobre uma vigilância apertada para que não voltem a acontecer coisas do passado. Ainda não temos nenhuma ideia se Joe irá aparecer nesta nova temporada, mas confesso que gostava de o voltar a ver, daí a minha interrogação se Joe não poderá ainda ter alguma ligação ao que se está a passar.

Apesar de todo o meu ceticismo em relação a esta temporada, tenho de admitir que este arranque foi relativamente interessante, mas tenho as minhas dúvidas quanto à capacidade da mesma em manter as coisas verdadeiramente interessantes. No passado foram tomadas algumas decisões banais, que levaram a série a uma previsibilidade muito acentuada e, quer queira-mos quer não, acaba por retirar algum interesse à narrativa.

Nota: 7.5/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos