Penny Dreadful – 01×08 – Grand Guignol
| 02 Jul, 2014

Publicidade

1×08 – Grand Guignol

1×08 – Grand Guignol

Cá chegou o season finale de Penny Dreadful! Fazendo uma retrospetiva desta primeira temporada, posso afirmar que se trata de uma série com imenso potencial, em que tudo é feito com grande qualidade! O elenco está recheado de caras conhecidas que comprovaram o seu valor em alguns dos melhores títulos da história cinematográfica… É verdade que, a determinada altura, o enredo andou um pouco à deriva, mas Penny Dreadful será seguramente uma das séries do top da década… Sem mais demoras, vou partir para a análise do episódio… E a partir deste momento podem ser chacinados por spoilers ou lobisomens exorcistas!

Tivemos uma primeira parte muito parada, em que prevaleceu a emoção sobre a ação! Embora parte do que se passou tenha sido repetição da repetição da repetição (não me enganei a digitar, foi mesmo assim) do que já havia sido explorado, mas acabou por ajudar a contextualizar as ações que decorreram na parte final do episódio.

O episódio começa com Vanessa a explicar que Mina estará no teatro onde ela foi na noite em que queria estar com Dorian. Nota-se que a consciência pesada de Malcom aumenta de dia para dia: ele sente remorsos pela morte do filho e quer salvar a filha a todo o custo… mas caso não a possa salvar, matá-la-á! Enquanto Malcom sai para ir organizar a expedição noturna chega Dorian para visitar Vanessa! Pela primeira vez nota-se que Dorian não tem a situação sob controlo! Porque será? Dorian quer a todo o custo estar com Vanessa… mas ela mostra-se irredutível!

Mais tarde, Vanessa e Malcom têm a conversa mais honesta de toda a temporada! Vanessa questiona-o sobre a razão pela qual ela não foi informada sobre a ida ao navio (onde estava o vampiro com Mina), e Malcom acaba por confessar que não a podia pôr em risco, ela é demasiado importante para a missão! Mas que não se importaria minimamente de a sacrificar para salvar a filha! Este Malcom é do pior! Grande egocêntrico!

Nessa tarde, embora contrariada, Vanessa vai ter com Dorian ao jardim botânico! Dorian está completamente apanhadinho por ela! Pronto, Vanessa também se sente atraída por ele… Mas não podem ficar juntos porque, citando mais ou menos o que ela disse; “eu não sou a mulher que você pensa que eu sou e consigo eu transformo-me na mulher que eu não quero ser”… Vanessa vai embora e Dorian sente pela primeira vez o sentimento da rejeição, até lhe cai uma lágrima!

Caliban tem duas posturas durante a temporada: no teatro é dócil e prestativo e com Victor é violento, ameaçador e vingativo… Ele tem uma paixão por Maud, a atriz do teatro de terror… Ela gosta dele, mas não do mesmo modo! Ela apenas tem pena dele, conversa com ele, oferece-lhe uma laranja e dá-lhe um beijo na cara! Em estado eufórico, Caliban maquilha-lhe ridiculamente e vai ter com a jovem ao camarim e força um beijo! E assim é despedido… Sem ter para onde ir, refugia-se na casa do seu criador! Victor tem aqui uma hipótese de o matar e quase o faz! Mas não tem coragem quando o seu “filho” se mostra arrependido das atrocidades que cometeu e se autointitula de monstro… Entretanto Ethan chama por Victor e ele tem de sair…

Brona está cada vez pior (Billie Piper tem um desempenho fenomenal enquanto doente de tuberculose)… Ethan está desesperado! A sua amada está a morrer! Não tendo outra opção, sai e vai chamar Victor para a examinar… Assim que chegam, o médico diz que ela não terá muito tempo de vida, pede a Ethan que vá buscar água e, na sua ausência, mata-a com uma almofada! Victor lamenta pela morte e, mais tarde, tratará do corpo (já sabemos o que ele vai fazer)…

Tivemos ainda duas participações especiais (digo isto pois vão morrer no fim do episódio) de Roper e Kidd, dois investigadores/caçadores de recompensas contratados pelo pai de Ethan para o levarem de volta à América… Mas Ethan em poucos segundos os deixa de rastos… Já no fim da noite, a dupla volta a encontrar o nosso herói! O que eles não sabem é que é noite de lua cheia… Ethan transforma-se em lobisomem e nós só vemos sangue na janela e ouvimos imensos gritos…

Agora a cena mais esperada da temporada: o confronto do quinteto fantástico com o vampiro! Entram no teatro e depressa encontram o vampiro! A luta começa! Quem se vê numa situação difícil é o trio Sembene-Ethan-Victor que quase são mordidos pelas discípulas do vampiro! Quando estes estão quase a perder, Malcom mata o vampiro e as vampiras caem inanimadas! Entretanto surge Mina que agarra Vanessa e diz que ela será a esposa do seu mestre! Quando ela está prestes a morder a amiga, Malcom não hesita e mata a própria filha, assumindo que agora Vanessa é a sua família!

Já em casa, Malcom chora e abraça Vanessa… Já não irá para África! Até estão a pensar convidar Victor e Ethan para ajudarem na decoração da árvore de Natal!

Victor regressa a casa e vai transformar Brona em companheira de Caliban…

Nos últimos minutos, Vanessa vai à igreja e pede para falar com o padre… Após ela explicar a sua situação, ele diz-lhe que poderá fazer o exorcismo e que pode demorar meses, anos! Mas deixa uma questão no ar: está Vanessa disposta a perder os seus poderes? E, quando ela está prestes a responder, o episódio acaba! Ai que raiva!

Por aqui terminou o season finale! Confesso que fiquei um pouco desiludido com o desenrolar da ação: a batalha com o vampiro foi demasiado fácil… E a decisão da morte de Mina também foi muito repentina! Também não gostei de Victor perdoar Caliban e, no fim, ainda lhe arranjar uma noiva! Mas em contrapartida, adorei conhecer um dos segredos de Ethan, ele é um lobisomem exorcista! E cá ficam as questões para a segunda temporada:

– Então os vampiros trabalham para Amon! Quando é que ele revela o seu verdadeiro aspeto?

– Dorian vai recuperar da sua desilusão amorosa? Vai desistir de Vanessa?

– Caliban mudou mesmo? Ou queria apenas que o seu criador tivesse pena de si? Vai Brona querê-lo como seu companheiro? Ou vai querer regressar para Ethan?

– Afinal todas as mortes trágicas foram vítimas do lobisomem/Ethan? Ou ainda vamos ver o Jack o estripador?

– Vanessa vai mesmo querer ser normal? Huummm, julgo que não!

Despeço-me por aqui! Agradeço a todos os que visitaram as minhas reviews, fizeram delas as mais visitadas do nosso refúgio! Encontramo-nos na segunda temporada? Entretanto não fiquem tristes, há mais séries para ver e reviews para comentar!!!

Nota de episódio: 9/10

Nota de temporada: 8.7/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos