1986 – 01×01 – Tarzan Boy
| 27 Dez, 2017

Publicidade

No passado dia 16 de dezembro, durante a 4.ª edição da Comic Con Portugal, foi exibido o primeiro episódio de 1986, série que chegará aos ecrãs portugueses no dia 6 de março de 2018, através da RTP1.

A série, da autoria de Nuno Markl, pretende retratar um dos momentos mais marcantes da democracia portuguesa: as eleições presidenciais de 1986 e a divisão do país entre os candidatos Mário Soares e Freitas do Amaral – Esquerda e Direita. Esta disputa entre partidos vem criar tensão nas vidas das nossas personagens principais: Tiago (Miguel Moura e Silva); Sérgio (Miguel Partidário) e Patrícia (Eva Fisahn), seus amigos; Marta (Laura Dutra), por quem Tiago está apaixonado; e Gonçalo (Henrique Gil).

Tiago é um rapaz tímido com uma imaginação muito fértil, que adora música, banda desenhada e cinema. O seu pai, obcecado pela Esquerda, é crítico de cinema e a sua mãe morreu uns anos antes devido a um cancro. O nosso jovem protagonista apaixona-se por Marta, que começa a trabalhar na loja de aluguer de filmes do seu pai, um empresário de vídeoclubes que organiza festas para Freitas.

Tiago faz uma primeira tentativa de falar com Marta à porta da escola e pergunta-lhe que tipo de música é que ela gosta, ao que ela responde “Tarzan Boy”, de Baltimora – daí o nome deste primeiro episódio. Apesar de odiar a música, Tiago compra o disco, apenas para vir a descobrir que Marta estava a brincar quando disse que gostava da canção. Este episódio termina com Marta a pedir a Tiago para ser DJ numa festa que, vimos depois a descobrir, serve para apoiar Freitas. Como irá o pai de Tiago reagir? De certeza que não ficará nada feliz…

Em geral, não sou grande fã de televisão portuguesa, mas devo dizer que achei esta série bastante divertida e algo refrescante. Os décors, a banda sonora e a caracterização das personagens concretizam perfeitamente a estética dos anos 80 ,e apesar do seu carácter bastante político, 1986 surpreendeu-me pela positiva ao focar-se, em grande parte, nos problemas típicos da adolescência. Tarzan Boy foi o suficiente para despertar a minha curiosidade, agora resta-nos aguardar os próximos episódios.

Ana Velosa e Inês Salvado

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos