Game of Thrones – 05×05 – Kill the Boy
| 14 Mai, 2015

Publicidade

05x05 - Kill the Boy

05×05 – Kill the Boy

 

Contém SPOILERS. 

Maester Aemon: Kill the boy, Jon Snow. Winter is almost upon us. Kill the boy. And let the man be born.  

Para além de ter sido o melhor episódio da temporada até agora, este foi também um episódio de crescimento, de escolhas difíceis, que com certeza vão mudar o rumo da história muito brevemente. Daenerys Targaryen. Jon Snow. Duas personagens que estão em lados opostos do mundo. Ele na Muralha em Westeros. Ela em Meereen, em Essos. É provável que estejam ligados pelo sangue como foi implícito em Sons of the Harpy. Todavia, estes dois têm mais do que isso em comum. Jon é bastardo dos Stark e sempre foi tratado como tal. Sentia que não tinha lugar na família e partiu para a Muralha. Hoje é Senhor Comandante da Patrulha da Noite. Daenerys era uma das últimas descendentes da ancestral Casa Targaryen na primeira temporada mas vivia por favor em Pentos, visto a família ter caído em ruína quando Robert Baratheon e o seu exército mataram o Rei Louco e o príncipe Rhaegar. Tornou-se Khaleesi pelo seu casamento com Khal Drogo e hoje é Rainha de Meereen por mérito próprio. Duas personagens que vieram de baixo e foram subindo lentamente… para descobrir que estar no topo não é nada fácil…

Winterfell

Walda Bolton: It must be difficult for you being in a strange place.
Sansa: This isn’t a strange place. This is my home. It’s the people who are strange.  

Tal como suspeitava, Myranda está tudo menos contente com o arranjo do casamento de Ramsay e Sansa. E visto que não pode mudar as ideias do amado… resolve atacar a rival, mostrando Theon Greyjoy. Se isto não mostrar a Sansa que tipo de pessoa Ramsay é, não sei o que o mostrará. Mas a jovem Stark já demonstrou que não é parva nenhuma. O olhar de puro ódio e desprezo pelo noivo mostra bem que não está iludida. O castelo está recheado de inimigos mas a ajuda não está assim tão longe. Os empregados. Brienne (que espero que não se vire contra Stannis quando esse entrar em Winterfell!) e Podrick.

Entretanto, Ramsay e Roose preparam-se para receber Stannis Baratheon e o seu exército. Estou com expetativas muito altas relativamente a este confronto! Winterfell está claramente contra eles, mas os Bolton têm aliados no Norte. Serão suficientes para aguentar a liderança e o domínio nas terras que já pertenceram à nunca esquecida Casa Stark?

Muralha

Maester Aemon: A Targaryen alone in the world is a terrible thing. 

Jon, Jon, Jon. Ele ascendeu a Senhor Comandante na pior altura possível. Estou cada vez mais convencida que ele é o homem certo para o cargo. Jon luta por um bem maior. Odeia os Bolton pelo que fizeram à família mas aceita as oferendas deles porque é o melhor para a Patrulha. Odeia os Bolton e podia marchar com Stannis para Winterfell e recuperar o castelo e até tornar-se num Stark. Mas Jon sabe que o Inverno está a chegar e que a Muralha precisa de toda a ajuda necessária. Mesmo que isso signifique unir-se ao Povo Livre. Ele é o único que vê que não é altura para ressentimentos. É uma altura para sobreviver. Se os selvagens ficarem do outro lado da Muralha tornar-se-ão white walkers. Ninguém sabe ao certo quantos existem mas de certeza que não querem adicioná-los à soma. Só que os irmãos estão tão cegos pela raiva que não conseguem ver isso. Stannis vê (tanto que lhe emprestou os navios), mas sabe que Jon está a entrar em território perigoso.

Meereen

Então Grey Worm está vivo e nos cuidados de Missandei. Ser Barristan está morto. Por muito contente que esteja por o chefe dos Unsullied ainda respire, não posso deixar de concordar com Dany, que salientou a ironia daquela grande guerreiro ter morrido num beco de Meereen. Que fim tão estúpido para um homem como ele.

Assim, Daenerys recorre à sua tática habitual… violência. Só que desta vez, em vez de executar os chefes da família na praça pública usa os filhotes (mas que saudades dos dragões! Estiveram em alta nesta episódio). Agora sim ela mostrou quem manda. Eles começavam a subestimá-la, acreditando que ela perdera por completo o poder sobre Viserion e Rhaegal. Pelo que me pareceu, não é bem assim.

Foi preciso Missandei para Daenerys abrir os olhos de uma vez por todas.Resolve abrir as arenas e, para mostrar que faz parte da cidade, decide casar com Hizdahr. O rapaz não teve muita escolha na matéria, mas só um tolito recusava Dany. Basta olhar para ela. E se isso não for suficiente, visita outra os dragões.

Ruínas de Valyria

Nunca deixarei de ficar maravilhada com os cenários desta série. Há muito que queria ver as Ruínas e, apesar de a coisa ter corrido mal, quase valeu a pena Ser Jorah ter feito o atalho. Claro que as menções da doença greyscale não eram inocentes. Uma das personagens principais seria infetada. O ataque dos Homens de Pedra deixou-me com o coração nas mãos. Nos livros nada acontece a Tyrion mas com as mudanças que andam a ser efetuadas ninguém está a salvo! Mas no final foi Ser Jorah quem apanhou a doença. Que fará ele? Abandonará Tyrion à sua sorte e juntar-se-á aos Homens de Pedra ou levará o seu plano avante em entregar o prisioneiro a Daenerys?

Mas nem o ataque me fez levantar da cadeira. Eu já estava levantada. Foi breve e simples, porém, um dos momentos altos da temporada até agora foi Tyrion a ver um dragão pela primeira vez. Drogon. É a segunda vez que o vemos esta temporada. Quando é que ele volta para Dany?

Nota: 9/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos