The 100 – 01×12 – We Are Grounders (Part 1)
| 07 Jun, 2014

Publicidade

Eis o penúltimo episódio de uma das séries mais esperadas do ano! É verdade que nem tudo correu bem, sobretudo nos primeiros episódios… Mas ultimamente, The 100 tem-se tornado viciante! O fim da temporada ainda não chegou e eu já estou aqui todo lamechas! Tivemos um excelente episódio com o “início do fim”… A partir daqui podem ser “contaminados” com spoilers radioativos…

Na estação Ark…

Jaha e os seus amigos estão a salvo, mas após uma detalhada análise é conhecido um veredito terrível: Ark tem condições de habitabilidade por apenas 51 horas! Jaha termina com o racionamento que vigora há 97 anos e faz um discurso emocionado sobre a aceitação da morte e do orgulho que tem por ter enviado os 100 para a Terra… Esses 100 darão continuação ao legado da estação Ark…

Os nossos três heróis do espaço reagem de formas muito distintas: Jaha vai refugiar-se numa garrafa de whisky de 97 anos (ou está muito bom devido ao prolongado envelhecimento, ou vai ter um sabor horrível); Kane não aceita a fatalidade que se avizinha e quer arranjar meios de salvar a estação; Abby refugia-se na medicina, tentando salvar uma jovem ferida com gravidade… Num momento de desespero ela chora porque nunca abraçará a sua filha, nem nunca lhe pedirá perdão…

Quando Jaha está a visualizar um vídeo de Wells e Clarke ainda crianças (a prepararem a celebração do Dia da Unidade), tem uma ideia genial: pega nos planos de engenharia da estação e leva-os para a sala de comando… O objetivo dele não é salvar Ark, mas sim levá-la para Terra!

Na Terra…

No acampamento há uma grande agitação: perante o eminente ataque dos grounders, o autoritário Bellamy reclama com tudo e todos porque quer o perímetro do acampamento minado a tempo de receber os rivais! Jasper e Raven são os únicos que enfrentam o líder! Eles julgam que seria indicado ir tentar resgatar Finn, Clarke e procurar o desaparecido Monty!

Quando tudo parece encaminhado, Jasper vê Murphy a matar o gravemente ferido Myles! Mas consegue avisar Bellamy pelo rádio, antes que Murphy feche a porta da nave… Começa a negociação e todos se apercebem que o malvado quer apenas uma coisa: vingança! Enquanto Bellamy se oferece para trocar de lugar com Jasper, Raven vai tentar encontrar uma maneira de entrar na nave e aniquilar Murphy… Durante a tentativa, descobre que têm imensa hydrazine (o líquido altamente explosivo que utilizaram para explodir a ponte)! Bellamy quase morre enforcado!

Quando Raven consegue abrir a porta da nave, Murphy refugia-se no piso superior e utiliza a pólvora para abrir um buraco no casco por onde foge!

Voltando um pouco atrás… Clarke está novamente refém de Anya e dos seus homens! Quando chega Tristan e a manda matar, vê-se uma fogueira ao longe: é o sinal que os reapers estão por perto… Depressa todos se afastam e um dos grounders fica para terminar com Clarke… Mais tarde ficamos a saber que aquele grounder é Lincoln! Voltou, salvou Finn e Clarke! Leva-os até a uns túneis que depressa os levarão ao acampamento e onde não serão perseguidos pelo grupo de Tristan e Anya…

O trio segue pelos túneis, param e Clarke ajuda Lincoln a tratar do ferimento da seta que o atingiu… Mais à frente, deparam-se com os reapers! Afinal quem são eles? São uma tribo canibal… Enquanto Lincoln os distrai, Finn e Clarke matam um que ficou para trás e fogem até ao acampamento!

Assim que chegam ao acampamento, explicam a todos que estão sob grande perigo e, contrariando Bellamy, Clarke manda todos “fazerem as malas” para fugiram para perto do grande oceano…

E por aqui terminou a primeira parte do final da primeira temporada de The 100. Timidamente, foram sendo apresentadas a tribo da montanha (de onde conhecemos Anya e Lincoln), os reapers e a tribo da floresta também já foi mencionada… Julgo que estes três grupos ganharão importância na próxima temporada. Tivemos um episódio excelente em que pouco aconteceu! Mas este pouco que aconteceu servirá de base para um final bombástico já na próxima semana!

Perguntas que deixo para o season finale:

– Lincoln conseguiu fugir dos reapers? Ele será uma excelente aquisição para o grupo dos 100! Quero vê-lo com Octavia, uma personagem que se tem desenvolvido bem!

– Bellamy estava mais rabugento que o habitual! Será porque tinha medo que Clarke não regressasse? Estes dois estão muito próximos! Mas Finn também já se declarou! Com quem ela vai ficar?

– Afinal onde está Monty?

– Os 100 vão conseguir fugir a tempo de evitarem a chacina que Anya e Tristan trazem consigo? Pena que a Raven está ferida! Podia deixar umas bombas de hydrazine para surpreender o ataque dos grounders!

– Jaha e os restantes sobreviventes vão conseguir chegar a salvo à Terra? Espero bem que sim!

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

apples never fall

Recomendamos