The Looming Tower – 01×01 – Now It Begins (Pilot)
| 04 Mar, 2018

Publicidade

The Looming Tower, baseada no livro com o mesmo nome de Lawrence Wright, é a mais recente estreia da Hulu, casa da aclamada série distópica The Handmaid’s Tale, que conta o conflito que ocorreu entre a CIA e o FBI, no final da década de 90, onde a primeira instituição omitiu informação crucial da segunda que poderia ter evitado todo o acontecimento do 11 de setembro.

Este primeiro episódio leva-nos a viajar no tempo e também no espaço (por assim dizer). Saltando ocasionalmente entre 1998 e 2004, Now It Begins mostra-nos as ações dos agentes de ambas as agências, focando-se especialmente em Martin Schmidt (Peter Sarsgaard, The Killing), analista da CIA, e Ali Soufan (Tahar Rahim, The Last Panthers) e John O’Neill (Jeff Daniels, The Newsroom), ambos agentes do FBI.

O episódio oscila também entre diversas localidades, como a Albânia, o Quénia e o Paquistão, revelando igualmente os movimentos dos próprios membros da Al-Qaeda e a busca das autoridades pelas células terroristas nestes países, passando ainda imagens reais de Bin Laden a ameaçar os EUA. É de salientar a qualidade cinematográfica destas cenas, sendo que é retratado o ataque terrorista contra a Embaixada dos Estados Unidos decorrido no Quénia em 1998.

No meio deste plot principal, é de esperar que haja uma história secundária subjacente, que neste caso é preenchida com as vidas amorosas dos dois principais agentes do FBI, Soufan e O’Neill, sendo que a do último nos surpreende ao ser revelado que tem não uma, não duas, mas três famílias diferentes!

Gostei bastante deste primeiro episódio, não só por ter interesse pelo tema e por admirar o grande Jeff Daniels, mas pela qualidade argumentativa e representativa do mesmo. É um episódio cheio de bons momentos, bem concretizados e com precisão histórica. Sem dúvida que vou continuar a ver.

The Looming Tower é a série ideal para quem gosta do tópico do ataque terrorista às Torres Gémeas e especialmente para quem não sabe muito sobre o que antecedeu o acontecimento de 2001. Quem tem um fraquinho por teorias da conspiração (que é o meu caso) pode aproveitar para confirmar ou refutar algumas que tenha em relação ao assunto! Recomendo a 100% a quem gosta de séries baseadas em factos reais ou do género de American Crime Story ou Mindhunter.

Beatriz Caetano

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos