Penny Dreadful – 01×05 – Closer Than Sisters
| 11 Jun, 2014

Publicidade

Renovada! Penny Dreadful vai ter segunda temporada e ainda conquistou mais dois episódios que a primeira! É verdade que também não se esperara outra hipótese… Enredo, elenco, realização e caracterização de topo! Se esperavam que este episódio fosse a continuação do anterior, enganaram-se! A partir deste momento podem ser possuídos por spoilers maléficos…

Closer than sisters recorre a sucessivos flashbacks para contextualizar a personagem mais enigmática da série: Vanessa. Há muito que eu esperava por este episódio! Queria perceber Vanessa e a sua relação com Mina! Estava à espera de algo bom! Mas o que eu vi superou largamente as minhas expetativas… O desempenho de Eva Green é estonteante maravilhoso! Após o afastamento de Mina, Vanessa começa por escrever uma espécie de diário, através de cartas, de forma a comunicar com a amiga… Inicialmente as cartas começam por ser mensais, passam a semanais e, finalmente, diárias…

Começamos com o trio Vanessa, Mina e Peter a embalsamar animais exóticos… Enquanto Peter (o frágil e constantemente doente filho de Malcom) se sente frustrado porque não pode ir para África com o pai, Mina e Vanessa falam sobre os futuros esposos! Mina sonha com um homem alto, elegante e com um bigode devidamente encerado! As duas meninas são tão próximas! São as melhores amigas, são mais próximas que irmãs de sangue (daí o título do episódio)… Já aqui reparamos que Vanessa, ao contrário do esperado, gosta de empalhar animais predadores… Ela insiste em lhes dar um nome, para que eles possam ganhar vida!

Sir Malcom regressa de África… Peter sente-se desprezado/ignorado pelo próprio pai e frustrado por ter uma saúde frágil, que não lhe permite acompanhá-lo nas suas aventuras… Malcom só tem olhos para Mina e para Claire Ives (a mãe de Vanessa), com quem tem uma cena escaldante no labirinto do jardim… Vanessa assiste e, em vez de ficar chocada, gosta da cena! Corre para o seu quarto, começa a rezar, mas não é Deus que lhe responde, mas sim uma criatura sombria… Ela guarda este segredo e não conta à sua amiga!

As jovens crescem e com elas cresce a amizade que as une! Mina tornou-se uma jovem muito bonita e já tem pretendente! O capitão Branson é tudo o que Mina sonhou! Por seu lado, Vanessa não tem pretendentes, mas consciencializou-se que será a esposa de Peter… Embora o tenha levado para o labirinto, o jovem acobarda-se e não corresponde ao beijo… Embora não admita frontalmente, Vanessa adora-o! O jantar de noivado de Mina decorre na perfeição… Mas a cena que ocorre nessa noite estraga tudo: após Mina adormecer, Vanessa desce as escadas e vai ao encontro de Branson… Convida-o para uma visita ao solário e consegue seduzi-lo… Mina chega e assiste à cena de sexo que decorre! Frustrada, termina o noivado e a amizade de infância…

Arrependida do que fez, Vanessa ainda tenta pedir desculpa do que fez… Mas Mina não a quer ver… É aqui que Vanessa começa a ficar doente, tem convulsões e sintomas inexplicáveis… São vários os médicos que a examinam, mas nenhum traça um diagnóstico concreto… A única solução é internar Vanessa… E assim acontece: Vanessa começa por tratamentos extremos, como banhos em água gelada para diminuir a circulação sanguínea… Até que o médico tenta algo mais radical com perfurações cranianas!

A Vanessa que regressa para casa está completamente alterada e limitada! A respiração e o simples olhar demonstram que os tratamentos não resultaram, apenas agudizaram a situação… Certo dia aparece Peter para se despedir… Vanessa ganha forças, pede-lhe um beijo e diz-lhe que ele morrerá em África! Assustado, Peter abandona a casa dos Ives…

Nessa noite Vanessa recebe a visita de Sir Malcom… Mas depressa ficamos a saber de quem realmente se trata: do espírito maligno que atormenta Vanessa desde criança… Ele tenta seduzi-la e ela acaba por aceitar… A mãe dela ouve, sobe ao quarto e vê Vanessa completamente nua a fingir sexo e cai morta!

Após o funeral, Vanessa caminha pela praia e recebe a visita inesperada de Mina! Esta diz-lhe que a perdoa, pois ela já sofreu muito… Conta-lhe que casou com Jonathan Harker e que o mestre lhe mostrou mais do que ela deveria saber… Entretanto os seus olhos ficam vermelhos, ela pede ajuda para ser libertada do cativeiro e desaparece!

Vanessa vai então até Londres, à casa de Sir Malcom… Conta-lhe a visão que teve com Mina… E assim começou a união de ambos para a tentarem resgatar! No fim da carta, Vanessa escreve que Malcom tem forças para a salvar, mas que ela tem coragem para a matar se tal for necessário…

E assim terminou o episódio! Conseguimos perceber então a possessão de Vanessa que ocorreu no episódio dois, em casa do egiptologista Ferdinand Lyle… Foi um episódio diferente, mas muito importante na contextualização do enredo! Mais uma vez tivemos um desempenho brilhante de Eva Green!

Com este episódio, ainda mais questões se juntam às que lancei anteriormente:

– O mestre vampiro é Amon? Raptou Mina apenas para chegar a Vanessa?

– Percebemos que Vanessa tem um lado negro muito forte! Irá ela facilmente aliar-se ao espírito maligno que a persegue?

– Sir Malcom que fez para deixar Mina zangada com ele? Ainda falta uma contextualização mais consistente desta personagem…

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos