Game of Thrones – 06×07 – The Broken Man
| 07 Jun, 2016

Publicidade

O subtítulo desta nova temporada de Game of Thrones podia bem ser “O Ano dos Regressos”. Numa questão de dois episódios, imensas personagens perdidas para nós há tantos anos voltam a deliciar-nos com a sua presença. Sandor Clegane até teve a honra de aparecer antes da abertura para não nos estragarem a surpresa nos créditos!

Com a guerra no Norte a aproximar-se a passos largos, a história de Daenerys e de Tyrion foi deixada de parte neste episódio. A nossa Khaleesi ainda anda longe de Meereen e na Cidade Livre o ambiente anda calmo. Mas por quanto tempo? Não sei quanto a vocês, mas eu tenho saudades de Tyrion. Espero que regresse no próximo episódio.

The Broken Man  segue o tom de Bloof of My Blood. A história anda a bom ritmo, com a chegada de Jaime a Correrrio, a demanda de Jon e Sansa, a surpresa de Margaery e o confronto de Cersei e Olenna e, especialmente, Arya. A jovem Stark e (ex?) aspirante a Mulher Sem Rosto deixou-nos os corações na mão no final do episódio. No entanto, não foi daqueles episódios chocantes e cheios de voltas e reviravoltas como esta série nos habituou ao longo dos anos. D&D estão a guardar os maiores trunfos para o final da temporada. Veremos se a nossa paciência será recompensada.

Porto Real

Raios me partam se Margaery não está a mentir com todos os dentes que tem na boca ao Alto Pardal. Ela não se enfia na cama com o Tommen por o odiar por não ter mexido um dedo para a tirar da prisão e a ter obrigado a tomar medidas drásticas para se safar. Cada vez menos acredito na conversão da rainha. Isto não passa de um plano para passar a perna à Fé Militante e arrasar com eles como a família queria fazer no episódio passado.

Se já tinha bastantes certezas disso, ainda fiquei com mais depois da conversa que teve com Olenna. Na ressaca da ofensiva do exército Tyrell do episódio passado, o Alto Pardal não quer que o acontecimento passe impune. Como Mace e Jaime são homens e ambos heterossexuais, o próximo alvo é a Rainha dos Espinhos (também conhecida como a personagem mais fixe da capital após a partida de Tyrion e de Jaime).

Desde que a Casa Tyrell foi introduzida na série que vimos o quão próximas são Margaery e a avó. Margaery é muitas coisas, mas não é rapariga para virar costas à família, pois não? Nunca foi indicado que ela fosse ambiciosa a esse ponto. E Game of Thrones prima pelos personagens sólidos que nos apresenta. Eles podem surpreender-nos, mas mantém-se fiéis à sua personalidade. Margaery é inteligente. Mais inteligente do que o marido e do que Cersei. Se não podes combatê-los, junta-te a eles. Ela conviveu durante muito tempo com os pobres e sabia que a humildade do Alto Pardal e respetivos seguidores teria a simpatia e o apoio do povo. Enfrentá-los como a Coroa pretendia seria perder o respeito do povo. Porque não haveria a família real de ser castigada pelos crimes do resto do mundo?

Como é notório no bilhete que passou secretamente à avó, Margaery ainda se considera uma Tyrell. A rainha está a magicar um plano para exterminar a Fé dos Sete com medidas não tão óbvias e violentas. Espero que ainda mostrem qual é o grande plano nesta temporada. Sinto que esta história se está a arrastar mais do que devia. O próximo episódio deverá ser dedicado a Arya, o nono à Batalha dos Starks versus Bolton (mal posso esperar!!!) e a temporada deve culminar na queda da Muralha e com Daenerys a zarpar para Westeros. Como tal, como é que vão encaixar a queda da Fé no meio de todos estes grandiosos acontecimentos? Parece-me insignificante comparado com o resto.

Aquela conversa entre Cersei e Olenna foi provavelmente uma das melhores partes do episódio. Se quer poder ajudar a família, a matriarca tem de marchar para casa ou terá o mesmo destino dos netos. De nada lhe serve aliar-se a Cersei, que ouviu pela primeira vez que está completamente sozinha no mundo. Toda a gente a odeia, o filho aliou-se à Fé, nem a própria família a suporta. Se Jaime sobreviver ao conflito em Correrrio, partirá para Rochedo Casterly, correto? Foi expulso da Guarda Real, agora o seu destino é ser o Lorde da fortaleza da sua família (não que ele pareça ser muito bom no papel, mas pronto, é o herdeiro). A não ser que queira continuar a brincar aos casais com Cersei.

Norte

Depois de tirarem folga no episódio passado, os recém reencontrados manos Stark estão de volta e em campanha para angariarem forças para defrontarem o usurpador de Winterfell. Contudo, Sansa e Jon veem-se com dois grandes problemas. As Casas ainda não recuperaram da Guerra dos Cinco Reis. E a aliança com os selvagens.

Sempre gostei do Robb Stark, tal como gosto de todos os descendentes de Ned e Cat. Só que sempre achei que lhe faltava aquilo que Jon possui. Para se ser um líder é preciso honrar promessas e fazer de tudo por um bem maior. Jon fê-lo quando deixou Ygritte. Nunca o vimos a querer ser líder de nada nem de ninguém. Foram sempre os outros que o elegeram a ele. Jeor Mormont viu potencial nele mal se juntou à Patrulha da Noite. Robb deitou tudo a perder por Talisa. A quebra do seu juramento em casar com uma Frey não só foi a sua desgraça, mas a de várias Casas do Norte que durante tantos anos lutaram pelos Stark.

Este erro de Robb colocou os Senhores do Norte de pé atrás em relação à Casa Stark. Por muito sentido que isso faça, não nos podemos esquecer o que foi repetido várias vezes ao longo da série. O Norte não esquece. O Norte é leal. O Norte apoia os Stark. Os Kartstarks e os Umbers passaram para o lado do inimigo e as poucas Casas ainda do lado deles pouco têm para oferecer. Não consigo entender que ideia matreira foi de colocarem na sinopse do episódio “O Norte é relembrado.”. Do quê? A única coisa que foi relembrada foi que o D&D estão a querer arruinar a Grande Conspiração do Norte. Agora que os Starks estão finalmente dispostos a lutar pela sua casa ancestral, a maioria do exército é composta por selvagens. Será mesmo que os Umbers estão do lado de Ramsay? Os planos estão em marcha, este episódio seria a altura perfeita para darem notícias acerca da sua lealdade e do seu plano. Magoa-me pensar que a grande esperança dos Starks reside nos selvagens e no exército da Casa Arryn e, possivelmente, da Tully. Posso estar enganada, mas até agora nada me aponta o contrário. Veremos como serão as coisas nos próximos episódios. Veremos se o Norte ainda se lembra ou se a atitude de Robb acabou mesmo com a fé dos nortenhos na Casa Stark.

Não poderia deixar passar esta parte sem mencionar a destemida e perspicaz Lyanna Mormont. Ela deixou Sansa e Jon sem palavras e só Davos e o seu dom em falar com crianças a convenceu… a meter à disposição dos Stark os sessenta e dois homens que tinha para lutar. Eu sei que é muito mau, mas tive de me rir com a cena. Lyanna parece governar a Ilha dos Ursos com firmeza apesar da sua tenra idade. Gostaria que voltasse a aparecer, mas o mais provável era que morresse entretanto. Se calhar é melhor deixá-la na sua Ilha a ser uma senhora fantástica.

Terras Fluviais

Sandor Clegane está bem vivo da silva. Em Game of Thrones só acredito que uma pessoa esteja morta se vir. No caso de Stannis, Brienne acabou por confirmar que decapitou mesmo o irmão mais velho de Robert. Mas o Cão de Caça? Nope. Arya limitou-se a deixá-lo morrer e assim ficou. Agora sabemos que foi encontrado por um Septão e vive numa pequena comunidade pacífica, atormentado pelas ações do passado e pela falta de castigo dos deuses… Mas ele não consegue ver que o castigo já está ele a viver.

A chegada da Irmandade Sem Estandartes ameaça arruinar a paz e deu assim um motivo para o mano Clegane mais novo se ir embora em direção a…? Procurará vingança da Irmandade? Ou Sandor rumará a Porto Real para ajustar contas com o Gregor? O confronto entre os dois irmãos deu-se na primeira temporada, mas o desmancha prazeres do falecido rei Robert acabou com o duelo. Com Cersei a recusar-se a ser julgada pela Fé e com confiança que é intocável com Montanha a fazer de sua sombra durante a temporada toda, será Sandor o escolhido pelos fanáticos religiosos no Julgamento por Combate por que a gémea de Jaime certamente vai optar? Se trouxeram o Cão de Caça de volta teve de haver um motivo forte. Cleganebowl! Estamos prontos.

Apetrechado com a sua armadura Lannister (que é fabulosa, deixem-me dizer), Jaime e Bronn chegam a Correrrio e deparam-se com um cerco miserável dos Frey. A única ação dos filhos de Walder é chantagearem Peixe-Negro com Edmure, mas ele não se deixa iludir e recusa-se a sair do sítio a que sempre chamou casa.

Quem não tinha saudades da dupla Jaime e Bronn? Por muitas saudades que tenha da outra dupla, Tyrion e Bronn, Jaime não é nada um mau substituto e a conversa entre os dois ao início recordou-nos que o melhor das cenas em Dorne na temporada passada foram mesmo estes dois.

Jaime não é um dos Frey, é um guerreiro experiente e com um grande exército atrás de si. No entanto, Peixe Negro não é pessoa que se deixe intimidar e depois do que aconteceu no Casamento Vermelho, e a posterior perda da casa onde nasceu, fazem com que ele não ceda nem pela sobrevivência do sobrinho, que considera estar condenado. O único ponto fraco deste esquema todo poderá ser Brienne e o pedido que traz de Sansa para auxiliar o Norte. Será isso motivo suficiente para abandonar Correrrio e ir para o Norte?

Volantis 

Aaah, então os manos Greyjoy estão mesmo decididos a forjar uma aliança com Mãe dos Dragões, roubando assim o plano ao tio Euron. Estou um pouco desiludida por não estarem a dar a visibilidade que Euron merece, apenas usando-o para Yara e Then brilharem. Eles têm quarenta navios, que são apenas uma amostra daquilo que Daenerys precisa. Os filhos de ferro providenciam mais homens para lutar pela sua causa, mas navios continuam a escassear. Continuo sem acreditar que a questão dos navios é um problema outra vez. Além disso, ainda temos de ver se a jovem Targaryen os aceita (bom, Tyrion disse-lhe a temporada passada que precisava do apoio de grandes Casas de Westeros. Os Greyjoys podem ser das grandes Casa mais fraquitas, mas ao menos é um começo) e se Euron não chega primeiro.  Eu sei que é estúpido, visto mil navios ainda demorarem o seu tempo a construir, mas sei lá… Estou muito baralhada com o rumo que estão a dar ao pessoal das Ilhas de Ferro. Esperar para ver como são recebidos, se é que chegam a Meereen, e em que estado encontrarão a cidade…

Pobre Theon. A cara dele no bordel deu pena. Dantes ele estaria em casa, mas depois da temporada na companhia de Ramsay, ele parece tão deslocado como um peixe fora de água. As palavras de Yara foram duras, mas as irmãs servem para ajudar os irmãos. Theon tem de erguer a cabeça e não ser só um acessório ao lado da irmã. A sua virilidade não é tudo e, mesmo sem essa parte da sua anatomia, ele não se pode esquecer de quem é. Só espero que a conversa surta algum efeito.

Braavos

Arya, Arya, Arya. Tudo aqui cheirou a esturro. Desde ela passear com tanta tranquilidade e confiança pelas ruas de Braavos, a requisitar um lugar num navio que partirá para Westeros em frente a quem quisesse ver, àquela paragem na ponte como se não fosse perseguida pelos Homens Sem Rosto… A SÉRIO? Pois é. Claro que não é a sério. Ou aquela pessoa não era Arya ou ela queria atrair Waif. Não há outra explicação possível.

Arya é uma rapariga muito, muito esperta. Se não o fosse não estaria viva depois de andar sozinha durante quase cinco temporadas por sua conta. Ela esteve com os Homens Sem Rosto durante algum tempo. Aprendeu os seus truques, daí ter ido para a Casa do Preto e do Branco. Arya sabe como eles agem, daí ser estúpido não ter entendido logo que a velhota era Waif. Era o objetivo dela. Arya está a ser ajudada. A primeira questão é… por quem? Lady Crane? Donde surgiu todo aquele dinheiro? E onde estava Agulha? E como é que ela teve tempo de se lavar e trocar de roupa na Casa se sabia que tinha a cabeça a prémio depois de não ter concluído a tarefa?

Ou… Segundo pessoal do Reddit, o que está a acontecer poderá ser outra prova e que Arya e Waif são a mesma pessoa. Waif é a parte de Arya que se vai tornar numa Mulher Sem Rosto e a Arya Arya é a pessoa que nunca poderá ser uma Mulher Sem Rosto. Se a teoria se confirmar, a questão é saber qual das partes de Arya sai vencedora. É uma ideia muito, muito interessante isto ser tudo para nos trocar as voltas, mas volto a dizer que isto iria contra aquilo que Arya é enquanto pessoa. Uma rapariga órfã que quer vingar a família e não matar por matar em troca de dinheiro. Creio que Arya não é assim uma pessoa tão fria. Mas… nunca direi nunca.

Acho que podemos concordar que Arya não está morta, mesmo tendo sido apunhalada várias vezes. O próximo episódio chama-se No One. A mim parece-me que ela estava a usar bolsas de sangue de animal à volta do corpo. Era um bom truque.

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos