| 11 Set, 2020

Publicidade

A nova programação da RTP1 subiu ao palco do Capitólio no passado dia 10 de setembro de 2020. São muitas as novidades do canal nas diversas áreas de atuação, nomeadamente na ficção nacional. Aqui, deixamos-te o resumo do que podemos esperar em termos de novas séries nacionais produzidas e emitidas pela RTP1 para o próximo ano televisivo de 2020-2021.

o atentado

O Atentado

Estreia: 16 de setembro 2020 (21h00)
Episódios: 10
Elenco: Adriano Carvalho, Anabela Moreira, António Pedro Cerdeira, Gonçalo Botelho, João Paulo Sousa, João Craveiro, Joaquim Nicolau, Laura Dutra, Miguel Damião, Tiago Aldeia, Tiago Teotónio Pereira e Tomás Alves

Sinopse: A história do atentado ocorrido em  1937 contra o Prof. Salazar, um momento importante da nossa História contemporânea, que nos dá a conhecer a Oposição ao regime, completamente desagregada, enfraquecida, mas que, de alguma forma, representa a sobrevivência da luta política durante a República. Representa, ainda, um golpe terrível na credibilidade da Polícia Política – a PVDE – que sai humilhada desta investigação, embora nada tenha estremecido na sua estrutura de poder.

crónica bons malandros rtp

A Crónica dos Bons Malandros

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 8
Elenco: Joana Pais de Brito, Rui Unas, Maria João Bastos, José Fidalgo, José Raposo, Manuel Marques, Laura Dutra, Joaquim Nicolau, Lúcia Moniz, Luís Aleluia, Ana Cunha, Adriano Carvalho, Isabel Ruth, Joana Barrios, Marco Delgado, entre outros

Sinopse: Em 1983, um mítico bando de assaltantes conhecido como Os Bons Malandros empreende um espetacular assalto ao Museu Calouste Gulbenkian. O objetivo é deitar a mão às célebres joias Lalique. Na Lisboa dos anos 80, numa cidade com quase 1 milhão de habitantes, com o FMI em Portugal, Eriksson no Benfica e Futre no Sporting, Armando Gama no Festival da Canção e O Tal Canal na RTP, mergulhamos a fundo na história insólita de sete assaltantes carismáticos que têm cativado milhares de leitores ao longo dos anos. Uma adaptação do livro de Mário Zambujal.

O Ano da Morte de Ricardo Reis (Filme adaptado a série)

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 5
Elenco: Catarina Wallenstein, Chico Diaz, Hugo Mestre Amaro, João Barbosa, Luís Lima Barreto, Rui Morrison e Victoria Guerra

Sinopse: Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da língua portuguesa, estabeleceu um gigantesco universo paralelo criando uma série de heterónimos para sobreviver à sua solidão de génio. José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, fez regressar o heterónimo Ricardo Reis a Portugal, ao fim de 16 anos de exílio no Brasil. 1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível Guerra Civil espanhola e do Estado Novo em Portugal, de Salazar. Fernando Pessoa, o criador, encontra Ricardo Reis, a criatura. Duas mulheres, Lídia e Marcenda, são as paixões carnais e impossíveis de Ricardo Reis. “Vida e Morte é tudo um”, permite a literatura e o cinema também. Realismo fantástico. Série realizada e adaptada a partir da obra homónima de José Saramago.

Ordem Moral (Filme transformado em série)

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 3
Elenco: Albano Jerónimo, Ana Bustorff, Ana Padrão, Dinis Gomes, Dinarte Branco, Isabel Ruth, João Arrais, entre outros

Sinopse: A série conta-nos a história pública e conhecida: em 1918, Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do Diário de Notícias, abandona o luxo social, cultural e familiar em que vive para fugir com um insignificante chauffeur, 26 anos mais novo. As consequências desta sua decisão serão obviamente dolorosas e moralmente devastadoras.

Salgueiro Maia – O Implicado (Filme transformado em série)

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 3
Elenco: Filipa Areosa, Frederico Barata, José Condessa e Tomás Alves

Sinopse: A série pretende revelar o outro lado de uma personalidade mítica e conta o que ainda não foi contado. Mostra-nos Salgueiro Maia na sua intimidade, com a mulher, com os filhos e com os amigos, nos melhores e nos piores momentos, e tenta prestar a homenagem de vida, através da narrativa, ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao capitão de Abril. Uma história de ficção baseada em factos históricos, em relatos pessoais, revelações íntimas e emoções reais de quem acompanhou Salgueiro Maia ao longo da sua vida.

A Sombra (Filme transformado em série)

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 4
Elenco: Ana Bustorff, Ana Cristina Oliveira, Ana Moreira, Carlota Ladeiro, Joana Ribeiro, João Cabral, Kim Gryclerzec, Lúcia Moniz, Mário Sá, Miguel Borges, entre outros

Sinopse: A história de uma mãe, uma mulher de força e coragem movida pelo amor ao seu filho e que revela os bastidores de um dos casos mais mediáticos que este país já viu, mostrando o que se passa quando as luzes e as câmaras se desligam e o que está para além daquilo que todos sabemos ou julgamos saber. Sombra, uma mãe sabe. Tudo começa com a história de um casal que tinha tudo e de repente se vê sem nada quando um dos seus filhos desaparece subitamente. O pequeno Pedro tinha apenas 11 anos quando o levaram. Até hoje, o seu paradeiro continua a ser desconhecido.

Doce (Filme Bem Bom transformado em série)

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 7
Elenco: Ana Marta Ferreira, Bárbara Branco, Carolina Carvalho e Lia Carvalho

Sinopse: A história de uma das mais icónicas bandas de Portugal, as Doce. Elas foram uma das primeiras girls band da Europa, abrindo caminho não só no meio musical, mas também quebrando barreiras e preconceitos na sociedade tradicional portuguesa. A história é contada através dos olhos das quatro protagonistas, as cantoras das Doce, mas sem esquecer o círculo de pessoas que lhes são mais próximas: amigos, cúmplices, namorados, amantes, assim como opositores.

vento norte rtp1

Vento Norte

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 10
Elenco: Almeno Gonçalves, Ana Zanatti, António Melo, Iris Cayatte, Natália Luiza, Sisley Dias, entre outros

Sinopse: Um retrato dos Mello, uma família aristocrata do Minho, no início do século XX. Em paralelo, esta história segue também a vida dos seus criados. Tudo se passa nos anos após a Primeira Guerra Mundial, entre 1918 e 1926. Uma história de costumes onde os segredos e as tramas políticas se misturam com amores impossíveis e paixões arrebatadoras. A série conta com um elenco constituído por 66 atores, 20 deles oriundos de Braga, local onde decorrem as gravações. Arcos de Valdevez é também um dos cenários que marca a trama desta narrativa, o mesmo acontecendo com a freguesia de Lago, em Amares.

capitães do açúcar

Capitães do Açúcar

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 8
Elenco: Ana Padrão, António Parra, Bárbara Gordonez, Carolina Amaral, Cristóvão Campos, Daniela Cula, Diana SÁ, Filipa Osório, Igor Regalla, Jani Zhao, Paulo Calatré, Thamiris Carvalho, entre outros

Sinopse: Um jovem estudante de ciências farmacêuticas decide mudar de vida e despede-se do seu part-time numa hamburgueria do Porto, um trabalho que considera deprimente. O seu novo desafio é aceitar o convite de um grupo de estudantes de Belas Artes. A curiosidade é que este grupo de jovens cozinha uma nova substância psicotrópica, vendida em pacotes de açúcar. Capitães do Açúcar questiona conceitos como a família, amizade, amor e dependência.

a vida nos separe

Até que a Vida Nos Separe

Estreia: Ainda sem data
Episódios: 8
Elenco: Albano Jerónimo, Ana Lopes, Dinarte Branco, Diogo Martins, Henriqueta Maia, José Condessa, José Mata, José Mora Ramos, José Peixoto, Luís Lobão, Madalena Almeida, Rita Loureiro, Rita Poças, Teresa Madruga e Teresa Tavares

Sinopse: A família Paixão gere uma quinta onde organiza casamentos, mas o negócio não corre bem. A acrescentar a isso, para Vanessa e Daniel, os pais da família, o amor parece ter chegado ao fim. Já Luísa e Joaquim, os avós, são inseparáveis e donos de um amor sem igual. Os irmãos Rita e Marco, os mais novos da família, têm uma visão muito própria de amar. Procuram, cada um, soluções para si e para a família, mas a vida teima em separá-los de finais felizes ou de amores para sempre.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos