The Purge – 01×01 – What Is America? (Pilot)
| 13 Set, 2018

Publicidade

CONTÉM SPOILERS!

The Purge é a nova aposta da USA Network! Inspirada nos filmes de James DeMonaco, The Purge passa-se num futuro, talvez não tão longínquo, onde uma vez por ano, durante 12 horas, todo e qualquer crime não é punível (inclusive a morte) para qualquer cidadão americano.

Suponho que, para entender a série, é preciso ter visto os filmes. Muito pouco é desenvolvido na razão pela qual o dia da purga existe, o que é a NFFA (New Founding Fathers of America) ou até algumas referências que os personagens vão fazendo ao longo do episódio. Isto significa que: querem ver a série? São quase obrigados a ver os filmes. Não é fixe.

No decorrer do episódio vamos conhecendo algumas personagens que suponho que sejam as que vão dar enredo à história. O dia da purga ainda não começou e somos apresentados a esta gente toda:

Miguel e Penelope – dois irmãos que perderam os pais numa outra purga. Miguel, um militar condecorado, aventura-se na noite da purga para ir à procura da irmã Penelope, quando percebe que ela passou a fazer parte de um culto que se dedica a formar jovens para se tornarem sacrifícios para quem quer praticar a purga.

Numa outra cena, passamos a conhecer Rick, Jenna e Lila, um trio aparentemente poliamoroso anti NFFA. Rick e Jenna são um casal que se junta à celebração da purga da NFFA com o intuito de fazer negócio com o representante desta associação, Albert Stanton, e Lila é uma socialite que roda nos grupos de Stanton enquanto se pronuncia anti-NFFA às escondidas.

Num cenário muito mais empresarial, conhecemos Jane, uma mulher de negócios que parece estar envolvida num esquema muito estranho na purga.

Não menos estranho e assustador, a nossa outra personagem é Joe, um homem aparentemente normal que deve querer virar o vigilante da noite e se diverte a intrometer-se nos actos de purging enquanto ouve cassetes motivacionais no carro.

O primeiro episódio não passa disso mesmo: a apresentação de personagens pré-purging day. De alguma forma dá a sensação de que vai seguir um formato muito parecido com o da série 24. São 12 horas de purging, portanto são 12 episódios da série. Com a maior das sinceridades, não me parece que The Purge seja um tema adequado para uma série. Fazem 12 episódios de purging, e depois?

Falta-lhe enredo que desenvolva para além do dia de purging, falta a violência e o ritmo que os filmes levam, visto que a série é muito mais parada, e falta motivação para continuar a ver.

Talvez me engane e talvez os próximos episódios sejam mais cativantes e tragam motivos para continuar a ver, mas, para um episódio piloto, não é suficiente para atrair o espectador a assistir ao resto. Talvez tivesse a expectativa por ter visto os dois filmes. Talvez não. Ainda assim, foi muito pouquinho para uma série baseada em dois filmes já estabelecidos no mercado.

Joana Henriques Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos