Gotham – 01×13 – Welcome back, Jim Gordon
| 05 Fev, 2015

Publicidade

01x13 - Welcome back, Jim Gordon

01×13 – Welcome back, Jim Gordon

 

Contém SPOILERS.

Leon: My wife Louisa always says, if you don’t step forward, you step back.

Todos os episódios de Gotham até agora seguem a mesma linha (exceto o excitante 1×07). Há um crime que Gordon e Bullock são chamados a resolver, temos Bruce e Alfred entretidos com o assassinato de Thomas e Martha e os mafiosos a conspirar contra os outros.

(Uma das coisas que me deixa cética nesta série é o facto das personagens serem todas muito… definidas. Sabemos que o Gordon é um homem que luta pela justiça. Sabemos que Selina Kyle é uma rapariga cheia de esquemas e que normalmente anda muito na linha que separa o certo do errado. Sabemos que Bruce Wayne é um rapaz que quer justiça. Com isto, quero dizer que as personalidades das personagens já estão muito desenvolvidas… O James Gordon que vemos em Gotham é o mesmo que vimos na trilogia de Christopher Nolan.)

Gordon: Screw the Comissioner. 

Neste episódio, voltamos a ter um homicídio, mas desta vez o crime seguiu para a esquadra da polícia. E como o Jim não voltou para a GCPD para brincadeiras, não se fez de rogado e estava prontinho para acusar um polícia. Os meses que trabalhou como detetive foram duros é certo – foi perseguido por mafiosos, acusa o Presidente da Câmara de corrupção, etc – e Jim quer impor-se entre os colegas. O problema é que se meteu a acusar a pessoa errada e criou um circo na esquadra para nada. Ele esteve mesmo fora de si este episódio. Será a sua ânsia de se afirmar? Ou estarão os seus problemas com mulheres na sua mente também? Sinceramente, não o culpo por ter começado a namorar com a Dra. Thompkins mas então e Barbara? Terá ele tentado contactá-la? Acabaram o noivado?

Bullock: Look, I respond to crisis as they arise. 

Jim percebeu logo o que se andava a passar. Para ele, o assassinato na esquadra fora pessoal. Para mim, foi um bocado surpreendente o amadorismo da coisa. Quem é assassina alguém em plena esquadra? Mas pronto. Depois de perceber que cometer um erro ao prender Delaware e com as novas informações das casas de droga que Bullock lhe providenciou, Jim recorreu a Cobblepot para o ajudar. Bom, aqui está uma coisa que não víamos há muito tempo. Adoro o contraste entre estas duas personagens e a estranha amizade que os une!

Cobblepot lançou os foguetes cedo demais quando tomou conta do bar de Fish. A mafiosa faz uma entrada triunfal depois de Butch a ter libertado das mãos do seu torturador (gostava de ter visto aquelas cenas e ver o quanto Fish aguentaria… A parte do saco de plástico foi bastante impressionante). Mas Victor Zsaz entrou em ação e expulsou a dupla. Fish acabou por fugir… com a ajuda de Bullock. Que relação interessante que estes dois têm. São tão o contraste um do outro que devia haver mais cenas com eles juntos.

Há muito tempo que não víamos Bruce Wayne. O pequeno foi para a sua casa nos Alpes (fancy) para recuperar da sua aventura em Gotham. Mas, por muito tempo que passe, a sua mente está sempre em Selina Kyle. Vimos também Ivy Pepper, que aparece pouco mas brilha cada vez que aparece, aquela pequena diabinha.

As cenas entre Selina e Bruce são sempre intensas. Selina entrou na mansão e Bruce oferece-lhe um globo de neve, uma prenda apropriadíssima para uma sem abrigo. Quando ela partiu o coração do jovem… o meu também se partiu um bocadinho. A relação dos dois é famosa pelos seus altos e baixos e pelos vistos começou cedo. Selina tem medo de se envolver e quer manter Bruce afastado e, por um lado, entendo-a. Mas duvido que tenha sido a última cena entre dois, porque é tão bom vê-los juntos como Gordon e Oswald. A química – embora de maneira totalmente diferente – entre estas duas duplas é inegável.

Como será o regresso de Fish a Gotham? Tão fantástico como o de Penguin? E será que Nygma conquistará o coração de Miss Kringle? Que mais desafios estão reservados para Jim, agora que regressou? Ele anda a chatear muita gente e qualquer dia ele vai sofrer o mesmo destino de Fish e Penguin…

Nota: 7/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos