Orphan Black – 02×09 – Things Which Have Never Yet Been Done
| 19 Jun, 2014

Publicidade

2x09 - "Things Which Have Never Yet Been Done"

2×09 – “Things Which Have Never Yet Been Done”

Ó meu Deus, está quase a acabar! Não! Não quero!

Estamos a dias do último episódio da 2ª temporada, e por isso cá fica a review do penúltimo. (Não que só o tenha visto hoje, mas porque época de exames dá em atrasos na escrita.)

Se considerei o episódio 8 como o mais fraco da temporada, este trouxe-me de volta todas as razões porque prezo tanto esta série! Foi novamente dos melhores episódios da temporada!

E não posso deixar de começar pela parte do episódio de que mais gostei, e pelo personagem que mais me surpreendeu! O Donnie! Fez-se homem! Tanta evolução num único episódio. Quando ele e Alison estão esconder o corpo morto de Leekie na cave, Donnie continua ainda o mesmo de sempre, assustado, fraco e medricas. Contudo, depois de Vic aparecer e de eles descobrirem que a Detective Angie está numa carrinha à porta de casa deles, apeteceu-me bater palmas às acções do Donnie! Primeiro, corajosamente ameaça Vic, apontando-lhe uma arma à cabeça. Por momentos pensei mesmo que se ia repetir o tiro acidental. Mas Donnie foi esperto e já sabe que a arma tem um pino de segurança, limitou-se a fazer bluff com Vic. E depois, quando vai confrontar Angie. BAM! “If you come near my home or my family again, I will burry you!” Mereceu mesmo aqueles 2 segundos a andar em câmara lenta, mesmo à campeão.

Segundo ponto extremamente positivo do episódio: Voltamos a ter notícias de Helena! Que saudades! E aposto que depois das cenas deste episódio, todos aqueles que ainda não gostavam muito dela, se renderam. Como sabíamos, Helena tinha regressado às terras dos Proletheans, para implantarem os seus ovos, fecundados artificialmente pelo Henrik, de volta no seu útero. Helena é então introduzida ao funcionamento da comunidade, e conhece as criancinhas… que pelo que percebi, são todas filhas de Henrik. *arrepios*
Já sabíamos que Helena tinha um carinho especial para as crianças. E quando Alexis, a esposa do meio de Henrik, trata mal uma das meninas, Helena defende a criança, ameaçando Alexis. Até a Gracie começou a gostar mais dela! (BTW, sabiam que a actriz que fez de Alexis, personagem que só apareceu neste episódio, já é actriz na série desde o primeiríssimo? Pois é, Kathryn Alexandre é a dupla de Tatiana Maslany na série, presente na produção de todas as cenas multi-clones, vejam o vídeo.)
E mais outra cena que me causou arrepios: Henrik implanta os futuros bebés dele e Helena no útero da própria filha também. Sim, no útero de Gracie. Obviamente que a rapariga não ficou muito feliz.
Quando Helena planeia fugir novamente dos Proletheans, Gracie decide fugir com ela. Mas Henrik descobre-as em flagrante e prende Rachel no estábulo. Mas Mark já não está muito virado para acatar todas as ordens de Henrik, começando a questionar as suas acções, e decide virar-se contra ele. Helena ataca Henrik, e enquanto isso, Mark e Gracie aproveitam para fugir. Antes de incendiar a propriedade toda dos Proletheans, Helena faz uma última ironia. Vocês sabem ao que me estou a referir. O meu “eu” maquiavélico adorou!

Passando para os lados da DYAD, Duncan, Scott e Cosima continuam empenhados em reaver as sequências codificadas nas disquetes do Professor. E Rachel promove Delphine a Directora Interina do projecto, a nova Leekie da DYAD. Embora Rachel diga que não, isto continua-me a parecer um suborno e uma forma de conseguir exactamente o que quer, não fosse a Rachel a cobra que é.
Parece mesmo que a única solução para salvar Cosima são as células da medula óssea de Kira, e então Delphine é enviada para tentar convencer Sarah a entregar a miúda. E depois de muita ponderação sobre a vida da filha e da irmã, Sarah acaba por deixar que lhas retirem. Embora não deixe que o procedimento seja realizado na DYAD. Mrs. S fala com uma médica que conhece, e a operação é realizada num hospital.
Mas parece que não é só Henrik a ter jeito para implantar coisas. Rachel coloca falsas evidências evidências no computador de Delphine, que fazem parecer que Benjamin, um dos aliados de Mrs. S, é afinal um agente infiltrado da DYAD, com planos para roubar Kira. Com a melhor das intenções, Delphine avisa Sarah. Mas o esquema de Rachel estava demasiado bem planeado. Fazendo-se ela própria passar por Sarah, Rachel consegue fugir com Kira, deixar um Felix inconsciente no chão e Sarah e Mrs. S. completamente à nora. Tha Bitch!

Depois disto, venha o season finale, que acho que já aguento com tudo.

Nota: 9.5/10

Mélanie Costa

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos