Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 01×01 – Horizons
| 24 Out, 2016

Publicidade

Conheçam Todd, um rapaz a quem a vida não é capaz de sorrir uma única vez: falido, acabado de ser despedido, com dívidas, sozinho no mundo e a lutar por arranjar uns trocos para pagar os medicamentos da sua irmã doente. A juntar-se à festa, parece que Todd contribuiu inconscientemente e involuntariamente para um homicídio no seu antigo emprego. É aqui que Dirk Gently entra em ação. Um britânico hiper-ativo que diz ser um “investigador holístico” e que muda o mundo de Todd de “pernas para o ar”.

Adaptado da série de livros de Douglas Adams, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency é uma divertida comédia que reúne elementos de fantasia e adiciona uma pitada de humor negro para “apimentar as coisas”. Escrito por Max Landis, esta adaptação é uma reinvenção da série original, com o mesmo nome, de 2010. É uma demonstração bem intencionada, mas que não deixa de “meter a pata na poça” em determinados momentos.

Para protagonista encontramos Elijah Wood, um já conhecido do cinema e da televisão mundiais; a seu lado, Samuel Barnett como o excêntrico Dirk Gently. Ainda que formem uma dupla castiça, as personagens conseguem tornar-se, por vezes, demasiado caricaturais, tornando-se incomodativas a longo prazo. Mesmo que consiga roubar algumas ideias interessantes de filmagem e arrancar alguns sorrisos, a narrativa embrulha-se numa confusão intencional que não permite que o espectador consiga entender até onde ela quer chegar. Acontece tanta coisa ao mesmo tempo sem uma resposta plausível que nem conseguimos perceber ao certo o que está a acontecer.

Talvez isto seja intencional, pelo menos, tudo indica que sim; mas um piloto deve lançar o mote de forma coesa e coerente para que os capítulos seguintes permaneçam num registo fluente de informação. A exagerada caricatura de Dirk Gently – que se aproxima a uma versão idiota de Sherlock Holmes – torna-se incomodativa durante o episódio e a quantidade de eventos inexplicáveis também não melhora a situação.

Ainda assim há certos momentos de humor que encaixam na perfeição que se revelam bastante interessantes para os futuros capítulos. É cedo para tirar conclusões, mas, para já, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency revela ser um frágil concorrente desta época de outono.

Jorge Lestre

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos