Penny Dreadful – 01×06 – What Death Can Join Together
| 20 Jun, 2014

Publicidade

Com as contextualizações das personagens e os flashbacks constantes a que esta série nos habitou, seria de esperar que já tivéssemos umas luzes sobre os episódios finais (já que apenas faltam 2)! Confesso que me sinto completamente perdido relativamente ao season finale… A partir deste momento, podem ser infetados por spoilers altamente contagiosos…

Após o interregno propositado do enredo com o flashback da semana passada, voltamos à nossa história… Fiquei profundamente chateado, pois em plena época vitoriana, dois homens envolveram-se sexualmente e ambos, posteriormente, reagiram com demasiada naturalidade! Historicamente, raramente a reação seria esta, a menos que ambos estejam habituados a “saltar para o outro lado da trincheira”…

Malcom começa por exigir a Vanessa que localize o vampiro de forma a resgatar Mina… Embora diga que tentará, ela revolta-se pois não gosta da autovitimização de Malcom! Pega no seu baralho de cartas e consegue uma informação muito difusa: terão de procurar um navio… A conversa é interrompida pela chegada de Dorian que se vem desculpar pela repentina ausência do teatro (nós sabemos perfeitamente o que fizeste na noite passada, seu maroto!) e convida-a para uma aventura… De que se trata? Dorian vai-lhe proporcionar algo “moderno” e que ela nunca fez: tirar um retrato (era como  se dizia na altura)! Conversam sobre a superstição que referia que a fotografia roubava parte da alma do fotografado. Dorian responde que irá proteger e guardar a parte que vai ficar na foto só para si. Quando a vai levar a casa, Vanessa arrisca e convida-o para jantar…

Ethan chega a casa e vê o estado em que Brona se encontra! Ela passou a noite a tossir sangue e o seu estado de saúde piora galopantemente… Carinhoso, Ethan troca a almofada, abraça a sua amada enferma e passam horas assim… Quando a tosse acalma, Brona pede desculpa pela reação que teve no teatro e diz-lhe que eles não devem mais aproximar-se, nem beijar-se… Brona não quer contagiar o seu amado, o primeiro homem que realmente se preocupa com ela… Mesmo assim Ethan aproxima-se e beija-a antes de ir trabalhar!

Victor surge no seu ambiente preferido, a morte! Começámos por vê-lo autopsiar Fenton… Assim que termina vai a casa de Malcom apresentar o seu relatório: Fenton não é totalmente humano, estava em fase de transição para algo diferente. Sai e vai ter com o seu amigo Van Helsing… É aqui que o hematologista conta o seu grande segredo: matou a sua esposa cravando-lhe uma estaca no coração e cortando-lhe a cabeça! Porquê? Porque ela tinha-se transformado num ser imortal que se alimenta de sangue: era uma vampira… Entretanto chega Caliban (que anda desesperado por uma noiva), arrasta Van Helsing para um beco e mata-o em frente a Victor… Caso ele não lhe arranje uma noiva, todos os que conhece terão o mesmo destino, a morte…

A noite cai, Vanessa está fantástica para o seu jantar com Dorian… Malcom diz que ela está perfeita! Mal ela sai, Malcom corre até Sembene e partem ao encontro de Mina… Perto do cais, Ethan junta-se a eles… Vão até ao navio que está de quarentena e iniciam a busca, encontram várias vampiras, mas nenhuma é a filha de Malcom… Quando estão prestes a desistir, elas acordam e começa um dos mais fabulosos confrontos da série! O que o trio não sabe é que Mina está junto do mestre vampiro, bem por baixo deles… Começa um incêndio, Malcom vê Mina mas não a consegue resgatar devido às chamas…

O jantar de Vanessa e Dorian corre muito bem, a conversa é íntima e os olhares lânguidos! Vão para a casa de Dorian e começam a apreciar as dezenas de quadros/retratos que ele tem nas paredes… São tantos! E eis que acontece o previsível: começa com uma carícia no pescoço e termina com uma sessão de sexo altamente sadomasoquista no quarto! Em pleno clímax, Vanessa ouve a voz do espírito que a atormenta, sai a correr e volta para casa… Por seu lado, Dorian vai observar o quadro secreto e cura-se instantaneamente das “marcas de amor” que Vanessa lhe fez…

Assim que Vanessa chega a casa, Malcom espera-a desesperado… O que ele não sabe é que ela está possuída, levita e rodopia!

E terminou o episódio! Com a contextualização do flashback de Vanessa no episódio anterior, ficamos a perceber a relação de Malcom e Vanessa, parece que tudo faz mais sentido agora! Estamos a dois episódios do fim e este foi o que menos gostei de toda a temporada… No entanto, tenho de reconhecer que se tratou de uma excelente plataforma de lançamento do season finale! Espero que os episódios que se seguem sejam os melhores da galáxia!

Perguntas que ficaram no ar:

– Afinal Mina quer vingar-se ou quer ser resgatada do seu cativeiro? Ainda não percebi! Sembene finalmente demonstrou a sua importância! Terá ele um papel fundamental no resgate/morte de Mina?

– A possessão de Vanessa foi provocada pelo ataque de Malcom ao navio, ou pela sessão de sexo tórrido com Dorian?

– Ethan vai ser contaminado por Brona? Afinal o que é ele? Quero tanto saber!

– Victor vai arranjar uma noiva para o seu primogénito? Ou vai matá-lo?

– Serei o único a pensar que Brona será a noiva de Caliban?

Nota: 8/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos