A RTP1 tem uma nova aposta nacional a caminho: trata-se de Vento Norte, uma série de época criada por João Lacerda Matos, Almeno Gonçalves e João Cayatte.

Com o norte do país pós-Primeira Guerra Mundial como pano de fundo, esta série propõe-se a retratar não só a vida da aristocrática família Mello, mas também dos seus criados, representando dois mundos de tensão e segredos, tramas políticas e amores e paixões arrebatadores.

Braga é o cenário principal desta história e irão ser mostrados alguns dos seus monumentos mais importantes, os seus costumes, o seu passado industrial e religioso, que definem a vida dos locais, com as suas contradições e virtudes. Arcos de Valdevez também terá algum destaque na série, exibindo toda a sua beleza natural e arquitetónica, tal como a freguesia de Lago e o rio Cávado, que marcam com cenas de ação e paixão.

João Cayatte dirige este vasto elenco, que conta com 66 atores, entre os quais Almeno Gonçalves, Natália Luiza, Joana de Verona, Sisley Dias, Iris Cayatte, António Melo, Ana Zanatti, Rodrigo Tomás, Teresa Faria, Margarida Carpinteiro e Ruben Rios.

Vento Norte, que já se encontra em fase de gravações, tem estreia marcada para 2021, na RTP1.

Podes conferir todas as estreias mensais nos nossos Destaques da TV e Streaming Portugueses.

[texto adaptado do comunicado de imprensa da RTP]