Penny Dreadful – 02×06 – Glorious Horrors
| 10 Jun, 2015

Publicidade

2x06 – Glorious Horrors

02×06 – Glorious Horrors

Contém SPOILERS!

Estamos a quatro episódios do finale de Penny Dreadful e o enredo complexifica-se semanalmente. Com Glorious Horrors, a nossa série deu um salto em frente para o clímax da temporada. Nas próximas quatro semanas veremos a reação de Vanessa, e do seu grupo, contra as bruxas… e não parece que será algo tão fácil resolução como os vampiros da temporada anterior.

Podemos dividir o episódio o episódio em duas fases distintas: antes e durante a festa de Dorian.

Depois da noite fogosa com Evelyn, Sir Malcom chega a casa tão bem disposto, e enfeitiçado, que desvaloriza o suicídio da esposa. A única coisa que ele quer saber é ficar com uma aparência mais jovem para agradar à sua nova amada. Acaba por rapar a barba (o que lhe fica muito mal, apesar da encantadora “covinha” no queixo) e leva a sua nova namorada ao baile de Dorian, mesmo sem que o funeral da sua esposa tenha acontecido. Aliás, ele próprio menciona que não irá ao funeral! Como é óbvio, aqueles que o rodeiam percebem que algo não está bem.

Começo a suspeitar que a amabilidade de Lavinia, a invisual que trabalha com John, é apenas uma arma de defesa que a jovem usa para que todos sintam compaixão por ela. A conversa entre ela e John acaba sempre por ser um ambiente de forte química entre as personagens. Mas esse ambiente foi quebrado assim que Lavinia tocou nas mãos de John para lhe demonstrar como sente as suas construções em cera. A jovem não acha natural a temperatura das mãos do colega e, mais tarde, apresenta essa mesma suspeita ao patrão.

Por falar ainda no museu de cera, este reabriu ao público com as novas temáticas: as mortes mais horrendas de Londres que enchem os jornais. Como o patrão de John suspeitava, a exposição está a ser um sucesso e vê-se imensa gente, de diversos estratos sociais, a passearem pelas galerias onde imagens de cera retratam os crimes mais famosos. Quem decidiu espreitar foi Ethan que, a determinada altura, ganha a companhia do astuto detetive Husk. Como seria de esperar, o detetive usa a expressão “o criminoso volta sempre à cena do crime”. Tecnicamente não se tratam de cenas do crime em si, já que são meras representações em cera… demasiado realistas. Mas não é com Husk que Ethan fica preocupado.

Ethan fica preocupado quando recebe a visita do mercenário contratado pelo seu pai para o levar de volta à América. Além de ameaçar todos os que vivem na mansão de Sir Malcom, revela o quão perspicaz é. Por seu lado, Ethan não dá parte de fraco e ameaça-o de morte!

Dorian decide dar um baile para apresentar Angelique à sociedade. Ao que parece, este casal está de pedra e cal. Mas não será assim tão duradouro quanto Angelique deseja. No decorrer do episódio, Dorian demonstra que até pode gostar do travesti, mas o que ela adora é novidades. E é com a chegada de Victor e Lily que Dorian descobre a nova dona dos seus desejos: a ingénua Lily que, por sinal, está a adorar ser o centro das atenções de um homem bonito e influente. Assim que pode, Victor puxa Lily por um canto e chama-a a atenção por ter cedido aos encantos de Dorian, quando, na realidade, está a ter um ataque de ciúmes e com vontade de assumir o amor que sente pela “prima”.

Com a recusa de Ethan, Vanessa vai sozinha ao baile. Notou-se que, apesar de tudo, Lyle a quer ajudar e não compactua totalmente com os planos de Evelyn. O que a bruxa-mãe não sabe é que a filha, Hecate, tem a sua própria agenda e não tem a paciência da mãe. Em pleno baile, Vanessa vê todos cobertos de sangue e cai inanimada.

A grande surpresa da noite acaba por ser o motivo da recusa do convite do baile de Ethan. Este depressa revela a Sembene a sua verdadeira identidade, já que é noite de lua cheia. O mordomo prende-o na cave e dá-se a transformação! É inegável que Sembene está a transformar-se numa personagem chave para o desfecho da temporada.

Questões em análise:

  • Irá Sembene guardar o segredo de Ethan? Será ele o responsável por associar Ethan ao “Lupus Dei defensor de Vanessa”?
  • Alguém irá reparar que Sir Malcom está sob um feitiço? Arranjarão maneira de o salvar das garras de Evelyn?
  • Qual as verdadeiras pretensões de Hacate ao desafiar a mãe? Sim, o ataque a Vanessa sem a autorização de Evelyn pode levá-la à morte! Qual a razão de ele ter feito Vanessa ver uma chuva de sangue? Será um presságio que está decidida a matar todos até que Vanessa se entregue ao destino traçado por Lucifer?
  • Estará Lyle arrependido de compactuar com Evelyn? Ele parece genuinamente preocupado com Vanessa!
  • Dorian reconheceu Brona? Irá Lily desistir da sua atração por Victor?
  • E qual o destino de Angelique agora que Victor encontrou um novo brinquedo?

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos