Penny Dreadful – 02×08 – Memento Mori
| 24 Jun, 2015

Publicidade

2×08 – Memento Mori

2×08 – Memento Mori

Contém SPOILERS!

Penny Dreadful continua fantástica e Memento Mori foi um episódio especial na medida em que duas das personagens principais não tiveram uma única cena. Vanessa e Ethan continuem em Moors e a ação decorre inteiramente em Londres. No entanto, graças às revelações e desenvolvimentos, julgo que o duo não fez grande falta ao intenso enredo do episódio. Faltam apenas dois episódios para o season finale e a batalha final está prestes a começar.

Começando pela revelação mais esperada desde os primeiros episódios: o quadro de Dorian! Angelique ama Dorian, o que não é novidade. No entanto, o milionário admira apenas o que é “unique” (como ele próprio adora caracterizar tudo o que lhe desperta interesse) e Lily é o seu novo brinquedo. Assim que Dorian sai, Angelique descobre a passagem secreta para o local onde se encontra o maldito quadro. Dorian regressa e descobre que a jovem encontrou e mata-a… pois o sei segredo jamais poderá ser revelado. Eis que, de relance, vemos um ser muito envelhecido e acorrentado no tal quadro. Confesso que de Dorian não esperava outra coisa, mas Angelique era uma personagem com grande potencial. Sendo assim, Dorian ficou sem a sua história desta temporada. Provavelmente, é a altura certa dele ser adicionado à equipa de Sir Malcolm.

Lily é a outra surpresa do dia! Depois de regressar a casa, satisfeita pela morte que cometeu, retoma a sua vida de prima ingénua quando, na realidade, está prestes a revelar o monstro em que se tornou. Embora Victor, depois da ameaça de John, a queira levar para longe, a jovem prefere ficar por Londres. É quando John regressa para a levar que Lily demonstra que provavelmente recorda todo o seu passado e sabe a sua verdadeira origem. O ameaçador John depressa se torna no cordeiro perante as garras do verdadeiro monstro: Lily, a manipuladora que apenas agora se começa a revelar.

De forma algo tímida, o inspetor Tusk tem vindo a aproximar-me do núcleo de Sir Malcolm e sabe que há algo ali que não bate certo. Provavelmente, teremos surpresas a surgir deste senhor nos episódios que se seguem.

Finalmente percebemos como surgiu a ligação entre Lyle e Evelyn. Lyle aspira a juventude, algo que Evelyn consegue graças ao seu contrato com Lucifer. É mais que certo que a bruxa percebeu do potencial dele e aproveitou para acorrentá-lo aos seus caprichos.

O enredo principal, apesar da ausência de Vanessa e Ethan, dá um passo galopante até clímax da temporada, o que acontecerá nos episódios que restam. Começando por Victor a assumir a sua adição e amor por Lily, passado pelo fim da tradução de Lyle da Verbis Diablo. O texto faz alusão à queda de dois anjos: Lucifer e Dracula. Ambos anseiam pela vinda de Vanessa, pois ela poderá ser o passaporte para o céu. Sabendo que o vampiro está morto, resta apenas Lucifer e a sua eficiente equipa de bruxas. Quando Sir Malcom corrige a tradução de Lyle, Sembene fica a perceber que Ethan tem um papel essencial na defesa de Vanessa, já que o Lobo de Deus é uma arma de defesa contra os “caídos”. Tudo seria esclarecido, não fosse Lucifer ter possuído Sir Malcolm com a ajuda de Evelyn. E, mais uma vez, Sembene sabe como resolver a situação.

A noite cai e Sir Malcolm vai à procura de vingança junto de Evelyn, mas depressa é imobilizado pelas bruxas. Apesar do gesto nobre de se voluntariar para acompanhar Evelyn pela eternidade, a bruxa deixa cair a máscara e começa o pesadelo: Sir Malcolm vê a esposa e os filhos… terá uma noite um tanto ou quanto assombrada.

Sendo assim, Vanessa e Ethan terão de regressar imediatamente a Londres para ajudarem a resgatar o seu protetor… que a batalha comece!

Questões em análise:

  • Sembene percebeu mesmo que Ethan é o Lupus Dei, o salvador de Vanessa? Sendo assim, temos a situação resolvida… ou não?
  • Lyle vai ajudar a equipa a vencer as bruxas? Ou o seu desejo de ser jovem vai falar mais alto?
  • Vanessa regressará mais forte depois de dominar o misterioso livre de magia negra? Ou, pelo contrário, saiu enfraquecida por o ter usado?
  • Que podemos esperar de Dorian?
  • Lily começa a revelar-se: já matou e também domesticou o indomável John. Qual os planos do mais recente monstro de Frankenstein?
  • Como decorrerá o resgate de Sir Malcolm?

Nota: 9.5/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos