How I Met Your Mother vai ter sempre um lugar especial no nosso coração. Não pretendemos aqui discutir qualquer ranking entre séries de comédia. O que interessa é que nos façam rir e (umas temporadas mais, outras menos) HIMYM consegue sempre sacar-nos uma gargalhada, especialmente quando mais precisamos dela, não importa quantas vezes já vimos a série. E momentos depois de termos feito, deste lado, uma revisão completa, chegou a altura de elegermos os episódios que mais nos fizeram rir e o porquê.

The Pineapple Incident – S01E10: Este episódio é um clássico, sendo um dos melhores da 1.ª temporada. Ted ainda está apaixonado pela sua melhor amiga e não consegue lidar com o facto de Robin ter um novo namorado. A solução? Beber cinco shots de uma bebida inventada por Carl. Na manhã seguinte, Ted acorda com uma mulher misteriosa ao seu lado e um ananás. Tudo o que se segue daí para a frente é a reconstituição dos eventos da noite anterior, onde podemos contar com um Ted bêbedo muito divertido. E o ananás? A melhor parte é nunca sabermos para que serviu. Só duas coisas são certas nesse episódio. A primeira é uma data de gargalhadas. A segunda é vomit free since 93.

MV5BZjk5MDQxZWItZTBmNC00YmMwLThhZTctYzdiNmJjNDE0ZTM1XkEyXkFqcGdeQXVyNTQ0NDExMjQ@._V1_

ZIP ZIP ZIP – S01E14: Neste episódio, Ted leva Victoria para o apartamento para que os dois possam finalmente consumar a relação. A parte engraçada é que Marshall e Lily escondem-se na casa de banho e não saem pois não querem interromper o clima, uma vez que o casal tem demorado imenso tempo para entrar nesta fase da relação. O problema é que tanto Ted como Victoria enrolam muito e a noite torna-se longa, fazendo com que Marshall e Lily passem demasiado tempo fechados. Durante esse tempo, o casal enfrenta outros pormenores que ainda não tinha enfrentado durante a longa relação. Enquanto isso, Robin e Barney passam tempo juntos. É a primeira vez que podemos ver o futuro casalinho a partilhar alguns momentos engraçados.

MV5BZDMyMGUxODgtNzEwYy00ZWZlLTlmM2QtMDEyYzg3MWExNmQwXkEyXkFqcGdeQXVyMjg2MTMyNTM@._V1_

Mary The Paralegal – S01E19: Este episódio tem um conceito muito simples, o grupo vai a uma cerimónia onde Robin vai receber um prémio. Problema para Ted? É que Robin vai com o seu novo namorado, então Barney arranja a Ted uma mulher linda. Como nada do que Barney faz é só para ajudar, diz a Ted que Mary é uma prostituta que irá fingir ser uma auxiliar jurídica. Todo o discurso entre Ted e Mary sobre ela ser uma prostituta, mas estarem a tentar esconder é de trazer lágrimas aos olhos.

MV5BZDhlOTkyZTctMTcwZS00ZGJjLWJkZjUtMWZjYWVmZWQwYWM3XkEyXkFqcGdeQXVyMjg2MTMyNTM@._V1_

Swarley – S02E07: Este episódio vem numa fase da série muito peculiar em que Marshall e Lily não estão juntos. Por isso, Marshall tem um encontro com uma rapariga, mas os rapazes rapidamente o alertam de que ela tem crazy eyes”Quem fica louca é Lily, que faz tudo para reconquistar o amor da sua vida. Enquanto isso tudo acontece, Barney é gozado pelos amigos porque uma empregada de café engana-se e escreve errado o nome dele no copo. A partir daí, o grupo começa a tratar Barney por Swarley até à exaustão, criando momentos muito engraçados.

MV5BNDE5MjU3ZWQtYjE0ZS00NWRhLWFkMWItM2FlZjVlMGQ0NTAwXkEyXkFqcGdeQXVyMjg2MTMyNTM@._V1_

Slap Bet – S02E09: Neste episódio, Marshall e Barney fazem uma aposta sobre o passado de Robin e quando Barney pensa ter ganho dá logo uma chapada a Marshall, o que permite que Marshall lhe dê cinco chapadas como castigo de ter sido injustamente declarado vencido. Não é pelo episódio em si que este foi selecionado para a lista, mas por todo o impacto que teve para a série e todas as gargalhadas que demos e que tiveram origem neste episódio. É definitivamente um episódio memorável.MV5BNTgyZTBkOGMtMzRmOS00ZTU2LTk5NWYtMTA4MWUzYTlmYzk3XkEyXkFqcGdeQXVyMjg2MTMyNTM@._V1_

Wait for It – S03E01: Este é o primeiro episódio da 3.ª temporada e conta com dois convidados especiais que tornam por si só o episódio especial. Mandy Moore interpreta Amy, uma rapariga bastante louca com quem Ted decide sair e levar Barney. Robin regressou com um novo namorado – interpretado por Enrique Iglesias – por quem todos, inclusive Marshall, se apaixonam, o que deixa Ted bastante chateado e ciumento. A parte mais engraçada deste episódio é mesmo Ted a viver na loucura, deixando até Barney com vontade de ir para casa. No dia a seguir, Ted acorda com uma tramp stamp e todos os amigos gozam com ele. É sem dúvida um episódio que nos fica na memória.

MV5BYWQxMDAwZGItZGM5MC00ZjNmLWIyZDEtNDA1ZWQyNGVjZGQ4XkEyXkFqcGdeQXVyMjg2MTMyNTM@._V1_SY1000_CR0,0,1536,1000_AL_

The Naked Man – S04E09: É de longe um dos meus favoritos. É a história de um pequeno herói, um homem que não tem nada de especial, nenhuma característica que o torne memorável, exceto o seu melhor move. Pede a uma mulher para subir a casa dela com uma desculpa qualquer e apresenta-se completamente nu. Resulta duas a cada três vezes. Garantido! Temos a oportunidade de ver os membros do grupo a tentarem o Naked Man ou a serem vítimas do mesmo. Uma das minhas cenas preferidas é quando Ted e Barney estão ao telefone a discutir diferentes posições para se apresentarem. Vale a pena reverem só para se rirem um pouco.

MV5BMTQyMzY3ODQ2MV5BMl5BanBnXkFtZTgwMzc3MDMyMjE@._V1_

The Playbook – S05E08: Não é nenhuma surpresa que este apareça na lista. Este episódio é quando Barney decide contar algumas das jogadas que utilizou e registou na sua ‘bíblia’. Algumas são mais simples, como a SNASA, outras mais complexas como a Mrs. Stinsfire, mas todas vão fazer-nos rir, até sermos arrebatados pela genialidade da última jogada de todas, aquela que ele põe em jogo durante o episódio. Quando vemos pela primeira vez e nos apercebemos do que acontece dá vontade de rir assim que conseguirmos puxar o queixo de novo para cima.

Pressexpress

Girls Versus Suits – S05E12: Este episódio entra na lista devido a cinco minutos dele, porque contém aquele que é, na minha opinião, o melhor momento musical da série: quando Barney tem que decidir se quer escolher uma mulher muito bonita ou os seus fatos, imagina uma discussão dentro da cabeça dele em forma de musical. E o resultado final é espetacular, vale a pena ver o episódio por este momento, mas se não tiverem paciência vejam pelo menos o vídeo musical.

HOW I MET YOUR MOTHER

Perfect Week – S05E14: Este é o famoso episódio da série em que Barney tenta atingir aquilo que é designado de “perfect week”. O conceito da semana perfeita é dormir com uma rapariga diferente em cada dia da semana sem ser rejeitado uma única vez. Barney está obcecado em concretizar este desafio, o que leva o grupo a usar esse desafio de Barney como motivo para escapar dos problemas que estão a ter nas suas vidas. Ainda assim, o episódio tem também um momento mais introspetivo com Lily a chamar Barney à realidade, dizendo que ele só quer cumprir a semana perfeita para tentar preencher um vazio que tem.

HOW I MET YOUR MOTHER

Baby Talk – S0606: Este episódio é muito engraçado por todas as razões. Marshall quer ter um filho rapaz e tenta todas os mitos criados para se certificar de que consegue fazer um rapaz, apesar de Lily ter outras ideias. Enquanto isso, Ted começa a namorar com a colega de trabalho de Robin, Becky, de quem Robin não gosta nada porque se comporta como uma criança. Ainda assim, todos os rapazes a adoram. Barney decide tentar conquistar mulheres,  usando também ele um comportamento infantil.

MV5BMjI0ODE4NzA5NV5BMl5BanBnXkFtZTcwODU0MzcyOA@@._V1_

Blitzgiving – S06E10: No dia de Ação de Graças que o grupo vai passar a casa de Zoe, somos introduzidos a uma nova personagem, Blitz, que cada vez que abandonava a sala passava-se algo de espetacular. Um dia quando Ted decide ir para a cama mais cedo torna-se o Blitz e descobre o resto do grupo no seu apartamento a recuperar do que parece ter sido uma noite lendária. Tudo o que vão contando do que se passou nessa noite é bom o suficiente para nos fazer rir, mas a cereja no topo do bolo é o que acontece em casa de Zoey e a transferência do poder do Blitz entre vários deles.

Pressexpress

Ducky Tie – S07E03: Só pelo nome do episódio, os verdadeiros fãs já se começam a rir. Quem não se lembra da famosa gravata amarela dos patinhos que Barney usou? É um dos acessórios mais famosos da série. Basicamente, Barney, Lily e Marshall vão até um restaurante japonês que Marshall adora, mas Barney odeia. Durante o jantar surge uma aposta. Se Barney conseguir fazer uns gestos que o cozinheiro faz ao cozinhar, então tem direito a tocar no peito de Lily. Se Barney perder a aposta, tem de usar a gravata dos patinhos de Marshall durante um ano. Como já era de esperar, Barney perde a aposta e tem de usar a gravata durante um ano. Enquanto isso, Ted reencontra-se com Victoria, mas esta revela-lhe que se vai casar.

MV5BOTI5ODgwOTA1OF5BMl5BanBnXkFtZTcwNzA0NzI4Ng@@._V1_SY1000_CR0,0,1369,1000_AL_

P.S. I Love You – S08E15: Este episódio é fantástico porque traz de volta a maior estrela pop dos anos 90, a magnífica Robin Sparkles – ou Daggers. Barney descobre um documentário sobre Robin que fala da queda da artista quando se apaixonou e ficou obcecada por um homem. No documentário podemos ver vários artistas do Canadá a comentar a carreira de Robin e como ela se transformou em Robin Daggers. Segundo eles, esse foi o dia em que o grunge chegou ao Canadá e todos sabem onde estavam nessa hora e que tipo de donut estavam a comer. É de rir!

P.S. I Love You

Bro Mitzvah – S08E22: Barney está prestes a casar-se com Quinn e os amigos decidem preparar-lhe uma despedida de solteiro. Barney não acredita que os seus amigos sejam capazes de fazer a melhor e mais épica despedida de solteiro de sempre, mas Ted e Marshall querem provar a Barney que o conseguem surpreender. Isto resulta em montes de gargalhadas e surpresas que são de fazer rir e chorar por mais.

The Bro Mitzvah

E vocês, que episódios de HIMYM vos fizeram rir tanto que sentem que deviam fazer parte desta lista?

Fiquem atentos que para a semana sai uma segunda parte desta crónica, mas focada nos momentos mais sentimentais de HIMYM, porque quem viu sabe que para uma série de comédia está cheia deles.

Raul Araújo e Carlos Real