Penny Dreadful – 02×09 – And Hell Itself My Only Foe
| 03 Jul, 2015

Publicidade

2x09 – And Hell Itself My Only Foe

02×09 – And Hell Itself My Only Foe

Contém SPOILERS!

É já no próximo domingo o season finale de Penny Dreadful! Em jeito de retrospetiva, julgo que esta temporada foi mais equilibrada que a anterior. A qualidade manteve-se, tanto no enredo, como nos diálogos bens contruídos e nos cenários elaborados ao pormenor. Resta-me apenas lamentar a diminuição de seguidores da série tanto em Portugal como por terras do senhor Obama.

Se achavam que o retiro de Vanessa e Ethan iria ser calmo, estão muito enganados! Warren, o único sobrevivente da taberna, persegue o casal e encontra o refúgio em Moors. Quando tudo parecia perdido, a dupla consegue matá-lo… melhor, Vanessa consegue matá-lo! Não antes de Warren revelar o verdadeiro nome de Ethan: Ethan Talbot. Ethan Lawrence Talbot é o lobisomem do filme The Wolf Man de 1941 e do remake de 2010. Tratando-se de uma série que se inspira nos monstros clássicos, John Logan escondeu esta pérola por quase duas temporadas. Quando tudo ia começar a acalmar, eis que chega Victor para levar o duo para Londres, na tentativa de libertar Sir Malcolm. Já agora, não podia deixar passar a grotesca cicatriz de Warren!

Já em Londres, a empatia e cumplicidade entre Sembene e Ethan cresce meteoricamente. Como as noites de lua cheia se aproximam, e como de noite as bruxas são mais poderosas, ambos conseguem convencer Vanessa a esperar pelo dia seguinte para atacarem o castelo. Porém, como seria de prever, Vanessa faz o mesmo que Sir Malcolm: sai sorrateiramente de casa e enfia-se na boca do lobo… perdão, na toca das bruxas (porque na boca do lobo ela já se enfiou há dois episódios atrás).

Sem grande alternativa, e estando a nascer uma noite de lua cheia, o resto da equipa parte no encalço de Vanessa. A grande questão é que as bruxas encontram-se preparadas para o ataque surpresa, que de tal tem pouco. E, um a um, caem nas armadilhas. A melhor de todas calha a Victor, que fica encarcerado com Sir Malcolm e começa a ver os seus três filhos… sim, Protheus voltou, mas apenas em alucinações provocadas pelo feitiço de Evelyn. Já Ethan e Sembene ficam presos junto de uma janela e dá-se a transformação do Lupus Dei, sendo que Sembene morre em nome de um bem maior. Será que ninguém explica a Ethan qual o seu papel neste jogo todo?

Por seu lado, Vanessa acompanha Evelyn até ao local onde estão todos os bonecos de vudu. Além de todo o diálogo, a facto de o boneco que a representa abrir os olhos e falar, foi algo impressionante!

No enredo secundário, Brona e Dorian abriram o jogo um ao outro. Além do sexo intenso e sem mortes, já que ambos são imortais, ambos confessam as suas origens, os seus segredos e brona finalmente admite que recorda todo o seu passado. A postura de menina inocente é apenas um jogo de interesses que lhe convém manter junto do seu criador. Já o seu noivo, John Clare, ganhou uma jaula no museu de aberrações do seu patrão! A cega (e sonsa) Lavinia ajudou na captura! Lá se vão os resquícios de humanidade de John, voltará a ser um monstro frio e calculista?

Questões em análise:

  • Como vai Vanessa dar a volta a situação em que se encontra? Terá a ajuda do Lupus Dei? Irá Ethan conseguir manter a consciência enquanto está transformado em lobisomem?
  • Sembene morrerá mesmo?
  • Qual o objetivo das alucinações de Sir Malcolm e Victor? Julguei que o médico era imune!
  • Será Lyle um trunfo para a reviravolta do jogo? Terá um papel importante na vitória dos nossos heróis?
  • Brona e Victor irão continuar em enredos paralelos? E John também?
  • É desta que os caídos são extintos da face da Terra?

Nota: 9.3/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos