Arrow – 04×09 – Dark Waters
| 12 Dez, 2015

Publicidade

Sem Ho Ho Ho para a Team Arrow

Depois de um excelente crossover e de vermos terminada a construção para Legends of Tomorrow, estávamos à espera que Arrow voltasse para a sua história principal e se focasse no que se passa em Star City, e foi exatamente isso que aconteceu. Nada de fillers, plots confusos ou desilusões, este episódio e esta midseason finale tiveram tudo o que podíamos desejar e aquele final… já lá vamos!

Oliver Queen versus Darmien Darkh, basicamente foi isto que tratou este episódio. Depois de Oliver desafiar Darkh e decidir limpar Starling Bay vemos a retaliação do vilão sob a forma de um drone a disparar sobre tudo o que mexe. Mas Oliver não ficou parado e realmente estou a gostar da forma como Oliver (excluindo o Green Arrow) está a assumir um papel de herói por si mesmo e como se começa a tornar um farol para as pessoas da cidade. Oliver decide contar à imprensa que quem está por detrás dos ghosts é Damien Darkh, pintando assim um alvo no vilão (e nele próprio também). Neal McDonough, já disse isto, mas repito, é excelente como vilão. E esta semana pudemos ver muito da sua performance. Apesar de Darkh ter sido desmascarado para o mundo isso não o afetou nem um pouco, este é um vilão que não tem problemas em assumir-se. Ele decide invadir a festa de Oliver, dar-lhe um K.O. e raptar todos os que lhe são importantes: Thea, Diggle e Felicity.

O plano é matá-los numa câmara de gás e nem quando Oliver se entrega isso faz Darkh mudar de ideias. Depois temos aquele momento em que todos estão para morrer (aquela troca silenciosa de “amo-te” entre Oliver e Felicity) e tu sabes que algo vai acontecer para salvá-los, mas isso nunca mais acontece… a cavalaria chega com Malcolm Meryln vestido de Green Arrow e Black Canary a rebentar os vidros da câmara de gás com o seu Grito de Canário. Nestes últimos episódios a aparição de Black Canary é sempre bem-vinda com momentos de ação espetaculares ou salvamentos emocionantes. E que tal o team-up de Laurel e Malcolm? Inesperado, hein? Mas agora que Sarah foi ressuscitada acho que a sede de vingança de Laurel foi adormecida e se, por acaso, Malcolm sempre descobrir a cura para a bloodlust cheira-me que tudo será esquecido e deixado no passado. Malcolm vestido de verde tem estilo. A luta entre ele, Darkh e Ollie foi um dos melhores momentos do episódio. Apesar de Darkh ter dado um golpe violento à Team Arrow e ter mostrado a Oliver o que ele tem a perder se se opuser a ele, Darkh sofre também a sua primeira e derradeira derrota. Com o quê? Ah, setas explosivas! Tinha de haver um upgrade no arsenal do Green Arrow, senão seria impossível combater vilões como Darkh.

Apesar da seta explosiva mesmo na cara, Darkh sobrevive e, enquanto Oliver está a dar o seu discurso de que a ameaça foi vencida e pede Felicity em casamento em direto na tv (claro que ela aceita), vemos mais alguns pormenores interessantes da vida de Darkh. Primeiro Darkh tem uma mulher e filha (hm, isto é uma surpresa); segundo, ele encontra-se com os seus parceiros da Colmeia e revela parte dos seus planos, o “Genesis Project”, que envolve não só apagar Star City do mapa, as algas especiais de Starling Bay, mas também um bunker com um campo gigante de trigo que servirá para a futura reconstrução/colonização. Isto não só revelou finalmente umas pequenas luzes sobre o que Darkh pretende, mas levantou também uma série de novas questões. Este projeto terá alguma coisa a ver com os comics Genesis? Veremos alguma coisa de New Genesis, New Gods e Darkseid? Isto indicaria que Darkh está a preparar uma invasão alienígena e que os seus poderes são mais alien do que místicos. Por um lado, explicaria a razão por que Malcolm, que percebe tanto do sobrenatural, parecer não saber nada dos poderes de Darkh. Mas a temporada, com Reiter na ilha, a aparição de Constantine, a bloodlust, parece inclinar-se mais para fenómenos sobrenaturais do que alienígenas… não me parece muito provável que haja uma relação direta com Genesis, mas nunca se sabe.

Neste episódio vemos ainda Diggle a tentar obter informações de Andy, mas se algum dia existiu um irmão mais idiota, esse irmão seria Andy. Que se passa com a loucura dele? Como Diggle diz, o controlo de Darkh sobre ele já lhe saiu do sistema, logo porque é que ele continua assim? Como momentos de entretenimento mais leves e divertidos tivemos a revelação de que Donna e Lance namoram e a descoberta de Donna do anel de casamento que Oliver arranjou para Felicity há três meses atrás. Isto levou a momentos de comédia/drama com Felicity a tentar (mas a falhar) fazer de conta que não sabia do anel e depois a confrontar Oliver com isso, mas de uma maneira leve e sem uma grande discussão (isso ficará guardado para a revelação do filho dele).

O flashback para Lian Yu não trouxe grandes novidades esta semana (pensei que íamos ter uma cena do género de Lara Croft: Tomb Raider – O Berço da Vida com o tubarão, mas infelizmente não. Ohhh), mas o foco do episódio também não estava aí (até podiam não ter mostrado nenhum flashback esta semana). Vimos Oliver a voltar ao barco Amazo e recuperar uns papéis que o ajudarão a perceber quais os planos do Barão Reiter (ou não, já que Conklin finalmente o desmascarou como espião). Precisamos de um episódio inteiramente, ou quase, dedicado à ilha para percebermos verdadeiramente o que lá se passa.

Eis que chegamos ao cliffhanger… Oliver faz o seu anúncio, pede Felicity em casamento e seguem na limusina para casa, felizes da vida. Até que a limusina é atacada e feita queijo suíço com tanta bala que levou. Oliver segue para o lugar do condutor, consegue fugir, mas… uma das balas acertou em Felicity. E o episódio acaba com Felicity nos braços de Oliver a esvair-se em sangue. Primeiro ponto, que tenho visto muito gente a referir e com o qual concordo, apesar de Oliver achar que Darkh estava morto, a Colmeia tem mais gente e os ghosts por si podiam tentar vingar-se. Qual foi a ideia de a limusina não ter nenhuma escolta? E depois, acham que descobrimos quem estava naquele enterro, terá Felicity morrido mesmo? Terá isto sido a maneira que os produtores acharam de terminar a Olicity de que tantos fãs se queixavam? São da opinião de que um super-herói “não fica com a rapariga”, ou seja, ser casado está fora de questão?

Por agora teremos de esperar por todas estas respostas a martelar-nos a cabeça e apontar no calendário o dia 20 de janeiro, que será quando Arrow regressa. Deixem as vossas opiniões e vemo-nos em breve.

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos