Game of Thrones – 04×08 – The Mountain and the Viper
| 04 Jun, 2014

Publicidade

4x08 - The Mountain and the Viper

4×08 – The Mountain and the Viper

 

Contém SPOILERS

Sabem aquele sorriso que todos tínhamos desde a morte de Joffrey e de Lysa Arryn? Bom, pelo menos o meu desapareceu depois deste episódio. Eu já sabia que isto ia acontecer mas parte de mim sempre pensou que, com as mudanças dos livros que eles andam a fazer esta temporada, que esta luta fosse uma delas. Contudo, no fundo sabia que eles não mudariam nada tão significativo como isto…

Vamos lá à review do episódio que me deixou mais triste a seguir a Baelor na primeira temporada e The Rains of Castamere na terceira. Vamos lá despedir-nos do Príncipe de Dorne, Oberyn Martell, the Red Viper!

Mole’s Town & Muralha

Antes de irmos a King’s Landing, vamos fazer outras paragens. Os wildlings estão mais perto do que nunca de Castle Black e Jon e companhia já foram informados sobre isso.

Vimos novamente Ygritte a atacar Mole’s Town e a ter um breve encontro com Gilly (continuo a achar estúpida a decisão de Sam a ter levado para lá…). Apesar de todas as mortes, foi bom vê-la a poupar a vida de Gilly e da criança. Parece que o rancor e o ódio ainda não a consumiram completamente. Estou mais do que desejosa de ver o seu reencontro com o Jon!

Eddison Tollett: Whoever dies last, be a good lad and burn the rest of us because I am done with this world. I don’t want to come back.  

Com números reduzidos de homens para defender a Muralha, o que irão os irmãos fazer para evitar a invasão? Parece-me que só um milagre pode salvar a Patrulha da Noite e ele que chegue depressa antes que seja tarde… Os wildlings não estão para brincadeiras.

Moat Cailin 

Após a tentativa de Yara de resgatar o irmão, Ramsay resolveu marchar a Moat Cailin e conquistar o norte de uma vez por todas. Com a ajuda de Reek, ‘disfarçado’ de Theon Greyjoy, Ramsay engana os Ironborn e conquista a fortaleza.

Este episódio foi realmente macabro. Ver Reek agir novamente (mas não completamente) como Theon mostrou-nos mai uma vez a mudança total da personagem. Theon já não existe. Ele estava visivelmente apavorado por sair da sua zona de conforto.

Num episódio dominado pela excitação do combate em King’s Landing, esta cena passa quase ao lado. Isto não foi só mais uma conquista. Os Bolton são os senhores do norte. E Ramsay foi finalmente reconhecido como um Bolton. Se ele já tinha todo aquele poder sendo bastardo o que fará agora que foi considerado legítimo? Apesar de Ramsay e Joffrey serem parecidos em vários aspectos, o primeiro não é cobarde como o falecido rei de Westeros, o que o torna muito mais perigoso. Agora a pergunta é qual será o seu próximo passo…

No meio disto tudo, vamos finalmente ver Winterfell depois de ter sido destruído, desta vez dominado pela Casa Bolton… Não sei porquê, mas esta quote de Catelyn Stark veio-me à memória…

Catelyn Stark: There must always be a Stark in Winterfell. 

Meereen

Ser Jorah: I have loved you. 

Daenerys: I do not want you in my city, dead or alive. Don’t ever presume to touch me again or speak my name. 

Era uma questão de tempo até Daenerys descobrir a traição de Jorah Mormont. Demorou mas chegou e tudo graças à pena ‘mágica’ de Tywin Lannister. Se ele queria perturbar a rainha de Meereen, conseguiu. Jorah esteve com Daenerys desde o início e ela não vai engolir esta traição facilmente. Mas será que foi a decisão mais acertada? Ela está a fazer exactamente aquilo que Tywin esperava quando escreveu aquela carta.

Dany precisa de Ser Jorah. Ele pode não ter agido da melhor maneira e perdoá-lo seria dar parte de fraca mas já foi provado vezes sem conta ao longo dos anos que Jorah Mormont é das únicas pessoas que conseguem com que a jovem Targaryen veja a razão. Como reagirá Daenerys a esta traição a longo prazo? E o que está reservado para ele?

Apesar ter sido uma cena muito boa (excelente perfomance de Emilia Clarke) não terá sido demasiado apressada? Já foram mostradas cenas da história de Dany bem menos importantes e que duraram mais  tempo do que esta. Na minha opinião, a seguir à morte de Khal Drogo, este será o acontecimento que mais terá impacto na nossa Mãe dos Dragões (já agora, onde param eles?).

Vale of Arryn 

E não é que a nossa Sansa aprendeu finalmente o jogo? A doce, inocente Stark mentiu com todos os dentes que tinha para proteger Petyr Baelish e o ilibar da morte de Lysa Arryn. Parece que ela agora sabe exactamente quando mentir e quando contar a verdade. Afinal, a sua estadia em King’s Landing não foi em vão, ela aprendeu umas coisinhas! O discurso a defender Baelish foi brilhante, assim como revelar a sua verdadeira identidade.

Littlefinger: Better to gamble on the man you know than the strangers you don’t. And you think you know me?

Sansa: I know what you want.  

Ficámos sem saber o que é que ela sabe que ele quer mas, como já disse, a minha aposta está em Winterfell. Tal como Ramsay já disse há uns episódios atrás, se um dos Stark voltasse para Winterfell todos voltariam para o seu lado. E será também que Sansa tenha gostado (nem que seja só um bocadinho) da beijoca do Littlefinger? Espero que não; seria bastante creepy.

Já é a segunda vez que Arya chega demasiado tarde. No casamento de horrores onde ocorreu o massacre dos Stark, agora meros dias após a morte de Lysa… O timing dela não podia ser pior. Quem a pode culpar pelas gargalhadas?  O que será de Arya agora? Após quase uma temporada de viagem em vão, o que a espera?

Muitas temporadas depois, Arya e Sansa encontram-se no mesmo local após terem sido separadas em King’s Landing.Todavia, tal como aconteceu com Jon e Bran, recusam-se a reunir os Starks. Por um lado, ainda bem. Com duas Stark sob a sua alçada, até tinha medo do que poderia Littlefinger fazer…

King’s Landing

Ellaria: Don’t leave me alone in this world.

A história por detrás deste combate era muito simples, ao contrário do que acontece muitas vezes nesta saga. Oberyn queria vingança e a promessa de Tywin há uns episódios atrás não lhe encheu as medidas. O julgamento por combate de Tyrion foi a oportunidade perfeita para se vingar não só da Montanha mas também dos Lannister. Com excepção de Jaime, todos queriam ver Tyrion morto. Era perfeito.

Ellaria: You’re going to fight that?

Oberyn: I’m going to kill that.

Não o apelidavam de ‘Rep Viper’ por nada, tal como disse Tyrion. O príncipe de Dorne era conhecido por ser um dos melhores guerreiros de Westeros e este combate provou-o. Oberyn tinha tudo para ganhar, vingar a irmã e salvar Tyrion. Se o mundo fosse um lugar justo era isso que tinha acontecido.

Desde que chegou à capital que Oberyn queria uma confissão. Queria ouvir das bocas dos seus inimigos que tinham assassinado a sua adorada irmã. Ao longo dos episódios ouvimo-lo provocar Cersei, Tyrion e Tywin. Eu, pelo menos, adorei ouvir as suas boquinhas. Ele provocava os leões à espera que eles reagissem…  O casamento de Joffrey e Margaery foi só uma desculpa para vir acertar contas com os Lannister.

Oberyn: Elia Martell! You murdered her! You raped her! You killed her children! 

Esta teimosia levou Oberyn à morte. Ele distraiu-se e estava tão cego pelo ódio e pela sede de vingança que deixou-se matar quando o combate estava praticamente ganho (mais alguém teve flashbacks de Indigo Montoya em The Princess Bride?). Para ele ganhar não bastava e a vitória esteve tão perto! O príncipe sofreu a morte mais aterradora da série até agora e o facto de ter sido igual à da irmã é macabro…

Gregor Clegane: Elia Martell. I killed her children. Then I raped her. Then I smashed her head in… LIKE THIS!

Foi um excelente combate, já agora. As acrobacias de Oberyn e a sua destreza com a lança eram qualquer coisa de fantástico! As cenas podiam ter levado dias a gravar, mas ficou perfeito. Os produtores não perderam tempo nem desperdiçaram dinheiro em grandes efeitos especiais nesta cena porque as únicas reacções que interessavam eram as das pessoas que estavam na tenda real. Cersei não teve falas neste episódio e não foi preciso. A cara dela disse tudo assim como a de Tywin, que só abriu a boca para declarar a morte de Tyrion.

O que se avizinha agora para Tyrion? Será que terá o mesmo futuro que Ned Stark? O futuro, neste momento, não sorri para o mais jovem Lannister. Parece que é mesmo o fim de uma personagens mais adoradas em Game of Thrones… Ou será que George R.R. Martin nos reserva uma surpresa? Até era divertido vermos Tyrion ser salvo quando tudo parece perdido. Apesar de estar de rastos com a morte de Red Viper, não seria demasiada sorte (pelo menos no ponto de vista louco do GRRM) que o Duende escapasse à morte DUAS vezes num julgamento por combate? Hum…

Notas: 

Este era um dos episódios mais esperados da temporada. O Oberyn Martell de Pedro Pascal conquistou os espectadores e todos queriam vê-lo fazer justiça pela irmã. Após duas semanas de espera, saí desanimada mas com o sentimento de que assisti a um dos melhores episódios de toda a série. Não só pelo combate, mas pelos acontecimentos no Ninho, em Meereen e pelo ataque dos wildlings, que está mesmo, mesmo a chegar!

Ao longo do episódio, vimos vários objectivos alcançados, como a conquista de Moat Cailin, a chegada de Arya ao Vale e a segurança (?) de Sansa e deixa-nos a pergunta do que acontecerá a estas personagens agora que o arco da temporada supostamente terminou… A dois episódios do final, será que ainda aparecem? E o que é feito de Bran, Hodor e companhia?

Não sei se estou preparada para o nono episódio. Mesmo quando uma pessoa já sabe o que vai acontecer aquele friozinho na espinha continua lá… Até para a semana! (Será possível que só faltam dois episódios para o final da quarta temporada!?)

Nota: 9.7/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos