Preacher – 01×08 – El Valero
| 19 Jul, 2016

Publicidade

Preacher, esta semana, já teve um cheirinho a final! Como seria de esperar, todas as problemáticas apresentadas até ao momento caminham para o seu clímax, que explodirá daqui a duas semanas.

É estranho, mas é verdade: tivemos o primeiro episódio em que Jesse esteve no destaque a maioria do tempo. E, pela primeira vez, conseguimos vê-lo com peso na consciência apesar de estar dominado por Genesis. Podemos mesmo afirmar que é Jesse contra o mundo!

O resgate de Eugene foi demasiado fácil. Mas depressa nos apercebemos que tudo não passa de uma alucinação do nosso pastor. Quem se aproveita da situação são os guardiões da entidade poderosa e ainda conseguem o feito de prenderem Genesis na sua humilde lata. Quem diria que Jesse seria capaz de abdicar do seu poder para resgatar Eugene! No entanto, o aprisionamento corre mal e a entidade regressa ao seu hospedeiro. De toda esta situação, julgo que ficará pendente o maior mistério da série: a explicação de como Jesse não explode quando tem Genesis dentro de si.

A situação de maior ação coincide, novamente, com as cenas de comédia. Jesse pode estar sozinho a lutar contra os homens de Quinncannon, mas dá-lhes uma lição de que não se deviam ter metido com o representante de Deus em Annville. Além dos tiroteios, e da pontaria formidável de Jesse, os momentos mais hilariantes centraram-se nos moradores que acorreram ao local para verem a tomada da igreja, trazendo farnel, cadeiras e até o belo do guarda-sol para os proteger do calor abrasador. Viva a fé e a religião desta gente toda!

Já no fim, Donny consegue inutilizar Jesse pois, ao que parece, tornou-se imune aos poderes de Genesis por se ter magoado nos ouvidos. Durante toda a série, o pouco que nos foi apresentado sobre ele mostrou-nos que era capaz de tudo para conseguir cumprir as ordens do seu patrão. Ensurdecer-se de propósito para atingir os objetivos do patrão não é para qualquer um.

Rendido, Jesse lança a sua última carta: tenta convencer Quinncannon a deixar a igreja intacta até ao próximo domingo, dia em que Deus virá falar com a sua comunidade. Não sei o que Genesis está a tramar, mas os dois últimos episódios da temporada prometem um season finale em grande.

Questões em análise:

  • Jesse vai conseguir resgatar Eugene do inferno? Os guardiões de Genesis sabem como! Será que o vão ajudar apesar de derrotados na captura da entidade suprema?
  • Tulip comprou um cão pelos piores motivos! Quem foi a vítima do seu ataque?
  • Que pretende Jesse na próxima cerimónia dominical?
  • Que viu Jesse no escritório de Quinncannon em criança e que o atormenta desde então?
  • O que torna Quinncannon imune a Genesis? Já agora, fui o único a achar que ele não envelheceu nada desde que Jesse era ainda criança?

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos