Constantine – 01×01 – Non Est Asylum (Pilot)
| 31 Out, 2014

Publicidade

1×01 – Non Est Asylum (Pilot)

1×01 – Non Est Asylum (Pilot)

Contém Spoilers.

Chegou a estreia de “Constantine”, uma série promovida pela NBC e adaptação dos comic books, que tem como personagem principal um exorcista condenado ao inferno e com um humor negro bastante apurado.

Muitos de vocês já devem ter lido a review do piloto, que foi publicada no site a 8 de Julho, e, se ainda não leram, aconselho a leitura, está muito bem feita! As diferenças entre o piloto que saiu no Verão e o episódio que estreou na sexta-feira passada foram poucas e quase no final do mesmo, mas como todos sabem, são os pequenos pormenores que fazem toda a diferença…

O episódio começa em Ravenscar Asylum, um asilo onde John Constantine entrou por opção, com o objetivo de se refugiar da sua vida de exorcista, após falhar na tentativa de salvar Astra, uma menina de 9 anos, capturada pelo demónio Nergal e condenada ao sofrimento eterno no Inferno.

Tudo continuaria assim sossegadinho (e sem “animação”) até John se deparar com um dilema… Num dos compartimentos do hospício, uma mulher está possuída enquanto pinta numa parede cheia de baratas. Surge então a dúvida do exorcista: intervir ou não intervir? A decisão é tomada quase instantaneamente e começa uma cena de ação empolgante! Após expulsar o demónio do corpo da vítima com encantamentos, John encontra escrita na parede a frase “Liv morre”. É então que se apercebe de que não pode simplesmente esquecer o passado e sai de Ravenscar Asylum para deitar mãos à obra… Que comece a diversão!

Chega a altura de conhecermos esta tal Liv, uma rapariga aparentemente comum, mas que tem um dom que desconhece (mais tarde descobrimos qual). Quando vai a sair do trabalho, ao dirigir-se para o carro, Liv é atacada por uma entidade estranha! O chão começa a tremer, abre e quase a engole. Aparece então John durante esta cena de terror e faz uma breve apresentação a Liv, que não vai na conversa de este é um “mestre das artes ocultas”.

John decide explorar a brecha que quase engoliu Liv e é dentro desta que se aparece Manny, um anjo enviado para o proteger. Manny avisa então o exorcista de um futuro apocalipse (mal posso esperar por isso)… o mundo será invadido por uma grande vaga de demónios! O anjo também pede a Constantine que continue a sua missão de exorcista e que se junte a este numa difícil batalha contra estes seres malignos.

Mais tarde o terror volta em peso! Uma amiga de Liv morre de uma forma bastante demoníaca e, como se não bastasse, Liv vê esta acordar, obviamente possuída, o que a convence a ir ter com John Constantine. Este conta-lhe a verdade sobre o seu pai (a quem tinha prometido protegê-la) e ajuda-a a despertar o dom que herdou deste, a capacidade de ver os mortos. Junta-se à série Chas, um amigo e companheiro de John, que protegeu Liv na noite anterior com um encantamento.
John leva então Liv à casa/cave do pai, equipada com tudo o que envolve magia e encantamentos e mostra-lhe um mapa especial! Com a ajuda de um colar deixado pelo seu pai, Liv aprende a sua primeira magia, libertando sangue para o mapa e encontrando o lugar onde demónios estão a causar problemas. Descobre-se então que o demónio que a atacou se chama Furcifer e tem o poder de controlar a eletricidade. É engendrado então um plano para o capturar, e Liv servirá como isco!

A caminho aparece novamente Manny e foi aqui que a minha curiosidade disparou! Numa conversa ficamos a perceber que John está condenado ao inferno, mas o anjo dá a entender que talvez exista uma oportunidade de se salvar, mas quando o exorcista quer esclarecer tudo, Manny desaparece!

John quer resgatar um ajudante para realizar o seu plano para enviar para o inferno Furcifer, Ritchie Simpson. Ritchie é um professor de metafísica e hacker que também assistiu à condenação de Astra e que ainda se encontra traumatizado. John demora a convencê-lo a alinhar, mas acaba por conseguir.

Inicia-se então o plano. No cimo de prédio John Constantine desenha um símbolo onde Liv entra. A intenção é fazer o espírito entrar no círculo e ficar lá preso, de forma a John ganhar tempo para mandá-lo de volta para o Inferno com encantamentos, enquanto Ritchie desligava toda a energia da cidade. Mas nem tudo corre bem… Após entrar no símbolo, Furcifer chantageia John e quase o convence a desistir, mas faltou o quase, e o demónio acabou por ser lançado para onde devia estar.

Ritchie fica responsável por levar Liv a casa. Liv pergunta-lhe mais sobre Nergal e Astra. Astra era filha de um amigo de John e teria sido possuída por um demónio. John, determinado a combater fogo com fogo, invocou um demónio ainda mais poderoso, Nergal, para que capturasse o demónio inferior. Mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro, literalmente, e Nergal levou Astra consigo em vez do demónio.

Ainda de volta a casa, Liv assiste a uma situação que a assusta, um rapaz morto por um demónio e uma mãe desesperada que não consegue perceber quem seria capaz de fazer algo assim… Esta visão deixa-a perturbada.

A partir daqui chega a grande alteração do piloto anterior. John está num bar quando Chas chega com a notícia da fuga de Liv e com uma mapa na mão. Antes de se ir embora, Liv teria marcado o mapa, com o feitiço que tinha aprendido, todos os lugares invadidos por demónios, para que o exorcista continuasse a sua busca. No entanto a fuga de Liv não era uma novidade para John, aliás, era resultado do seu plano, uma vez que prefere trabalhar sozinho. Sei que há pessoas que gostaram desta alteração e pessoas que preferiam que Liv continuasse presente na série, mas como já sabem, são livres de comentar as vossas opiniões e terei gosto em recebê-las. Pessoalmente, a alteração não me afetou muito, visto que ainda não me tinha afeiçoado muito a esta rapariga e não me parecendo que a qualidade da séria vá ser alterada. Acho que o John e o Chas são o suficiente para dar cabo dos invasores.

O rumo que Constantine está a tomar deixa-me impaciente que cheguem os próximos episódios. Ainda bem que o vou ver amanhã! Tantas questões, tantas coisas por descobrir! Será que há hipótese de John se salvar? Conseguirá John vingar-se de Nergal e até mesmo trazer Astra de volta, como tanto deseja? Qual será o próximo passo do exorcista no combate ao mal? Só nos resta esperar…

Nota: 10/10

João Miguel

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos