The 100 – 01×13 – We Are Grounders (Part 2)
| 14 Jun, 2014

Publicidade

Season finale! Tivemos um dos melhores episódios da série, com montes de questões a serem exploradas na próxima temporada! Fazendo uma pequena retrospetiva do que tivemos na primeira temporada: o primeiro episódio foi muito bom… No entanto, entre o segundo e o sétimo episódios, houveram muitos momentos mortos, com pouca ação e muito teen love! Mas os últimos episódios foram orientando um excelente final… Confesso que não estava a contar com algo desta qualidade: tanto em Terra como na estação Ark a tensão está ao rubro! A partir deste momento podem ser carbonizados por spoilers…

Na Terra…

Clarke e Finn chegaram com a notícia do ataque iminente e os nossos 100, começaram a preparar a viagem para longe daquele território hostil… Clarke ainda consegue cauterizar a ferida da bala que atingiu Raven, mas ela terá de ter cuidado pois a bala continua dentro de si, o que poderá causar hemorragias internas… Tudo pronto, saem todos pelo portão principal e iniciam a longa marcha até ao grande oceano! Mas depressa são atacados e fogem de regresso à segurança dos portões do acampamento! Não há volta a dar… Os nossos 100 têm de derrotar as hostes de grounders se querem ver um novo dia…

Enquanto Bellamy e os seus atiradores tentam assegurar que os grounders de Tristan e Anya não passam o perímetro, Clarke e Finn vão, segundo as instruções da ferida Raven, preparar os foguetes da nave para incinerar os seus adversários! A determinada altura, Raven queixa-se que não sente as pernas… Clarke vai observá-la e o resultado não é animador: a bala está alojada na coluna e está a provocar uma hemorragia interna! Embora não queira abandonar a sua Clarke, Finn promete ir à caverna de Lincoln procurar um coagulante para evitar que Raven morra…

Entretanto o ataque começa! Mas os grounders têm um comportamento estranho! Aparecem, mas não atacam… Ficamos a saber que Tristan tem o rádio de Murphy e está a par do plano de Bellamy! O que Tristan pretende é que os nossos 100 fiquem sem munições…

Quando Finn chega à gruta tem uma surpresa! Lincoln não fugiu e vai ajudá-lo! Quando regressam, Finn tem uma ideia: atrair os reapers para que estes lutem com os grounders de forma a que ambas as tribos saiam enfraquecidas… O confronto começa, o grupo de Anya vence e caminha para os portões do acampamento que derrubam com relativa facilidade… Já não há munições!

Bellamy vai regressar com Octavia ao acampamento antes que seja tarde demais… Mas a jovem é alvejada por uma flecha! Aparece Lincoln  refere que para a salvar tem de a levar… Dá-se uma despedida emocionada dos irmãos, Lincoln e a sua amada desaparecem e Bellamy regressa ao acampamento!

Finn e Bellamy chegam ao acampamento quando os grounders estão quase a ganhar… Envolvem-se na luta, mas não conseguem regressar à nave enquanto Clarke fecha a porta. Mas Anya consegue entrar e depressa é neutralizada! Com alguma dificuldade, Jasper conseguiu compor os foguetes e lançá-los: os grounders são carbonizados instantaneamente, Finn e Bellamy provavelmente também…

Quando os jovens saem da nave, são atacados por uma tropa bem equipada! Clarke acorda nas fantásticas instalações de Mount Weather (o local onde deveria ter ido buscar alimentos no primeiro episódio), onde Monty está prisioneiro… Ficamos a conhecer os “Homens da Montanha”…

Na estação Ark…

Jaha e Kane explicam aos sobreviventes da estação o plano: irão lançar Ark na atmosfera para tentarem regressar à Terra! Mas nem todos sobreviverão! Não havendo alternativa, todos se acomodam e prepararam-se para o lançamento!

Quando tudo está pronto, a libertação do sistema de controlo não ocorre como o previsto! Quando Kane se dispõe a sacrificar-se, Jaha antecipa-se e vai tratar do assunto manualmente: Jaha fica para trás,  sentindo que não valerá regressar à Terra, pois não irá encontrar Wells…

Da Terra, os nossos 100 vêem Ark a entrar na atmosfera… Há imensas explosões… Mais tarde vemos que Kane e Abby sobreviveram na estação Mecha! Aterraram junto a um lago, com uma paisagem de cortar a respiração…

E por aqui terminou em grande a primeira temporada de The 100! Com este fim, espero que a abordagem da segunda temporada se foque mais na vivência na Terra do que no drama adolescente (que foi recorrente nesta temporada)!!!

Esta season finale deixa algumas questões interessantes para a segunda temporada:

– Finn e Bellamy sobreviveram? Raven ainda vai ser salva?

– Afinal quem são os “Homens da Montanha”? Serão potenciais aliados dos 100? Vão ajudar a procurar os sobreviventes da queda das estações? Ou constituem mais um grupo rival?

– Os grounders vão aliar-se aos 100 na luta contra os reapers e os homens da montanha? Ou irão os 100 juntar-se aos homens da montanha?

– Abby e Kane vão encontrar mais sobreviventes? Vão conseguir juntar-se aos 100?

E ficamos por aqui… Espero que tenham gostado dos reviews! Espero por vós na próxima temporada!

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos