Gotham – 01×04 – Arkham
| 17 Out, 2014

Publicidade

1x04 - Arkham

1×04 – Arkham

Contém SPOILERS.

Já andávamos a ser avisados por Penguin de que estava prestes a rebentar uma guerra em Gotham. É óbvio que ele estava a falar do antigo hospício Arkham (para quem não sabe, Arkham é bastante popular nas bandas desenhadas – especialmente no Batman, claro. Neste hospital psiquiátrico estiveram internados vários vilões do super herói, como Joker, Harvey Dent, Poison Ivy, Bane, etc).

Ora bem, neste episódio vemos mais uma vez como a morte de Thomas e Martha Wayne veio desestabilizar o equilíbrio delicado da cidade. Os pais de Bruce queriam usar Arkham para ajudar a cidade, mas claro que os mafiosos têm outros planos. Com a poderosa família fora do caminho, Falcone e Maroni estão na corrida pelo espaço e neste jogo vale tudo. Incluindo contratar o mesmo assassino para fazer o seu trabalho sujo.

Jim: Same killer working for both Maroni and Falcone? That’s nuts.   

Harvey: Only in Gotham. 

Harvey, que parece estar sempre com vontade de fazer o mínimo e indispensável, começa a interessar-se pelo caso quando se torna mais macabro e usa os seus contactos para localizar o assassino. Oxalá fosse tão fácil. Uma pessoa que trabalha para dois mafiosos rivais não podia ser assim tão burra.

E o que é que os nossos polícias fazem quando se vêem num beco sem saída? Vão ter com Fish Mooney. Neste caso, Harvey vai sozinho, visto que Jim tem agora o seu próprio informador.

Fish não parece muito preocupada com o que está a acontecer e suspeito que ela esteja um passo à frente de toda a gente. Enquanto Falcone luta para manter a sua posição, a sócia está já a arranjar maneira de o derrubar. Ainda não percebi o que é que ele pretende fazer com a rapariga, mas se for tão macabro como o que aconteceu durante o episódio… Até tenho arrepios.

Enquanto isso, Jim recebe um telefone do nosso Cobblepot, que, tal como Fish, parece estar um passo à frente de toda a gente. O Penguin informa detetive de que vai ocorrer outro homicídio, enquanto ele próprio tem outros planos. É delicioso vê-lo ‘subir’ entre a trupe de Maroni e foi um toque de génio ter sido ele a orquestrar o assalto ao restaurante e depois ainda envenenar os seus parceiros para ficar com o dinheiro. De uma cajadada só, o futuro inimigo de Batman arrecadou uma pipa de massa, o respeito de Maroni e o lugar de gerente do restaurante. Ao mesmo tempo, claro, que sua lista de mortes aumenta.

Com a pista de Oswald, Jim descobre que a próxima vítima é, nada mais nada menos do que o Presidente da Câmara e Harvey acaba por salvar o dia para variar. Mas este atentado não foi totalmente em vão, uma vez que serviu para o Presidente ficar com medo e dividir Arkham por Falcone e Maroni. Não sei porquê, mas não sei se esta divisão vai correr bem.

Como se seria de esperar, os segredos de Jim começam a afectar a sua relação com a noiva, que está farta de ser mantida na ignorância. As coisas não ficaram nada famosas entre os dois. Será que Barbara vai voltar aos velhos hábitos depois (não sei bem como ficaram as coisas entre eles, é um bocado irreal eles romperem um noivado assim, mas pronto. Pode ser que o próximo episódio seja mais esclarecedor) do que aconteceu? Triângulos amorosos destes não, por favor. Montoya deve ser a personagem mais irritante desta série. Mas tenho que tirar o chapéu a Bruno Heller. Se havia misturada que não imaginaria era esta.

Barbara: You either let me in or let me go. 

No final, vemos o pequeno Bruce frustrado pelo projeto dos seus pais ir por água abaixo e ser entregue a criminosos. As sementes começam a ser plantadas…

Jim: You’re alive. It’s not too late. 

Bruce: Do you really believe that? Do you believe Gotham can be saved?

Jim: I believe is worth trying.  

A guerra entre Fish e Falcone parece estar apenas no início e cheira-me que o sangue que não foi (foi mas não muito) derramado pela conquista de Arkham sê-lo-á no futuro. As coisas também não me parecem risonhas para Jim, que se arrisca cada vez mais a ser descoberto por Harvey, que já topou que o parceiro lhe esconde algo. Relativamente a Bruce Wayne, pergunto-me o que é que os produtores pensam fazer com ele. Será que ele vai servir para ser apenas o ‘amiguinho’ de Jim ou veremos uma verdadeira evolução do futuro herói?

Nota: 7.5/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos