Orphan Black – 04×09 – The Mitigation of Competition
| 10 Jun, 2016

Publicidade

Estamos de volta, Clone Club! E desta vez as coisas estão mesmo a ferver! Sarah e Felix precisam de colaborar com Rachel e Ira para solucionar o problema de Evie Chow e o seu grupinho de Neolutionists. Donnie sai da prisão, mas o seu carisma continua em todo o seu esplendor. Helena também regressa (yay!) porque pressente que as suas sestras estão em maus lençóis após uma chamada enigmática de Sarah. Rachel continua a ter visões, mas parece que estamos a poucos passos de descobrir o que significam e Cosima continua à procura de uma cura para a sua doença ao juntar os óvulos de Sarah e o esperma de Ira. Art e Sarah estão no encalço de uma nova vítima de BrightBorn que poderá expor as crueldades da clínica.

Twists com fartura e enredo palpitante são já marcas inconfundíveis da série. “The Mitigation of Competition” resgata tudo isto dos capítulos menos fortes da temporada e traz-nos imensas respostas, bem como cria novas situações arriscadas, testando as capacidades das nossas sestras favoritas. Quando se pensa que estamos confortáveis com a narrativa, eis que nos chega aquela surpresa que nos deixa absolutamente boquiabertos no final. Apesar de nos dar respostas a quase tudo, o episódio não deixa de manter o seu grau de mistério, em especial, com as bizarras imagens que Rachel vê.

Como não podia deixar de ser, os Hendrix estão cada vez com maior destaque na narrativa, o que consegue quebrar com a seriedade dos momentos, trazendo uma brisa de humor que é tão delicioso que nos faz soltar valentes gargalhadas. Mas a questão mais importante é a forma como os guionistas conseguem criar situações hilariantes num enredo sério e de algum rigor científico: desde os Hendrix, até à chegada de Helena, que não nos pouca a uns sorrisos quando enfrenta Adele (irmã biológica de Felix), que acaba por começar a desconfiar de todo este mistério que lhe escondem.

Este é o penúltimo capítulo e, a analisar pelo final, espera-nos um final de temporada em grande. Está tudo pronto para lançar as sestras para o seu novo desafio e que promete ser tão intrigante quanto os outros, mas com algumas melhorias. Portanto, aproveitem estes episódios porque, para além de ainda não sabermos se será renovada, teremos de esperar mais um ano para ver a nossa adorada Tatiana Maslany e todos os seus alter-egos televisivos que guardam um lugar cativo nos nossos corações.

Jorge Lestre

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

the boys 4 homelander poster prime video

Recomendamos