Classificação

5.4
Interpretação
5.7
Argumento
6.1
Realização
5.3
Banda-Sonora

Conheçam Todd, um rapaz a quem a vida não é capaz de sorrir uma única vez: falido, acabado de ser despedido, com dívidas, sozinho no mundo e a lutar por arranjar uns trocos para pagar os medicamentos da sua irmã doente. A juntar-se à festa, parece que Todd contribuiu inconscientemente e involuntariamente para um homicídio no seu antigo emprego. É aqui que Dirk Gently entra em ação. Um britânico hiper-ativo que diz ser um “investigador holístico” e que muda o mundo de Todd de “pernas para o ar”.

Adaptado da série de livros de Douglas Adams, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency é uma divertida comédia que reúne elementos de fantasia e adiciona uma pitada de humor negro para “apimentar as coisas”. Escrito por Max Landis, esta adaptação é uma reinvenção da série original, com o mesmo nome, de 2010. É uma demonstração bem intencionada, mas que não deixa de “meter a pata na poça” em determinados momentos.

Para protagonista encontramos Elijah Wood, um já conhecido do cinema e da televisão mundiais; a seu lado, Samuel Barnett como o excêntrico Dirk Gently. Ainda que formem uma dupla castiça, as personagens conseguem tornar-se, por vezes, demasiado caricaturais, tornando-se incomodativas a longo prazo. Mesmo que consiga roubar algumas ideias interessantes de filmagem e arrancar alguns sorrisos, a narrativa embrulha-se numa confusão intencional que não permite que o espectador consiga entender até onde ela quer chegar. Acontece tanta coisa ao mesmo tempo sem uma resposta plausível que nem conseguimos perceber ao certo o que está a acontecer.

Talvez isto seja intencional, pelo menos, tudo indica que sim; mas um piloto deve lançar o mote de forma coesa e coerente para que os capítulos seguintes permaneçam num registo fluente de informação. A exagerada caricatura de Dirk Gently – que se aproxima a uma versão idiota de Sherlock Holmes – torna-se incomodativa durante o episódio e a quantidade de eventos inexplicáveis também não melhora a situação.

Ainda assim há certos momentos de humor que encaixam na perfeição que se revelam bastante interessantes para os futuros capítulos. É cedo para tirar conclusões, mas, para já, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency revela ser um frágil concorrente desta época de outono.

Jorge Lestre