Law & Order True Crime: The Menendez Murders – 01×01 – Pilot
| 03 Out, 2017

Publicidade

Nos últimos tempos tem existido uma tendência crescente de aposta por parte das produtoras em séries baseadas em histórias reais. É nesse sentido que surge Law & Order True Crime: The Menendez Murders, da NBC.

A série foca-se no mediático caso do assassinato de José e Kitty Menendez (Carlos Goméz e Lolita Davidovich), pais de Erik e Lyle (Gus Halper e Miles Gaston Villanueva), em 1989. O caso tornou-se de tal forma um espectáculo mediático nos EUA que o julgamento chegou a ser transmitido na televisão. Esse mediatismo já levou a que vários produtores se focassem no tema, como foram os casos dos filmes A Killing in Beverly Hills e Honor Thy Father and Mother: The True Story of the Menendez Murders.

O violento assassinato aconteceu na mansão da família, em Beverly Hills, na Califórnia, quando José e Kitty Menendez assistiam a um filme na televisão e foram brutalmente assassinado com diversos tiros de caçadeira.

É precisamente no momento do assassinato que se inicia a série, começando com uma cena vibrante e entusiasmante, que conjuga imagens do assassinato com as vozes dos irmãos Menendez a ligarem à polícia em busca de auxílio.

Depois do auge deste primeiro episódio acontecer logo nos primeiros segundos, a história entra numa toada menos entusiasmante, onde se lançam as bases e se apresentam as personagens para o que resta da série.

Apesar de inicialmente não serem considerados suspeitos pelo assassinato dos pais, ao longo do episódio os irmãos Menendez começam a demonstrar que poderão existir motivos para serem investigados. O seu álibi, uma ida ao cinema e posterior encontro com um amigo, começa a revelar-se algo frágil; começam a gastar bastante dinheiro em luxos como carros, roupa e relógios pouco tempo após o assassinato dos pais e são suspeitos pelo desaparecimento do testamento do seu pai.

Quem não parece ter dúvidas sobre o culpado do assassinato é Leslie Abramson (interpretada por Edie Falco), que assume prontamente que foram os irmãos Menendez. Leslie será a advogada de defesa de Erik Menendez no decorrer do processo.

Neste primeiro episódio é também dado um papel de destaque ao Dr. Jerome Oziel (interpretado por Josh Charles), psicólogo a quem Erik Menendez recorre, e à sua amante Judalon Smyth (Heather Graham), pelo que poderão ser relevantes na história.

Tipicamente, noutros modelos de Law & Order, cada episódio de aproximadamente uma hora dedica-se a um caso específico. No modelo de Law & Order True Crime, o caso conta com um tempo de antena mais alargado, o que poderá ser uma vantagem, visto que a história poderá ser explorada de uma forma mais detalhada. Em contrapartida, poderá ser perigoso se a série se perder em demasiados pormenores pouco relevantes para a história e em momentos pouco entusiasmantes.

Em jeito de resumo, não sendo o melhor pilot da história (começo estrondoso, mas com uma tendência de menor nível de interesse à medida que o episódio vai avançando), é um episódio interessante o suficiente para convencer a assistir aos desenvolvimentos seguintes e perceber de que forma evolui o processo dos irmãos Menendez.

Diogo Reganha

 

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos