The Walking Dead – 08×16 – Wrath
| 18 Abr, 2018

Publicidade

[Contém spoilers]

“My mercy prevailed over my wrath”.

E assim terminou uma atribulada temporada de The Walking Dead. Tenho de confessar que já estava mesmo com muitas saudades de um episódio assim.

Wrath foi, para mim, sem dúvida, o melhor episódio da temporada e fico contente por os produtores/argumentistas/showrunners se terem empenhado para nos darem este final de temporada. O episódio teve suspense, ação (de qualidade) e surpresas. Passei por um misto de sensações a ver esta season finale, como já há muito não acontecia com TWD.

Pode-se dizer que o foco de todo o episódio foi aquilo que Carl escreveu nas suas cartas a Rick e Negan, embora só se perceba isso já no fim do episódio. Se, por um lado, percebo o porquê da morte de Carl, por outro continuo bastante revoltada. Nesta temporada, Carl foi a única personagem que não me fez odiar ainda mais a série, embora este episódio tenha restaurado alguma da minha fé nela.

Tenho a dizer que estava pronta para ver Rick e companhia caírem diretamente na armadilha de Negan e as coisas enveredarem pelo pior. No entanto (e continuo a odiá-lo com todas as minhas forças!), Eugene salvou o dia com aquele truque que, tenho de admitir, foi mesmo muito bom. Já me tinha passado pela cabeça que ele pudesse sabotar as balas de alguma forma, mas é o Eugene e ‘confiança’ é uma palavra que não se lhe pode associar. Embora gostasse de o ver morto, porque na verdade é isso que ele merece, fico de alguma forma contente por o personagem se ter redimido.

Nunca, mas mesmo nunca, pensei que Rick poupasse Negan. Fiquei em choque quando Rick cortou a garganta a Negan! E depois fiquei ainda mais chocada quando disse a Siddiq para o salvar. Depois de tudo o que este vilão fez as nossas personagens passar, a sua morte era algo mais do que esperada, ainda que, por outro lado, a sua personagem fosse algo de fascinante. É daqueles vilões que se pode dizer que fizeram um bom trabalho. Contudo, Rick decidiu honrar Carl, a sua bondade e o seu desejo por um ‘mundo novo’ onde não seja preciso andar sempre em guerras e a matar pessoas.

Mais uma vez, tenho a dizer que estou do lado de Maggie e a reação dela foi a minha. Vá lá, Rick, a sério que de todas as pessoas que mataste, sendo que muitas delas nem mereciam morrer, decides poupar Negan?! Negan, que matou Glenn! (Sim, ainda não superei a sua morte e acho que nunca vou conseguir superar). Que matou Abraham! Que torturou muitos dos teus companheiros, incluindo Daryl! Percebo que quisesses fazer uma última ação em memória de Carl e que pretendas usar Negan para dar o exemplo, mas o plano de Maggie, Jesus (que não estava à espera, uma vez que ele quer sempre salvar toda a gente. Jesus virou… Judas?) e Daryl deixou-se curiosa. Sem dúvida que será uma das principais storylines da próxima temporada e só espero que os encarregados da série façam um bom trabalho.

Por se falar em Maggie, algo que me tem incomodado, e a muitos fãs, é o facto de não haver qualquer sinal de barriga de grávida! Não tenho a certeza quanto tempo se passou entre a descoberta da gravidez e o momento atual, mas creio que já deveria haver algum sinal. Nem que fossem os enjoos matinais! Foram várias as vezes em que esqueci completamente que é suposto ela estar grávida. Mas enfim, na próxima temporada de certeza que isso também será desenvolvido.

Outra personagem que merece um comentário é Morgan. Da 7.ª temporada para cá, Morgan tem diminuído a sua qualidade. Era um personagem que me interessava mesmo e de quem gostava e agora tornou-se desinteressante, sempre a queixar-se, sempre com os discursos filosóficos. Até já visões de mortos tem! Espero que a sua despedida no fim lhe traga algo de melhor.

Mas parece que as coisas se estão a endireitar e o ‘mundo novo’ que Carl imaginava está no início da sua construção. Hilltop e Kingdom aliaram-se a Oceanside (finalmente) e até o que resta dos saviors parece ter passado para o lado da luz. Sinceramente, acho que só uma mão cheia deles, que inclui Alden e os que o acompanharam, é que estão mesmo dispostos a manter a paz. Alguém que seguiu Negan e que acreditava realmente nas suas ideias, como Laura, dificilmente se vai esquecer desse modo de vida. Ainda para mais com Negan vivo e quase a apodrecer numa cela para o resto da vida!

Penso que com o ponto em que a história ficou, há razões para querer ver mais uma temporada, mas penso igualmente que já se está a arrastar demais e talvez seja tempo de chegar a um fim para esta narrativa que nos acompanhou durante oito anos. Há que admitir que a qualidade simplesmente já não é a mesma das primeiras temporadas e a história é sempre igual.

Até à próxima temporada!

Beatriz Caetano

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos