Excursões Air Lino – 01×01 – Anita ao Volante (Piloto)
| 05 Jan, 2018

Publicidade

[Contém spoilers]

Custo baixo, aldrabice alta

Desde há dois anos para cá que a RTP decidiu apostar no formato de séries com selo nacional e as surpresas têm sido muitas e boas. De tal forma que as Excursões Air Lino surgem como a vigésima série do canal televisivo, produzida pela empresa Até ao Fim do Mundo.

Mário Botequilha e Filipe Homem Fonseca (que, em conjunto com Nuno Markl e outros, é um dos responsáveis pela esperada série 1986, também a estrear na RTP1 em março) juntam-se mais uma vez como guionistas para nos trazer esta série de comédia; das suas colaborações prévias resultaram séries de que se poderão recordar como Bocage, Dia do Regicídio e Viver É Fácil.

Então e do que trata a série? Viagens baratas, com tudo incluído e ainda a apresentação de produtos inovadores vendidos pela empresa que organiza a viagem. É o género de aventura que se revela ser a perdição para a terceira idade que tem assim a oportunidade de sair de casa, conhecer novas pessoas, conversar, conviver e conhecer o glorioso país que é Portugal. A sinopse é à primeira vista simples, mas a mensagem da série esconde uma caricatura mais profunda, inserindo-se numa categoria de tragicomédia em que estão presentes alusões à triste realidade em que muitos idosos vivem atualmente no nosso país, assim como uma crítica a empresas charlatãs que prometem mundos e fundos e se aproveitam da ingenuidade dos mais crédulos.

Neste episódio piloto seguimos a excursão às caves do vinho do Porto com um atropelamento afortunado, uma caricata paragem para bifanas, um passageiro inesquecível e uma excursão em que o verdadeiro sonho de Lino nos é revelado: ser o dono da TAP!

Com uma boa banda sonora e talentos no elenco como Rui Unas (no papel de Lino) e Dânia Neto (no papel de Anita), é uma pena que o enredo pareça ter alguma dificuldade a arrancar e que vá andando um pouco aos solavancos. A ideia base é boa, o trailer é cativante, na realização também não há grandes queixas e apesar de parecer haver tudo para dar certo, não é dada aos atores a oportunidade de brilhar. A maioria das piadas são forçadas e, mais importante, falta um fio condutor forte que impele o público a querer seguir a história e voltar na semana a seguir.

No piloto destacam-se pela positiva a apresentação dos excursionistas regulares, a cena de karaoke, comum a qualquer excursão deste género, a participação de António Fonseca como o comandante bêbedo e viciado em apostas e a visita propriamente dita às caves do vinho do Porto.

Conclusão, quem conseguir entrar no espírito do mundo das excursões baratas, facilmente passa uns aceitáveis 40 minutos, mas a maioria será capaz de ficar um pouco reticente e dar mais uma oportunidade ao 2.º e 3.º episódios antes de se decidir se segue a temporada toda ou não. Com a temporada prevista para 13 episódios podem acompanhar as aventuras de Lino, Anita e da trupe dos idosos todas as quartas-feiras na RTP1 e também online no RTP Play.

Na próxima semana a excursão será até à praia da Figueira da Foz e o farnel passa para a bela da sardinha.

“Excursões AirLino, enganam até no destino!”

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos