A BBC Drama tem um novo projeto em mãos, Gunpowder, uma série de três episódios, que contará com Kit Harington (Game of Thrones) como protagonista e produtor executivo. A ele juntam-se no elenco Liv Tyler (The Leftovers), Peter Mullan (Top of The Lake) e Mark Gatiss (Sherlock) no elenco da mesma.

As filmagens da série começarão ainda este mês, em conformidade com o mês real da história de Gunpowder Plot (Conspiração da Pólvora), quando, em 1605, um grupo de Católicos Ingleses tentaram explodir a Câmara dos Lordes Lords e matar o Rei James I na tentativa de recolocar o trono em poder católico. A conspiração viria a ser derrotada quando a 5 de novembro as autoridades do palácio de Westminster encontraram Fawkes a guardar os explosivos. Este é o motivo para, ainda hoje, os britânicos comemorarem todos os anos a 5 de novembro a Noite de Guy Fawkes com fogueiras e fogos-de-artifício. Aliás, essa data já é conhecida da cultura popular pela sua importância no enredo do filme V For Vendetta.

Harington vai interpretar Robert Catesby, um cavalheiro de 30 anos de Warwickshire e católico comprometido na época em que a Igreja Protestante perseguia implacavelmente os membros da Igreja Católica.

Gatiss será o chefe de espionagem do Rei James, Robert Cecil, que é designado a perseguir, torturar e executar sacerdotes enquanto os católicos estão sujeitos à opressão e ao risco de perder as suas propriedades.

Mullan dará vida ao Padre Garnet, um chefe jesuíta. Já Tyler vai ser Anne Vaux, prima de Robert Catesby.