Falling Skies – 04×04 – Evolve or Die
| 15 Jul, 2014

Publicidade

4×04 – Evolve Or Die

4×04 – Evolve Or Die

Definitivamente estamos perante uma das séries com os melhores efeitos especiais alguma vez utilizados em programas televisivos. Com a chegada constante de atores de cinema ao mundo das séries, e com a qualidade crescente com que elas são feitas, já não é necessário sair de casa para ver boa ficção! Isto significa que adorei a entrada de Mira Sorvino nesta série pós-apocalíptica! Não fossem alguns aspetos mal delineados, estaríamos perante a melhor série de ficção-científica de sempre… A partir deste momento podem ser atacados por spoilers semitransformados em skitters!

No abrigo de Lexie

Com a chegada da mãe, Lexie tenta explicar-lhe que aquele lugar é mágico: tem tudo o que necessitam e há paz! Mas Anne diz que é uma questão de tempo até que os Espheni cheguem com os seus mechs e destruam tudo… Nota-se que o ambiente entre mãe e filha não será o melhor daqui em diante! Mas a conversa entre ambas é interrompida pela histérica Lourdes e Anthony: segundo as normas de Lexie, não poderão haver armas naquele local hippie… Para tentar acalmar os ânimos, Anne pede a Anthony que o grupo monte o seu acampamento nos arredores do espaço “sagrado”.

Um pouco mais tarde, Maggie e Ben vão contar a Anne o que realmente se passa: Lexie encontra-se em segredo com um Espheni! Lá parte o grupo para averiguar a verdade… Mas o que descobrem é pior do que pensavam: o Espheni trata Anne como “mãe” e ela apercebe-se que foi ele que colocou ADN alienígena no feto de Lexie durante a gestação! Com a ajuda de Ben, ele explica que alguns da sua espécie querem harmonia entre Espheni e humanos! Mas a estória não convence Anne que chama Anthony para o prender! Quando Ben “desliga” a comunicação com o Espheni grita que é tudo mentira, que os Espheni não querem a paz! Lexie, para proteger o seu mestre, usa os seus poderes para desarmar a mãe e os seus aliados, mas o Espheni entrega-se!

Um pouco depois este Espheni comunica com o que Tom queimou! Enquanto o Espheni queimado diz que não descansará enquanto não queimar Tom lentamente, o outro afirma que tem Lexie sob o seu comando e que ela é mais poderosa do que estava previsto! Refere ainda que ela está quase a atingir a maturidade e que a transformação começará… Neste momento a ingénua Lexie aproxima-se do seu mestre com um olhar muito doce! Temos então aqui duas hipóteses: Lexie não sabe dos seus verdadeiros planos, ou apoia mesmo aqueles que estão prestes a destruir o planeta dos seus pais…

A caminhada da Second Mass

Tom consegue chegar com o seu grupo ao armazém onde Cochise e as tropas Volm os esperam! Por pouco Tom não é alvejado por Shak… Finalmente aqueles que fugiram da prisão dos Espheni terão um pouco de descanso: Cochise conseguiu reunir alguns alimentos… Mas Tom não quer esperar e parte com Weaver e príncipe Volm para o centro de reeducação resgatar Matt. Hal fica no comando! Não havendo combustível, medicamentos, água e alimentos, há que procurar provisões… Mas a insegurança de Hal e o feitio de Pope chocam: o mauzão-salvador foge com a carrinha e o pouco combustível que restava…

Pope para numa quinta e encontra imenso combustível… Mas aparece a sua dona: Sarah (Mira Sorvino representa a versão masculina da personalidade de Pope). Enquanto bebem uma cerveja, ela confessa que o apocalispe foi o melhor que lhe aconteceu, ela odiava o emprego e a vida rotineira que levava! O que Pope não sabe é que foi drogado… A sorte dele é que quando Sarah está para partir, chegam mechs! Ambos conseguem fugir em direção ao armazém da Second Mass. Sarah ainda se tentou livrar de Pope, mas ele foi mais esperto e roubou-lhe as munições… Quando vê Hal, a dupla conta que escaparam aos mechs que caminham naquela direção! Hal deixa uma mensagem para o pai… E o grupo parte para as coordenadas identificadas pelo sinal que Lourdes transmite pelo rádio…

No centro de reeducação, Matt está numa cela isolada e fria! Kent, o líder de equipa, quer saber quem iria fugir com ele… Embora hesitante, Matt não revela o segredo!

Tom, Cochise e Weaver chegam ao centro de reeducação e reparam que está bem guardado por skitters! Já Weaver anda desconfiado… Sente que estão a ser seguidos! A determinada altura, um ser grotesco ataca Cochise e ele tem de entrar em estado de regeneração, ou seja, não vai ajudar no resgate de Matt… Já de noite, a dupla entra no centro, mas depressa as crianças fazem soar o alarme! A sorte é que aparece Mira que leva Tom até à cela onde Matt se encontra, aqui ele dá uma tareia em Kent que estava a agredir o seu filho… Para Tom e Matt fugirem, Mira distrai os skitters e fica para trás…

Já Weaver seguiu outro caminho! Fica inconsciente e quando acorda repara que o ser estranho está a observá-lo… Aparece um skitter e o ser salta para defender Weaver! A dupla mata o skitter e pela primeira vez visualizamos a face do monstro: é Jeannie, a fillha de Weaver foi uma das cobaias usadas no estudo de transformação de humanos em skitters… Ela morre nos braços do pai! Reparamos também que a mutação dela não era perfeita.

Com Cochise recuperado, só resta esperar que Weaver apareça… E depressa ele chega completamente alterado: contou ao grupo que a sua filha era o ser que os seguia! Mas que o plano dos Espheni tem uma falha, os skitters humanoides mantêm as recordações  da sua vida humana…

Por aqui terminou o episódio… Se não fosse a previsibilidade dos próximos acontecimentos e a facilidade com que a família Mason se vai reencontrar, esta temporada seria excelente! Por outro lado, adorei os efeitos especiais do encontro entre os mestres Espheni… E a expetativa da transformação de Lexie mostra-nos que ainda vamos ter acontecimentos importantes nesta temporada. Não posso deixar de referir Sarah – Mira Sorvino no seu melhor!

Questões habituais:

– Sarah é a cópia de Pope… Isso quer dizer que temos casalinho? Esta dupla deixa-me bem disposto!

– Lexie está em fase de transformação… O que se vai tornar ela? Vai apoiar o Espheni ou a família?

– Quantos episódios teremos até à reunião da família Mason?

– Anne vai deixar o Espheni viver?

– Shak vai ser o “Volm-buddie” de Hal? Tom tem o seu Cochise…

– Para quando o resgate de Mira? Matt ficou desolado por deixar a namorada no centro de reeducação…

– Jeannie pertence à versão final dos skitters humanoides? Não me pareceu um ser devidamente desenvolvido…

Nota: 8.5/10

Rui André Pereira

Já agora, conhecem a página Portuguesa dedicada à série? Façam GOSTO: Falling Skies Portugal

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos