Wet Hot American Summer: First Day of Camp – 01×01 – Campers Arrive
| 01 Ago, 2015

Publicidade

Em 2001 estreava o estranho filme cómico de David Wain (famoso realizador de comédias como Role Models ou Wanderlust), Wet Hot American Summer. Esta pequena pérola contava a história do último dia no Acampamento de Férias Firewood de 1981, e dos seus tresloucados monitores e na forma como estes lidavam com as crianças por que estavam responsáveis.

O filme é inquestionavelmente um marco na comédia cinematográfica, uma vez que alarga o conceito de sitcom do pequeno para o grande ecrã; o argumento é básico, mas as personagens são todas elas divertidas e características do estereótipo de estupidez americana, o que enaltece a simplicidade dos planos fílmicos. Bradley Cooper, Amy Poehler, Joe Lo Truglio, Michael Showalter, Molly Shannon, Elizabeth Banks, Janeane Garofalo, David Hyde Pierce, Paul Rudd e todos os restantes são, atualmente, alguns dos vultos mais importantes da comédia contemporânea e todos eles parecem encaixar nos requisitos para proporcionar ao espectador gargalhadas fáceis. Apesar de não ser um dos melhores exercícios de comédia no cinema, o filme tenta mostrar que o género único da sitcom (predominante no domínio televisivo) é possível de se transpor para o grande ecrã e são inevitáveis as semelhanças que detetamos ao longo da sua visualização com aquelas séries que nos são familiares como How I Met Your Mother ou The Big Bang Theory.

A Netflix resolveu criar um desafio à equipa do filme e 14 anos depois surge uma prequela aos eventos do último dia no Acampamento. Ver estes rostos novamente é bastante engraçado, apreciando as divergências físicas que todos eles “sofreram” com a idade (estou impressionado com Paul Rudd e Bradley Cooper que parecem ter descoberto o elixir da juventude), e aquele humor patético e espalhafatoso que tornou Wet Hot American Summer tão especial. É o primeiro dia do Acampamento Firewood e os nossos irreverentes monitores aguardam pela chegada de imensas crianças que irão simplesmente deixá-las à sua própria vontade enquanto fazem as suas próprias criancices. Andy (Rudd) tenta seduzir Katie (Marguerite Moreau), enquanto que Susie e Ben preparam o musical de encerramento mas não sem a presença do muito desastrado Claude Dumet (John Slattery). Beth (Garofalo) é a diretora e é tão ou mais louca do que aqueles que pretende “liderar”. Temos algumas personagens novas, um muito loiro Jason Schwartzman, um “betinho” Josh Charles e muitos outros que vão agraciando o argumento com as suas prestações propositadamente toscas e patetas.

Para quem viu o filme, First Day of Camp irá trazer um enorme sorriso e uma certa nostalgia para relembrar estas tão genuínas personagens satíricas mas, para quem está alheio à temática, a comédia poderá não ser do agrado. O humor de fraca inteligência não é para qualquer um e, de facto, nem sempre surte efeito nalgumas situações, mas é a marca inconfundível de Wet Hot American Summer; é a identidade do filme que foi pioneiro nesta criatividade irónica de mostrar que há sempre uma criança dentro de nós e que nunca somos demasiado velhos para termos o espírito juvenil ativo. Uma particularidade que é ambígua nos gostos pessoais de cada um mas que consegue entreter pelos curtos minutos do episódio. Aqui há que desligar o cérebro a piadas elaboradas e a “bocas” certeiras que notamos que levaram alguma meditação; aqui impera o improviso, a lascividade de linguagem, a falta de cuidado com as palavras, a atitudes infantis e a idiotices inexplicáveis e sem nexo contextual. E isto, no fundo, age a favor da própria série que é captar o espírito do filme original e colocá-lo no seu “habitat natural”: a televisão.

Para mim, Wet Hot American Summer não é uma obra-prima, nem o filme, nem o piloto da série, mas é certamente um que consegue surtir uma constante necessidade de “partir o coco a rir” desalmadamente. E, para além disso, é sempre um prazer ver estes rostos já tão conhecidos aos meus olhos e aos meus risos, a trabalharem em conjunto no meio em que iniciaram a sua carreira como atores.

Jorge Lestre

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos