The Flash – 02×14 – Escape From Earth-2
| 20 Fev, 2016

Publicidade

“Welcome it, load it, Zoom it, trash it, lock it, find it, Escape it… Earth-2” (adaptado de Daft Punk, Technologic)

“Escape from Earth-2” foi o complemento perfeito da 1.ª parte da visita da Team Flash à Terra-2 (T2). Apesar de individualmente ter ficado abaixo do episódio anterior, em conjunto, estes dois episódios compactaram uma grande quantidade de novas linhas de história, a construção de um novo mundo e criaram suspense suficiente para ser satisfeito na season finale.

Na T2, a missão passou por salvar Barry-T1 e Jesse assim como, tal como o título do episódio indica, fugir da Terra-2. Já na T1 tivemos a continuação dos ataques do Geomancer e Caitlin a aperfeiçoar o Velocity-9.

Enquanto o nosso Barry (da T1) passou a maior parte do episódio preso, foi muito interessante ver as ações do Barry-T2. Com ele veio o humor neste episódio, mas também a demonstração de que apesar de não ter sido atingido por um raio e ganho super-velocidade, esta versão de Barry possui na mesma o coração que é preciso para ser um herói. Foi a motivação dele que levou Barry-T2 a conseguir atravessar a prisão em que Zoom o meteu. Grant Gustin fez um excelente trabalho na interpretação das duas versões.

E já agora, mais uma vez um bom trabalho por Danielle Panabaker que, esta semana, com Killer Frost, teve que interpretar uma vilã com fortes dúvidas emocionais. A ajuda de Caitlin-T2 foi imprescindível para encontrarem e chegarem à base de Zoom, assim como para a fuga desta Terra. Esta Caitlin mostrou também que apesar das grandes diferenças entre as personagens de uma Terra e outra, no geral, o seu fundo continua o mesmo. Esperemos que após a traição a Zoom, Killer Frost consiga de alguma maneira permanecer viva e reaparecer na série mais tarde.

O grande mistério deste episódio veio também da T2 sob a forma da personagem mascarada. Após ter tentado entrar em contacto com Jesse e Barry-T1, eles finalmente percebem o tipo de código usado e decifram 3 letras: J-A-Y. O que é que isso quer dizer? Quem é este mascarado? A minha teoria é que o Zoom poderá ser Hunter Zolomon (a versão de Jay Garrison da T1. E isso faria sentido de acordo com os comics). Quanto ao homem mascarado, poderá ele ser Henry Allen?

O subplot da T1, se na semana passada até foi bastante interessante (mesmo sendo Geomancer mais um adereço do que um vilão a sério), esta semana perdeu um bocado a qualidade. Jay a ter protagonismo é sempre bom (assim como todo o seu paleio científico ao género de Star Trek) e, à medida que descobrimos mais sobre ele, cada vez gosto mais da personagem. Caitlin a terminar o Velocity-9 também foi um importante passo que com certeza terá usos futuros (apesar de este esteróide conceder velocidade, um dos efeitos do uso abusivo poderá ser loucura e transformar as pessoas em vilões) . No entanto, este subplot teve algumas falhas nomeadamente:

– Geomancer ter entrado tão facilmente em S.T.A.R. Labs

– Jay ter estado a dormir durante todo o ataque do Geomancer (efeitos secundários do Velocity-9?)

– os efeitos especiais de Geomancer a usar os seus poderes são um pouco fracos

– Jay ter estabilizado a fenda para depois o Geomancer a danificar e Jay ter que a voltar a arranjar (um arranjo no final bastaria, não?)

– a história de Iris e do seu novo editor não convenceu e pareceu caída do céu

No final do episódio, Flash e Cisco conseguem escapar da Terra-2 e Jesse e Dr. Wells vão com eles. Apesar de Barry-T2 e Killer Frost terem sido os principais protagonistas, também houve espaço para Wells mostrar o seu valor ao estar disposto a sacrificar-se para salvar a filha. E por um momento ainda deu para pensar que esse sacrifício iria acontecer. A cena final com Jay a sorrir tão perto da fenda, estava-se mesmo a ver que o esperava um destino desagradável. Mas será que foi apenas capturado ou mesmo morto em combate? Zoom atravessou o peito de Jay, mas se a Velocity-9 ainda estivesse a funcionar no seu organismo, pode ser que o tenha impedido de morrer. A personagem de Jay é muito interessante e o seu potencial enorme, seria um desperdício vê-lo deixar a série tão, mas tão cedo.

Com Jesse e Wells na Terra-1, muita coisa fica em aberto. Jesse apesar de aparentar ser uma menina mimada, os escritores indicam-nos que ela é tão inteligente como o Dr. Wells e pelos comics da DC sabemos que Jesse Quick é mais uma heroína speedster. Juntando Wally West, Velocity-9, a citação de Wells a dizer que “criou” Zoom… Central City poderá esperar em breve muito mais pessoas com o título de “fastest man alive”.

No próximo episódio tiramos uma pausa da história de Zoom e temos King Shark de volta, que fugiu da sua cela da A.R.G.U.S. Boas corridas até lá.

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos