Fear The Walking Dead – 01×05 – Cobalt
| 29 Set, 2015

Publicidade

Contém SPOILERS!

O fim do episódio anterior prometia um episódio explosivo. Em adição àquele final, o nome Cobalt (para quem não sabe, Cobalt foi durante alguns tempos o nome provisório desta série), mostrava-nos que tudo estava direcionado para que se tratasse de um episódio excelente e com alterações significativas no status quo dos habitantes do refúgio dos subúrbios de Los Angeles, mas… não foi nada disso que aconteceu, já que o episódio se revelou, mais uma vez, com uma narrativa demasiado lenta.

Pouco há para falar do episódio já que, mais uma vez, a ação foi arrastada, traduzindo-se numa evolução lenta dos acontecimentos. Começando com Chris, o jovem está revoltado por ter sido abandonado pela mãe, fazendo com que voltasse ao seu estado de adolescente revoltado, situação de pouca dura. Isto porque Alicia desafia-o a visitar uma das casas mais luxuosas da safe zone, local onde experimentam roupas luxuosas e bebem um bom champanhe! A determinada altura há uma troca de olhares que me leva a crer que estes dois ainda se vão envolver no futuro. Esta dupla irá ainda desempenhar papéis chave graças à perspicácia e inteligência que têm vindo a demonstrar ao longo destes cinco episódios.

Já Daniel vai revelar bastante do seu passado enquanto “descasca” literalmente o braço do namorado da filha, com a conivência dele e de Madison. Isto porque querem saber onde estão Griselda e Nick. Apesar de não aprovar o método, confesso que Daniel e Madison são, até agora, os que melhor se adaptaram à nova realidade e perceberam que o mundo não voltará a ser o que era. Daniel acaba por forçar o “quase-futuro-genro” a confessar-lhe o que significa Cobalt, uma operação que os militares repetem com frequência na sua comunicação via rádio. Quando Travis chega, o choque abate-se sobre o grupo: a operação Cobalt refere-se à evacuação militar da região… após a morte de todos os civis que ficarem para trás, de modo a evitar que se convertam em zombies.

A incursão de Travis pelo exterior da vedação acaba por revelar o quão impreparado ele está para lidar com a nova realidade que o rodeia. Os militares iam levá-lo à clínica para que Nick e Griselda voltassem para junto dos seus. O problema é que um mix de zombies e rebeldes (aqueles que não se submetem às safe zones do exército) acaba por dizimar boa parte dos militares que se encontram na zona, acabando por eliminar o comandante Moyers, o que gera a anarquia entre os seus subalternos. Em suma, a ida à clínica é cancelada e Travis volta para casa para descobrir a verdade acima referida!

Na clínica acabamos por ver Liza singrar entre os escassos recursos humanos, acabando por ser elogiada pela Dr.ª Exner. Preocupada com Griselda, ainda a procura, mas a senhora está às portas da morte, o que a leva a aprender uma dura realidade: os que morrem podem voltar ao mundo dos vivos e há que danificar o seu cérebro para que tal não aconteça. Pelo que percebi, Liza aproveitará esta situação para ter a carreira médica que sempre quis! Por seu lado, Nick entra em ressaca e é ajudado por um homem misterioso que necessitará da sua ajuda brevemente.

Tivemos um episódio calmo, mas que mais uma vez terminou num cliffhanger que nos leva a acreditar que a ação entrará num ritmo alucinante de luta pela sobrevivência. Por outro lado, caso a série mantenha a narrativa habitual, a maioria dos acontecimentos será delegada para a segunda temporada, mas não vale a pena ficar a sofrer… esperemos pelo próximo episódio, o season finale, e vamos torcer para que tenhamos um episódio que nos corte a respiração e nos deixe ansiosos pelo regresso da nossa série.

Questões em análise:

  • Ao saber da operação Cobalt, irá Travis mudar a sua atitude e pegar numa arma? Significa isto que o grupo partirá em segredo para uma zona protegida, longe dos militares que têm ordens para os matar?
  • Andrew Adams, o namorado de Ofelia, vai sobreviver à tortura de Daniel? Juntar-se-à ao grupo, ou voltará para junto dos seus colegas militares para prosseguir com a operação Cobalt?
  • Voltará Liza para os seus? Ou seguirá a carreira médica?
  • Nick e o seu misterioso salvador conseguirão fugir do cativeiro?

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos