Rellik – 01×01 – Episódio 1
| 17 Abr, 2018

Publicidade

[Contém spoilers!]

Rellik é a nova minissérie de investigação da BBC em parceria com a Cinemax e foi criada pelos irmãos Harry e Jack Williams.

O nome tem um significado bastante interessante: Rellik traduz-se na palavra killer (assassino/homicida) ao contrário e por aí surge toda uma nova página no mundo das séries que passarei a explicar.

A série retrata a história de um serial killer que ataca as vítimas com ácido sulfúrico deixando-as  completamente desfiguradas, chegando mesmo a matá-las. Gabriel Markham (Richard Dormer) conhecido por interpretar Lord Beric em Game of Thrones, foi uma das vítimas deste homicida que acabou por sobreviver ao ataque. É também o inspetor chefe da investigação que a polícia está a fazer sobre o serial killer que provocou o atentado. E pronto, é isto, não fica muito por dizer.

Agora pergunto: já viram ou ouviram falar do filme Memento? Pois, tenho uma novidade para vocês, Rellik tem uma narrativa apresentada ao contrário, ou seja, do fim para o início, por isso o episódio começa quando a polícia supostamente abate o assassino e o caso fica resolvido.

Basicamente, na primeira cena surge “10 horas antes”, depois de estarmos quase a terminar essa mesma cena surge: “5 horas e 30 minutos” antes da cena das 10 horas, ora já vão em 15 horas e 30 minutos antes… Fácil de perceber o conteúdo? Talvez para os mais perspicazes e que gostem de coisas que deem volta ao intelecto!

Foi uma coisa que me fez imensa confusão. Sou fã de séries de investigação e gosto de perceber tudo, gosto de assistir aos pormenores que são vistos pelos detetives, etc., e o facto de ser do fim para o início torna-se complicado de ver e fica-se sem se perceber certas coisas e certos pormenores, como estou a dizer.

Não me interpretem mal, gostei deste primeiro episódio, está extremamente bem realizado e no geral está bem conseguido. Aliás, é mil vezes melhor que o filme Memento; no entanto, a meu ver, numa série de investigação, os pontos devem estar muito bem colocados nos ‘is’ e neste primeiro episódio houve muita coisa que ficou por dizer.

Em termos gerais as críticas foram mistas: há quem adore o tipo de estilo apresentado e há quem não consiga de todo aceitar o conceito. Eu faço parte do segundo grupo, sabendo no entanto reconhecer a excelente realização e dando os parabéns à interpretação de Richard Dormer. No que diz respeito às restantes personagens, eram meramente secundárias e com pouco teor para que seja necessário falar delas, inclusive o próprio suposto assassino, Steven Mills (Michael Shaeffer), que até considero que tenha feito uma boa performance, mas sem grandes ovações.

Também vou ser sincera, se a série não fosse em sentido contrário era só mais uma série de investigação, não trazendo nada de novo para o género, portanto percebe-se onde os criadores pretendem chegar e até onde querem ir.

Margarida Rodrigues Pinhal

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos