Falling Skies – 04×01 – Ghost in the Machine
| 24 Jun, 2014

Publicidade

4×01 – Ghost in the Machine

4×01 – Ghost in the Machine

Surpresa! Falling Skies junta-se às séries com review regular cá do nosso cantinho… Confesso que a temporada passada foi a pior, a família Mason estava demasiado segura sob a proteção dos Volm. Mas no season finale, os novos aliados da família Mason (e da Second Mass) revelaram o seu verdadeiro intuito: derrotar os Espheni, colocar os humanos numa reserva no Brasil (bem, agora com o mundial de futebol, o pessoal não se importava nada) e colonizar o planeta! Com a ajuda de Cochise, os Mason e os seus aliados voltam à estrada (e a minha esperança que a série volte ao seu auge)! A partir deste momento podem ser invadidos por spoilers alienígenas…

A Second Mass volta à estrada… Passaram 22 dias relativamente calmos! Parece que os Volm e os Espheni estão demasiado entretidos e deixaram o nosso grupo em paz (ou não)! Subitamente surgem naves Espheni que não tínhamos visto, lançam uns postes muito high-tech que criam vedações elétricas! O nosso grupo é fortemente massacrado e, pior, separado… Os Volm desapareceram misteriosamente e os Espheni quase extinguiram a humanidade. Quatro meses passaram, a família Mason está separada e em ambientes distintos!

Matt…

O puto está tão crescido! A situação em que se encontra é que não é muito agradável… Após a separação da Second Mass, Matt ficou sozinho… Foi capturado e levado para uma escola patrocinada pelos Espheni! Os invasores mudaram de tática: já não colocam arneses nas crianças e jovens, agora fazem-lhes lavagem cerebral! Pelo que percebemos, Matt está a um passo de ser promovido a chefe de grupo, seguindo assim as pisadas do pai. O que os Espheni não sabem é que Matt está a criar a sua própria resistência…

Ben…

O filho do meio de Tom ficou em estado de coma durante o ataque dos Espheni… Acordou no ambiente mais estranho desta temporada: uma espécie de China Town, espaço Hippie e zona de paz. Ao que parece, os Espheni não atacam aquele lugar há imenso tempo! Quando acorda, ele acha tudo muito estranho: Lexie cresceu, tornou-se a líder do grupo e agora é loura; Lourdes deixou de parte o seu cristianismo e rodopia pelo passeio; mas a mudança maior foi a de Maggie que desistiu de procurar Hal e já não anda de arma em punho… Tanto Lexie como Maggie tentam convencer Ben a desistir de procurar o seu pai e a restante Second Mass, mas ele continua desconfiado…

Anne…

Lembram-se daquela médica pacifista que Anne era? Esqueçam-na! Agora, ela é líder do grupo e luta com toda a coragem contra os Espheni! Ela tem apenas um objetivo: encontrar Lexie! É informada que um camião com munições vai passar perto do seu grupo e prepara uma armadilha… Aquelas munições farão a diferença nesta luta tão desigual! Com muita determinação e um desempenho fenomenal, Anne consegue parar a viatura, mas o que descobrem deixa-os pasmados: o camião está repleto de crianças!

Tom…

Tom está prisioneiro… Na divisão ao lado está o Dan (o coronel Weaver) com traços de insanidade! O edifício em que se encontram faz parte de um complexo rodeado pela vedação dos Espheni… Neste espaço encontramos ainda Hal e Pope. O ambiente aqui é terrível: o medo que se vive é constante devido à presença de Skitters e dos seus Mechs; a comida é atirada por uma nave e a lei do mais forte impera… Quem quer comida tem de lutar por ela! É aqui que notamos que Pope voltou ao seu antigo modo de vida, pois reúne um considerável stock de alimentos e algumas mordomias (aparentemente passará informações aos Espheni). Durante a disputa surge um motoqueiro mascarado que obriga Pope a partilhar a comida… Esta situação atrai Skitters que o perseguem, mas que nunca o capturam! O motoqueiro está a transformar-se em esperança para a resistência…

Hal continua idealista! Seguindo as instruções do pai, tenta encontrar um modo de destruir a vedação que os mantém prisioneiros, mas a tarefa revela-se muito complicada! Numa segunda tentativa, vão pedir emprestado o gerador de Pope (que não gosta de ficar sem a sua tv)… Dá-se uma luta feia no exterior e Hal fica no chão ensanguentado, mas consciente.

O motoqueiro volta a surgir em frente a Cochise, tira a máscara e é Tom! O príncipe Volm revelou que a maioria da frota partiu com o seu pai para proteger as gerações mais jovens do seu povo. Para trás ficaram apenas algumas unidades de combate… Os humanos estão praticamente por sua conta e risco e muito perto da extinção!

Por aqui terminou o episódio! Sei que foi um pouco confuso (como é característico dos seasons premieres de Falling Skies), mas a situação vai normalizar! Já sabemos o propósito da temporada: Tom irá partir na demanda da sua família e tentar reunir uma resistência à ocupação Espheni. Pelo que vi, esta temporada promete ser melhor que a anterior, espero que assim aconteça!

Perguntas que ficaram no ar:

– Tom está no grupo das personagens mais fortes (Hal, Pope e Weaver). Vão conseguir fugir? Vão conseguir encontrar Anne e os miúdos Mason?

– os Espheni vão conseguir capturar o motoqueiro fantasma?

– Anne sempre vai seguir a estrada para ver onde ia o camião? Se isso acontecer, provavelmente irá encontrar a “escola” onde Matt se encontra!

– Ben vai perceber o que realmente se passa? Vai ficar por lá e adotar uma postura zen? Ou vai partir para encontrar o pai? Maggie vai com ele?

– Voltaremos a ver Cochise e os Volm?

– E a Karen? Desapareceu?

Nota: 8.5/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos