The 100 – 01×11 – The Calm
| 31 Mai, 2014

Publicidade

1×11 – The Calm

1×11 – The Calm

A primeira temporada de The 100 está quase a terminar! A ação e a emoção têm conhecido um aumento enorme! Ainda bem, pois alguns episódios do início da temporada tiveram alguns momentos aborrecidos. Mas, pela primeira vez, fiquei verdadeiramente chateado! Este episódio apresentou-nos alguns elementos pouco consistentes em que me perguntei: como é possível? Pois, isto só acontece porque alguns episódios serviram apenas para “encher chouriços” e agora há imenso para apresentar e pouco tempo para o fazer decentemente… A partir daqui há paletes de spoilers…

Na estação Ark…

Felizmente os meus receios não se confirmaram! Apesar da explosão violenta, há sobreviventes! O nepotismo de Diana deixou a estação num estado muito crítico!

Kane acorda, repara que o sistema de oxigénio voltou a funcionar, embora com muitas limitações… Arrasta-se pelos desertos corredores da estação e encontra Wick com um braço preso numa das portas. Consegue soltá-lo e lá vai a dupla em busca de sobreviventes! Encontram mais alguns e Kane apercebe-se que o ar ficou mais frio, alguém estará na sala de controlo a tentar mandar uma mensagem! Ao conseguirem estabelecer contato, Jaha diz a Kane que terá de levar os sobreviventes para a sala de refeições, pois ele não se conseguirá salvar. Contrariando o seu chefe, e com a ajuda dos restantes sobreviventes, Kane consegue chegar à sala de controlo e salvar Jaha… Já recompostos, Wick afirma que alguém terá conseguido abandonar a nave Exodus e que estarão numa situação complicada de sobrevivência! Kane parte pelas condutas escaldantes e chega à pequena divisão onde ainda há pessoas vivas, entre elas está Abby…

Na Terra…

Os nossos 100 acreditam cada vez mais que a estação Ark apagou de vez… Clark sente-se conformada pois pensa que a sua mãe teve uma morte rápida na queda da nave Exodus!

O acampamento está bem organizado: reparamos que há turnos de seguranças, caça, preparação de alimentos, etc. Octavia, de modo a evitar o contato com o irmão, arranjou um emprego que poucos querem: preparar a carne para ser defumada! Para além de estar mais isolada, tem uma tarefa desagradável e que a deixa a tresandar a fumo! Mas um anormaloide surge, põe demasiada lenha na fogueira (quando o que se pretende é fumo e não calor) e chateia Octavia sobre o seu romance com Lincoln… Surge o falso do Murphy e salva-a de um confronto desagradável… Pouco depois a cabana de preparação da carne começa a arder! Os nossos 100 perderam a maior parte das suas provisões alimentares para o inverno… Só há uma solução: organizar grupos e partir para a caça, mesmo com a ameaça iminente de um ataque dos grounders.

Devido ao desconforto que Raven sente porque a relação com Finn terminou, este junta-se a Clarke e Myles na caçada! Encontram pegadas de javali e seguem o rasto, mas depressa percebem que as pegadas são falsas e que estou sob a mira dos grounders… Myles é alvejado com duas flechas e Clarke e Finn são levados pelo grupo de Anya. Os grounders têm um propósito: o curandeiro deles sumiu (Lincoln também desapareceu, seria ele?) e há uma jovem que ficou gravemente feriada com a explosão da ponte. Caso Clarke não a salve, Anya manda executar Finn! Embora o duo se esforce, não a conseguem salvar… Anya cumpre o prometido e pede ao seu grupo que eliminem Finn… Mais tarde, Clarke consegue facilmente e friamente eliminar o seu guarda e fugir! Quando corre pelo bosque, cai numa armadilha e fica pendurada numa árvore…

 Voltando um pouco atrás, Raven consumida pelos ciúmes, começa a preparar uma mochila para abandonar o acampamento, mas é impedida por Bellamy que a convence a preparar algo útil… E assim ela destrói o rádio de comunicação com a estação Ark  e, com a ajuda de Monty, começa a criar alguns walkie-talkies… Um pouco mais tarde, ela enrola-se com Bellamy para se vingar de Finn e para o esquecer! Mas as “cambalhotas” não surtem o efeito desejado…

Anoitece, todos os caçadores regressam, com exceção de Myles, Clarke e Finn… Organizam-se grupos de buscas e encontram Myles que diz que os seus colegas foram capturados pelos grounders… Bellamy quer voltar com o ferido para o acampamento, deixando os capturados para trás! Entretanto Monty ouve uma interferência estranha no seu rádio, afasta-se, faz uma cara de espanto e desaparece!

E terminou mais um episódio! Houve uma altura em que eu ficava furioso sempre que passava de cenas da Terra para a nave e vice-versa! Queria tanto saber o que ia acontecer a seguir em ambos os locais! Como no início referi algumas inconsistências, aqui vão elas: cada vez há mais a sensação que os acampamentos dos grounders e dos 100 fica a escassos quilómetros de distância. Porque é que raramente se encontram? Já que ambos têm de percorrer grandes distâncias para caçar, os encontros/confrontos não deveriam ser mais frequentes? E Clarke, conformou-se demasiado depressa com a morte da mãe e matou um guerreiro muito experiente com grande facilidade. Ele não deveria ter dado mais luta? Na nave, se Abby estava presa pelos apoiantes de Diana, como é que conseguiu fugir? Pelas cenas que vimos do lançamento da nave Exodus, não houve tempo para a fuga, já que os compartimentos adjacentes ao local de lançamento explodiram!

Perguntas sobre os acontecimentos vindouros:

– Vão Jaha e os restantes sobreviventes conseguir reparar a estação Ark? Vão conseguir retomar a operação de regresso à Terra? Se sim, com as mortes que ocorreram com a explosão, resolveu-se a situação daqueles que não teriam nave para embarcar?

– Terá sido Murphy a incendiar a dispensa da carne do acampamento para se vingar?

– Clarke está cada vez mais parecida com Bellamy… Que quer isso dizer? Que afinal percebe o ponto de vista dele e que também quer “ir para a sua tenda”?

– Finn foi executado?

– Monty ouviu um ruído estranho no seu rádio, fez uma cara de espanto e desapareceu? Que lhe aconteceu? Que encontrou ele?

– O guerreiro que Clarke matou, referiu que está iminente um ataque ao acampamento dos 100? Que vai acontecer? Quem vai ganhar (e a que custo)?

Nota 8/10 (porque não gostei da má explicação de alguns factos)

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos