Game of Thrones – 05×09 – The Dance of Dragons
| 14 Jun, 2015

Publicidade

05x09 - The Dance of Dragons

05×09 – The Dance of Dragons

 

Contém SPOILERS. 

E aqui está ele, o temível episódio 9 da temporada. Ninguém nos pode culpar por termos medo do episódio. A morte de Ned Stark, a Batalha da Baía de Blackwater em King’s Landing, o Red Wedding e a fantástica batalha na Muralha. Nesta quinta temporada pautada por muitos altos e baixos, chegamos ao nono episódio ainda maravilhados com os acontecimentos de Hardhome e com as espetativas em alta.

Braavos

Estava a ver que Mace se tinha perdido no Mar Estreito. Não que se perdesse grande coisa, mas mesmo assim. À primeira vista, não me parece que ele vá ter muita sorte nas negociações com o Branco de Ferro. Essa é outra… como é que a situação financeira do reino se vai resolver?

Com Mace Tyrell veio Meryn Trant. O mesmo que está na lista de Arya e claro que ela o viu enquanto andava na sua missão. Trant ainda se tornou mais desprezível ao constatarmos que, para além de assassino é também pedófilo. Qual será o próximo passo de Arya? Ela não enganou Jaqen e não nos esqueçamos que a sua Agulha continua bem escondida…

Muralha

Allister Thorne: You have a good heart, Jon Snow. It’ll get us all killed. 

Jon regressou. E com ele regressaram os problemas. Os irmãos continuam sem aceitar a vinda dos wildlings e os olhares que Olly deita a Jon deixam-me desinquieta. Mas será o pobre homem não terá um minuto de paz?!  Ele só quer fazer o bem e salvar o mundo, pelo amor de Deus, e parece que ninguém vê isso! O meu coração está contigo, jovem Stark (Targaryen?). Tu até sabes muita coisa. Sabes o que é melhor para o mundo e agora até sabes matar white walkers.

Dorne

Mas será que o Drogon não pode dar um fogozito aquecer o tão morno Dorne? As coisas têm estado tão calmas em comparação com o resto do mundo! Doran quer paz e resolveu a questão com Jaime de maneira muito civilizada, de modo a beneficiar as duas partes. Dorne deve ser o melhor sítio para se viver neste mundo de podridão.

Portanto, as coisas ficaram fixes entre eles e só bastou Bronn levar uma cotovelada no nariz para todos ficarem felizes.

Custa-me a acreditar que Ellaria e as Serpentes de Areia tenham baixado os braços. E Dorne vai aparecer no próximo episódio. Teremos mais ação?!

Algures no Norte

Que não restem dúvidas… Stannis está a dar tudo de si para conquistar o Trono de Ferro. Só não esperava que fosse tão longe. Por muito que me convença que já nada me pode surpreender, passam-me sempre a perna. Depois de tudo o que aconteceu, ainda havia dúvidas que D&D não se atreveriam a ir tão longe? A Sansa foi violada na própria casa, pelo filho do homem que traiu a sua família. Portanto, porque não fazer isto? Não é assim tão descabido quanto isso. Sabíamos que Stannis era um fanático. Ele queimou familiares vivos em Dragonstone. Enviou uma sombra para matar o irmão. Não chorou nem uma lágrima pela morte de Robert. Stannis é um excelente candidato ao trono e será um bom monarca se tiver oportunidade. Mas a que custo? O que restará da alma do veado se esse dia chegar?

Stannis seguir a mesma lógica de Tywin Lannister. Ele resolveu matar Robb Stark porque cortou o mal pela raiz e, em vez de matar milhares em batalha, chacinou o líder. Stannis acredita piamente nos poderes do Senhor da Luz. O pérfido do Ramsay conseguiu queimar suplementos e as hipóteses de sobrevivência eram escassas. Voltar à Muralha também não era solução. Muitos morreriam até chegarem ao destino. Então decide queimar a filha viva. Viu-se que a escolha matou parte de si, porém, ele sentia que não havia outra hipótese. Foi horrível e uma frieza inimaginável. Shireen é a criança mais adorável, inteligente e doce desta série. Era nela que via que a humanidade dos westerosi não era má de todo. Selyse maltratava-a, Stannis era um pai ausente. Não duvido que amasse a filha, mas ama mais ser rei. Nos livros, ainda nada disto aconteceu, mas parece que esta parte foi ideia de Martin, portanto…

Agora a questão é saber se este sacrifício valeu a pena. Sinceramente, nem sei se quero que resulte…

Meereen

É caso para dizer: HOLY MOTHER OF DRAGONS!

Até que enfim, até que enfim que a história de Dany dá uma volta verdadeiramente emocionante! A sua estadia em Meereen estava a perder o interesse aos poucos. Sim, ela estava com problemas em governar e em adaptar-se à cidade. Sim, ela teve que trancar os dragões. Sim, o Drogon – que era também o seu favorito – teimava em não voltar. Sim, Ser Barristan morreu. Mas o que nós queremos ver é Dany cumprir aquilo que anda a prometer desde a primeira temporada… voltar e conquistar Westeros como o seu antepassado Aegon e as irmãs-esposas Rhaenys e Visenya fizeram, com a ajuda dos dragões.

Ora, Daenerys abriu as arenas e parecia tudo menos feliz com tal decisão. Aliás, era engraçado ver o entusiasmo de Hizdhar a contrastar com o desagrado de Daenerys e Tyrion. Já para não falar da troca de palavras entre o grupo. Eles não pouparam as críticas (discretas, especialmente a de Tyrion), mas nada parecia abalar a felicidade do noivo de Dany.

Tal como era esperado, Ser Jorah alistou-se nos jogos. Há que dar mérito ao Mormont. Não há nada que ele não faça por Daenerys. E por muito que ela não o ame da mesma maneira que ele a  ama a ela, ninguém dúvida que há ali um enorme carinho. Dany pode nunca perdoar Ser Jorah por a ter traído, mas é incapaz de lhe ser indiferente. E logo agora que ele lhe salvou a vida!

Pois, pois é. Os Filhos resolveram surpreender a rainha nos jogos. Muito inteligente da parte deles. O plano teria resultado na perfeição se não fosse um certo dragão…

DROGON! Abençoado Drogon. Não sei se foi o cheiro de sangue ou se sentiu que a mãe estava em apuros, mas o que interessa é que ele voltou! Que momento tão épico. Ficará na história como um dos melhores momentos da série. Estava à espera de melhores efeitos especiais quando eles sobrevoam a cidade, mas não se pode ter tudo.

O que será de Missandei, Tyrion, Jorah e Daario? O que farão eles sem a rainha? Acredito que tenham sobrevivido, os Filhos só queriam Daenerys.

Nota: 9/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos