Game of Thrones – 07×05 – Eastwatch
| 17 Ago, 2017

Publicidade

Depois do explosivo The Spoils of WarGame of Thrones acalmou um bocadinho. Mas isso não quer dizer que seja necessariamente mau. Pelo contrário. Tivemos um episódio recheadinho de informação e com revelações surpreendentes que passaram completamente despercebidas aos personagens.

Até podia brincar a dizer que parece que esta temporada os personagens arranjaram todos uma Tardis. Nunca na série os personagens chegaram a sítios longínquos no mesmo episódio e, desde o início da temporada, uns bons meses já se passaram. Jon chegou tão rápido à Muralha, as cartas de Bran foram enviadas e recebidas no mesmo episódio para todos os lados de Westeros. Game of Thrones está avançar na história a sério, os personagens estão finalmente a juntar-se todos com um objetivo em comum.

Têm noção que só faltam DOIS episódios para o final da temporada?? E que isso significa que só nos falta uma temporada para dizermos adeus não a Westeros, mas a estes personagens que aprendemos a adorar e a esta história que apaixonou e mudou o mundo da televisão?

Campina

Okay, foi Bronn quem salvou o traseiro de Jaime! Só mesmo ele para o ter salvo por causa do castelo. Bronn é sem dúvida uma das coisas que melhoraram em relação aos livros. Eles tornaram-se assim os únicos sobreviventes ao ataque de Daenerys e perceberam finalmente que ela é uma verdadeira ameaça que pode retirar o poder que os Lannister mantêm desde a morte do Rei Louco.

Nossa, a nossa Dany não está mesmo para brincadeiras! Até acho estranha a posição de Randyll Tarly. Ele era vassalo da Casa Tyrell e eles lutaram pela Casa Targaryen na Rebelião do Robert Baratheon. Se Daenerys cresceu em Essos não foi por culpa dela de certeza. Não tive pena nenhuma que tivesse morrido, sempre o achei um palhaço. Mas o Dickon era bom rapaz e devia ter vivido. Uma pena!

Epá… se calhar achei um bocado exagerado Dany ter escolhido queimá-los vivos. Um dothraki a decapitá-los tinha sido bem mais humano, mas foi ao ver o horror de mais pessoas a arder que ajudou os últimos indecisos a juntarem-se a Daenerys.

Pedra do Dragão

Que tensão no regresso de Dany a Pedra do Dragão! Mas o quão adorável foi o frente a frente entre Drogon e Jon? Apesar de os dragões não fazerem mal às pessoas próximas de Daenerys e estarem mais calminhos no geral, nunca vimos nem Missandei nem Verme Cinzento a acariciar os filhotes de Dany. Por isso, sim, é mais uma vez o sangue de dragão de Jon Snow a mostrar-se. Yaaay!!

A conversa entre Tyrion e Varys assustou-me de certa maneira. Espero que Varys não comece já com ideias de trair Dany. Nem imagino no que fará quando se descobrir que Jon também é um Targaryen legítimo. Se continuará a apoiar Daenerys (bom, ela tem três dragões, a verdade é essa…). Eu entendo o receio deles. Qualquer ato mais violento de Dany lembra logo como Aerys era. Ele ao início também ouvia… até a loucura lhe toldar por completo o juízo. Mas volto a repetir e acredito piamente nisto: Dany não é o pai, não é!

Ora bem, então temos um plano suicida. Jon não podia andar a cirandar por Pedra do Dragão muito mais tempo com tanta coisa para fazer. E apesar de a ideia de Tyrion ser meio rebuscada… não me desagradou de todo. Os Caminhantes Brancos andam demasiado perto para serem ignorados. Pobre Jon, nem teve tempo para se regozijar ao saber que Arya e Bran estavam vivos e em segurança em Winterfell.

Ooohh, o Ser Jorah voltou! Acho meio creepy a paixão que ele nutre por ela, mas tem azar que Dany nunca olhará para ele da mesma maneira. Não. Depois de um khal e de um mercenário… Daenerys Targaryen parece estar mesmo a perder-se de amores pelo sobrinho. E ele parece estar tão caídinho quanto ela. Apostei com a minha irmã que a coisa iria dar-se ainda esta temporada. Ela duvida. Mas eu acho que o D&D andam mortinhos. Vamos ver se tenho razão?

Porto Real

Meu Deus, mas aquela mulher está grávida? Grávida? Outra vez? Mas aqueles dois não param de procriar? Não criaram já aberrações suficientes?

Bom, vamos lá ver se isto é a sério ou se dura. A bruxa disse a Cersei que ela só ia ter três filhos… estará ela finalmente a livrar-se da maldição? Humm, não me parece. Eu tenho duas ideias. Ou ela está a fazer isto para segurar Jaime e assegurar-se que ele não se deixa persuadir por Tyrion e fica do lado dela. Depois de perderem os filhos, Jaime nunca deixará Cersei com o filho deles na barriga. Portanto pode bem estar a mentir. Depois aborta e fica tudo fixe. Cersei precisa de Jaime ao seu lado. Não me parece que tenha tanto a ver com amor (nojo!), mas com necessidade. Ou então ela está mesmo de esperanças, mas vai sofrer um aborto espontâneo. A rainha Rhaella, mulher do rei Louco e mãe de Daenerys, Viserys e Rhaegar teve muitos abortos ao longo dos anos e morreu a dar à luz. Tal como Cersei, ela estava casada com o irmão.

O encontro entre Tyrion e Jaime foi fugaz e meio inesperado, mas importante para poderem provar a Cersei acerca da existência do Exército dos Mortos. Por muito que Jaime queira, ele não consegue odiar o irmão. Sabe que Tywin era um monstro com Tyrion. E Cersei sabe dessa fraqueza e aproveita-se dela. Contudo, sinto que Jaime vai andar dividido entre Tyrion e Cersei. A gémea ganha um bocado porque…. bom…

Hei, Grendry! Bom saber que já não estás a remar! Agora é ver se o regresso dele vale a pena ou se é para encher chouriços.

Cidadela

Portanto, esta temporada aprendemos na Cidadela que os Meisters são uns palhaços e que o Sam é demasiado bom para estar lá. Também aprendemos, graças a Gilly, que o príncipe Rhaegar anulou o casamento com Elia Martell e casou-se com Lyanna Stark ao mesmo tempo. Isto quer dizer que Jon não é um bastardo, mas sim o herdeiro legítimo ao Trono de Ferro. Para além de tudo, é mais velho do que Daenerys. Quando Jon descobrir tudo isto vai ter um piripaque. Irritou-me Sam não ter dado importância ao que Gilly lhe leu, mas tenho confiança que aquilo quando for importante vai-lhe voltar à memória.

Para onde irá Sam agora? Para Winterfell para falar com Bran sobre tudo o que sabe? Ao encontro de Jon Snow? Com o andar da carruagem está lá no próximo episódio!

Winterfell

Filho da mãe, verme nojento e patife d’um raio! Ai a sério, aquele Mindinho podia morrer já! Claro que ele tinha de meter ferro entre Arya e Sansa, quando elas sempre tiveram uma relação tão difícil e aquele tipo está aproveitar-se disso à força toda. Ainda por cima agora que Arya vê o quanto Sansa gosta de estar à frente de Winterfell e a maneira como se prepara para assumir o papel de forma permanente no caso de alguma coisa acontecer a Jon.

Mas será que vai ser assim tão preto no branco? Custa-me acreditar que as irmãs, depois de tudo o que a família sofreu, vão ficar uma contra a outra e Mindinho vai ganhar outra vez na sua estranha e chata demanda por poder. Trazer à baila cartas antigas foi mesmo um golpe baixo à Mindinho. Arya é inteligente… não perceberá que é tudo uma armadilha?

Atalaialeste do Mar

Tormund: “E tens de convencer a que tem os dragões ou a que f*de com o irmão?”

Ah, Tormund, consegues sempre trazer humor a esta série! Seja a tentar entender como Westeros funciona ou a mostrar a sua paixão não muito secreta por Brienne.

Jon. Tormund. Gendry. Jorah. Cão de Caça. Thoros de Myr. Beric Dondarrion. Mas que Esquadrão Suicida que aqui se reuniu! Velhos conhecidos com motivos para querer cortar a cabeça uns aos outros. Que colocaram as desavenças de parte para combater um inimigo comum. Vamos ver se eles conseguem capturar um morto-vivo para poderem provar de uma vez ao país que os Mortos podem acabar com Westeros. Vamos ver também quem morre porque é óbvio que nem todos vão passar a Muralha de regresso….

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos