Penny Dreadful – 01×07 – Possession
| 26 Jun, 2014

Publicidade

1x07 – Possession

1×07 – Possession

Oh my God! Oh my God! Oh my God! O penúltimo episódio de Penny Dreadful foi perfeito!!! Sempre que penso neste episódio fico arrepiado, para além da série nos ter confirmado que também é de terror, foram revelados imensos segredos terríveis sobre as personagens. É verdade que, a determinada altura, parecia que estávamos a ver o Exorcista, mas numa versão melhor! E a partir deste momento tenham cuidado com os spoilers demoníacos reveladores dos segredos mais recônditos!

 Se acham que as possessões de Vanessa nos episódios Séance e Closer Than Sisters foram cenas assustadoramente perfeitas, em Possession Eva Green teve um desempenho merecedor de um Emmy! Pela fim do episódio da semana passada, já sabíamos que Vanessa perdeu boa parte do controlo face ao demónio/espírito que a persegue… Na manhã seguinte, ela acorda e apercebe-se que Sembene e Malcom cuidaram dela, trocando-lhe a roupa e fazendo-lhe um chá! O que eles não sabem é que não foi Vanessa que acordou, mas sim o espírito que a costuma possuir… Vendo-se incapaz de controlar a situação, Malcom chama os seus reforços: Ethan e Victor… E nós já sabemos que sempre que Vanessa está possuída, revelações chocantes são feitas! Mas, para sorte nossa, as personagens foram também revelando alguns segredos voluntariamente! Segue então a lista dos segredos revelados…

A personagem que mais revelações “sofreu” foi Sir Malcom… Eu já duvidava do caráter dele, mas não esperava nada tão sombrio! Inicialmente, Vanessa parece estar sob influência de Mina e conta que Malcom foi um pai ausente… Passou boa parte da sua vida em África em busca de glória! Traiu a sua esposa com várias mulheres, incluindo a mãe de Vanessa, e violou dezenas de mulheres pelas tribos por onde passou. Arrastou o seu filho Peter consigo, obrigou-o a mostrar a sua masculinidade com essas mesmas mulheres contra a sua própria vontade e deixou-o morrer. Após todas estas revelações, o espírito que domina Vanessa demonstra os seus poderes: livros, moveis e demais objetos voam pela biblioteca… Eis que chega Sembene e deixa Vanessa inconsciente, era a única maneira de a parar!

Quando Victor chega, já Vanessa está acordada! Após a examinar, o médico revela que se poderá tratar de uma perturbação psicossexual despoletada por atividade sexual extrema ou perversa (por acaso Vanessa fez isso tudo e muito mais)! Nesta altura, imensas aranhas aparecem misteriosamente sob as cartas de tarô de Vanessa…

Entretanto Vanessa começa a gritar e fá-lo até Ethan chegar! No quarto, Vanessa está completamente alterada… Ela resiste com grande dificuldade ao espírito que tem em si e voltam as revelações! Vanessa conta a todos a aventura que Ethan teve com Dorian… Revela ainda que Brona também se divertiu imenso com Dorian! Quem também não sai imune é Victor, afinal o médico ainda é virgem.

Vários dias passam e Vanessa está bastante debilitada… Ela apenas resiste graças aos cuidados constantes de Ethan e do soro de Victor… O primeiro a demonstrar as suas fraquezas é Victor que se injeta com morfina. Sim, Victor têm um vício, daí se explicar a palidez constante e os olhos vermelhos. Quando questionado por Malcom, o médico revela que é a única solução para suportar a dor…

Vanessa está cada vez mais fraca… Num momento de lucidez, ela agradece os cuidados de Ethan e revela-lhe que se está a apaixonar por ele, pois nunca tinham cuidado dela daquela forma! O que ela não sabia é que não estava a falar com Ethan, mas sim com Amon… Ele pede-lhe para que ela ceda a Amonet… Sim, o espírito que a possui é Amonet… Finalmente temos uma confirmação! Se Vanessa não resistir, o apocalipse chegará e Deus será destronado… Neste jogo de poder, Vanessa fica cada vez pior, muito perto das portas da morte!

Aproveitando um dos poucos períodos de sossego (e após ver Caliban pela janela), Victor pede a Ethan que lhe ensine a disparar! A dupla vai então para a cave e começa o treino! A conversa vai animada, mas depressa chega Sembene que os manda parar…

Malcom volta a dececionar com as revelações que faz a Victor: deixou o seu filho a morrer enquanto foi explorar uma zona desconhecida… Quando regressou ao acampamento, não voltou a Inglaterra com o cadáver do seu filho! Preferiu continuar em frente, em busca da misteriosa nascente do Rio Nilo! Confessou ainda que as montanhas Murray do Congo são em sua glória e não em honra do falecido filho! Grande egocêntrico!

Entretanto Malcom acata a opinião de Ethan e chama o padre Matthews. O padre recusa-se a fazer um exorcismo, diz que apenas irá receber a confissão de Vanessa e lhe dará a extrema-unção. Mas não consegue! Depressa Amonet se revolta, morde o padre e Sembene… Vanessa recupera por instantes a consciência e pede a Ethan que a mate! Ele ainda aponta a arma, mas não tem coragem! Em vez disso, pega na medalha de São Judas Tadeu que Brona lhe deu e começa ele próprio a fazer um exorcismo que resulta! Enquanto Vanessa fica a descansar, Ethan sai, finalmente, da casa de Malcom…

Vanessa acorda, desce as escadas e diz a Malcom que sabe onde Mina está…

E por aqui terminou o melhor episódio da temporada, deixando no ar um season finale em grande! O desempenho de Eva Green no papel de Vanessa é algo de maravilhoso… A atriz é perfeita! Termino com as habituais questões que ficam no ar para o próximo episódio:

– Vanessa finalmente viu-se livre de Amonet? Ou a deusa continua dentro dela pronta a atacar?

– Ethan, o exorcista? Para se ser exorcista, não se tem de ser padre? Ethan é padre? Porque fugiu ele da América? E a cena dos lobos? Afinal quais são seus os verdadeiros segredos?

– O vício de Victor esconde alguma doença? E já agora, o treino bélico significa que ele decidiu destruir Caliban? Pareceu-me que o brilho de medo desapareceu do seu olhar! Parece mais determinado! Ou vai simplesmente criar uma noiva para o seu primogénito?

– Que final espera por Dorian e Brona?

– A nossa equipa vai conseguir resgatar Mina? Ou matá-la?

Estou à espera de um season finale épico!

Nota: 10/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos