Better Call Saul – 01×02 – Mijo
| 15 Fev, 2015

Publicidade

01x02 - Mijo

01×02 – Mijo

A aparição de Tuco Salamanca no passado episódio foi um dos pontos altos do mesmo, especialmente por sabermos que o mesmo não gosta de ser enganado e ser apanhado no meio de um esquema destes não daria muito bom resultado para Jimmy e companhia.

Como podemos ver pelo pequeno recuo na história, o ponto de partido para toda a zanga de Tuco foi o desrespeito que os rapazes tiveram para com a sua avó. Depois aprece Jimmy a confirmar a existência de um esquema para lhe extorquir algum dinheiro e vamos parar ao tão conhecido deserto de Breaking Bad (peço desculpa mas as referências a esta série são quase inevitáveis).

E é aqui que se dá a melhor sequência de cenas que este segundo episódio nos proporcionou. Ver Jimmy a tentar demover Tuco de uma execução demasiado gravosa foi absolutamente maravilhoso.

O advogado percebeu desde o principio que apesar de tudo, Tuco quer se afirmar como uma pessoa justa e explorou este ponto para conseguir a melhor resolução possível para as pessoas que ele envolveu neste esquema. Utilizando as palavras do próprio Jimmy, ele conseguiu ser um dos melhores advogados e reduzir uma pena de morte para uma condicional de 6 meses, apenas com uma perna partida para cada um dos skaters.

Mas esta pequena passagem da vida do nosso protagonista deixou a suas marcas, quer psicológicas, quer para o rumo que a vida do mesmo vai tomar no futuro. Vimos o seu efeito psicológico com o seu desconforto no restaurante, fazendo-lhe lembrar do que aconteceu aos rapazes por sua culpa.

Mas o efeito mais condicionador da história é a sua envolvência no mundo do crime, mundo esse do qual ele não quer ter nenhuma interferência, para já. Vemos que a sua vida como advogado oficioso continua na mesma rotina de sempre, defendendo casos que mais nenhum profissional quer pegar.

Mas o mais razoável dos traficantes presentes no deserto regressas e promete virar a vida de Jimmy de pernas para o ar. Utilizando a motivação inicial do esquema de Jimmy, ele pretende roubar os 1.5 milhões de dólares que o alvo inicial de Jimmy desviou. E para isso quer que o advogado lhe revele onde para esse dinheiro, a troco de 10% do montante.

Mas afinal o que se passou com Chuck? Faço-me esta interrogação depois de toda a paranoia que a personagem tem pelos telemóveis. Vemos que ele vive numa espécie de vida minimalista, utilizando uma iluminação digna de uma acampamento e não ficou muito contente quando o irmão lhe perguntou se tinha leite.

Uma nota final para o relacionamento que nos tem sido apresentado entre Jimmy e Mike Ehrmantraut. Sabemos que no futuro Mike será um dos homens de confiança de Saul Goodman, mas por enquanto o que vemos é uma relação de ódio por parte de Jimmy, por causa dos stickers, e que nos tem valido umas boas gargalhadas.

Nota: 8/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos