Cleverman – 01×01 – First Contact (Pilot)
| 05 Jun, 2016

Publicidade

Contém SPOILERS!

Cleverman relata a missão de dois irmãos, Koen e Waruu, num futuro próximo onde criaturas da mitologia aborígene australiana coabitam com os humanos. Trata-se de uma produção americana, australiana e neozelandesa que alia drama e ficção científica num ambiente ligeiramente distópico.

Foi bastante complicado perceber quem são os dois irmãos apresentados na sinopse, já que o guião não é generoso ao ponto de nos tentar orientar em relação ao objetivo/percurso da série. Como consequência, tivemos um enredo caótico, com falhas a todos os níveis, sobretudo no que concerne à produção.

Os seres mencionados são os hairymen, que podemos traduzir literalmente como homens peludos. A característica que mais sobressai neles é o excesso de pelo corporal. No entanto, é a sua força sobre-humana que leva os vulgares homens a persegui-los. De forma a contê-los, foi criada uma zona onde podem viver livremente, contudo, se forem apanhados fora da sua zona, são presos de forma violenta. Alguns deles tentam viver despercebidos entre os homens, depilando-se, tornando-se shavedmen.

Koen afastou-se da sua família e de tudo o que de sobrenatural a rodeia. É da sua família que é nomeado o cleverman, um homem que detém conhecimentos sobre as criaturas mitológicas que habitam o mundo e que, possivelmente, está por trás do equilíbrio entre as várias espécies que habitam a Terra. O cleverman em funções é o tio de Koen, Jimmy, e a característica que o distingue enquanto possuidor deste dom é que um dos seus olhos é azul.

Koen tem um bar com os seus amigos Blair e Ash. É com Ash que se dá a cena mais marada do piloto: Koen tem relações sexuais com ela quando desmaia no armazém do bar. Quando Blair o levanta, está completamente composto… até as calças estão abotoadas!

Já que estamos no bar, há que mencionar que é neste espaço que se passam dois dos momentos-chave do episódio: Jimmy procura Koen para o relembrar sobre a importância da sua família; Waruu procura-o com um shavedman e arranca-lhe um dedo ao irmão!

A sorte, ou azar, de Koen acaba por ser a decisão final de Jimmy. Após ressuscitar uma jovem, que me parece que é uma peça essencial para a série, Jimmy atrai um ser vindo do espaço que lhe arranca o coração. Como morre o cleverman, outro terá de assumir os poderes e Koen é o escolhido pelo tio para lhe suceder. Sendo assim, além de ganhar poderes curativos, um dos seus olhos torna-se azul. Pois, mas quem orientou toda a sua vida para ganhar tais poderes foi Waruu. No entanto, quando sabe da opção do tio, fica furioso, demonstrando que o seu altruísmo junto do hairypeople não passava de uma fachada.

O tema da série é fantástico e acaba por fugir das temáticas dominadas pela cultura ocidental. O elenco é maioritariamente australiano e inclui vários atores de origem aborígene, já que apresenta as tradições deste povo. No entanto, o piloto acabou por ser mal organizado e produzido. A esperança que a situação melhore é alguma, contudo, não serei eu a confirmá-lo, pois não verei os próximos episódios.

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos