Catherine the Great – 01×01 – Episode 1
| 07 Out, 2019

Publicidade

Catarina II da Rússia, conhecida como “Catarina, a Grande”, ficou conhecida na história da Rússia por ter planeado um golpe de estado, de forma a retirar do trono o seu marido, Pedro III. Teve um reinado, como Imperatriz da Rússia, de 34 anos, desde 1762 a 1796.

Agora disponível na HBO Portugal, Catherine the Great é mais uma biografia histórica de alta qualidade, contando com a interpretação de Helen Mirren no papel principal. Apesar do resto do elenco parecer estar também à altura, o episódio parece que foi feito especialmente para a atriz, colocando um holofote na sua versatilidade a interpretar as várias facetas de Catherine, uma personagem histórica bastante complexa.

Como se trata de uma série histórica, é impossível não falar acerca dos cenários: a recriação dos magníficos palácios e os adereços característicos da monarquia do século XVIII são de louvar e são, sem dúvida, um dos grandes pontos positivos destas produções.

Quanto à história, este primeiro episódio teve um pouco de tudo: drama, ação e comédia (principalmente com os comentários sarcásticos da Catherine). Foram levantados os pilares para uma boa temporada; com várias intrigas e relações para serem desenroladas, é agora uma questão de esperar para ver se estas expectativas se concretizam. Houve, no entanto, alguns momentos mais parados onde as personagens repetiram informação que o público já conhecia. Espero que esta tendência não se repita, no decorrer da temporada.

A cinematografia é bastante boa, mas não é incrível, e penso que este era um ponto que podia elevar a série a um nível superior. Com todo o trabalho de produção e de cenários, se os planos não fossem tão previsíveis, seria certamente nomeada a muitos prémios nesta categoria.

No geral, parece-me uma produção com bastante potencial e qualidade, trazendo ao público mais uma personagem marcante na História, com uma ótima recriação de época e, ainda por cima, voltando a trazer Helen Mirren aos nossos ecrãs. Espero que o guião e o resto das personagens ajudem a elevar esta série, durante o resto da temporada, pois tem tudo para ser um sucesso.

Ana Oliveira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos