Better Call Saul – 01×01 – Uno (Pilot)
| 13 Fev, 2015

Publicidade

Pois é pessoal, a estreia do tão aguardado spin-off de Breaking Bad chegou e vamos dar as boas vindas a Better Call Saul. A premissa para esta série é narrar a vida que o corrupto advogado Saul Goodman tinha antes de conhecer Walter White e Jesse Pinkman.

A série começa com uma intrigante sucessão de cenas que nos mostram um Saul de bigode, a trabalhar num simples café e que possui uma vida solitária e triste. A sua vida como advogado parece ter terminado e ele vai relembrando os seus tempos de glória com a visualização dos mais variados anúncios televisivos que Saul possuía, como uma enorme sensação de nostalgia.

Contudo Saul Goodman não será a base desta série, mas sim Jimmy McGill, um advogado que se encontra ainda nos primórdios da sua vida profissional, a desempenhar o papel de advogado oficioso e a defender aqueles que não têm posses para pagar a um advogado particular.

A sua vida não é tão confortável como a que estávamos habituados a ver. Ele ainda não possui um escritório de advocacia digno desse nome, tem alguma dificuldade em encontrar casos interessantes para defender e como não poderia deixar de ser, a sua vida financeira não é propriamente a melhor.

Possui um irmão que deixou um grande escritório de advocacia sem se saber muito bem porquê e que continua a receber em casa o seu salário mensal, com a intenção de um dia mais tarde voltar a trabalhar no lugar que lhe pertencia. Jimmy não está muito à vontade com esta decisão, tentado mesmo convencer os sócios do seu irmão a lhe pagar uma indeminização para que Chuck não volte a pôr os pés naquele escritório.

Uma das características que mais gostava em Saul Goodman era a sua queda para a comédia. Ele era o comic relief de Breaking Bad e essa postura que tanto gostava nele está entranhada nele desde muito cedo. Para quem não sabe Bob Odenkirk tem algum tipo de formação em comédia e isso faz com que ele possa desempenhar este papel de uma forma muito mais convincente.

Vemos que a sua queda para as trafulhices vem já desde muito cedo e isso começa a visível a partir do momento que ele se cruza com aqueles rapazes que lhe tentavam sacar algum dinheiro com uma simulação de atropelamento. Acreditem que me ri como um desalmado com a reação que Jimmy teve ainda dentro do carro quando levou com uma pessoa em cima do seu capô.

E é a partir daqui que as coisas começa a ficar mais interessantes, com a brilhante ideia que Jimmy teve em se aliar aos skaters na tentativa de burlar as pessoas da mesma forma que ele quase foi burlado.

O plano inicial parece ter tudo para dar certo mas a verdade é que as coisas não correram tão bem como tinham pensado e acabam por se envolver com a pessoa errada. Eles lá seguem o carro até ao seu destino, na tentativa de conseguir algum lucro com todo aquele plano marado, e deparam-se com uma cara bem conhecida da nossa parte. O traficante de droga Tuco Salamanca é o filho da senhora que seguia dentro do carro e como é óbvio ele não achou muita graça ao que Jimmy e companhia queria.

Depois do enorme sucesso que Breaking Bad teve, as expectativas sobre Better Call Saul são enormes e pode não conseguir corresponder ao que alguns fãs estão à espera. Contudo convém deixar claro que estamos perante uma história completamente nova e que pode ser seguida por quem não conhece o universo de Walter White. Mas para os que conhecem a vida do professor de química a experiência desta série será muito mais prazerosa.

Pessoalmente gostei bastante do que vi e acredito que a série tenha o potencial necessário para poder vingar com o passar do tempo. Tenho de admitir que os primeiros 20 minutos são um pouco lentos, mas quando Jimmy começa com os seus planos as coisas melhoram significativamente e a história começa-se a desenvolver muito mais fluidamente.

Nota: 8/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos