Continuamos a trazer curiosidades sobre as tuas séries favoritas e desta vez vamos dar a conhecer-te algumas sobre Family Ties (Quem Sai aos Seus):

1. Para criar a série, Gary David Goldberg inspirou-se nas próprias experiências e nas da sua mulher, Diana Meehan, como antigos hippies a fazerem a transição para uma vida familiar nos subúrbios. A inspiração para o apelido da família de Family Ties foi a atriz Diane Keaton, que por essa altura já tinha entrado em filmes bem conhecidos como The Godfather (O Padrinho), Annie Hall e Manhattan.

2. Originalmente, Family Ties iria focar-se em Elyse e Steve Keaton, os pais, proporcionando um impulso às carreiras de Meredith Baxter e Michael Gross. Assim foi no início da série, com os miúdos, Alex, Mallory e Jennifer, a serem relegados para um plano mais secundário. No entanto, ao longo do tempo, os miúdos, em especial Alex, começaram a ganhar mais destaque e acabaram até por se tornar o centro da série. Terá também sido por isto que os temas políticos passaram a ter um papel menos relevante e a serem tratados de uma forma mais leve nas últimas temporadas.

3. Ed O’Neill (Modern Family) foi considerado para o papel do patriarca da família.

4. Os produtores da série queriam ter Matthew Broderick (Ferris Bueller’s Day Off) a dar vida a Alex e o ator até chegou a fazer audições, mas no fim acabou por não aceitar o papel. Michael J. Fox foi então o escolhido, mas não se revelou uma decisão fácil. Primeiro, porque consta que a NBC não estava de acordo com a decisão. Inclusive, um dos executivos do canal, Brandon Tartikoff, considerava muito pouco credível que Elyse/Meredith (1,70 m) e Steve/Gross (1,93 m) tivessem um filho tão baixo como Alex/Fox (1,63 m). Goldberg também não ficou satisfeito com a primeira audição de Fox, mas alguma coisa o ator terá feito bem, porque Judith Wiener, a diretora de casting, gostou imenso da prestação dele e até convenceu o criador da série a dar-lhe uma nova oportunidade. Fox optou por uma abordagem diferente ao seu personagem nessa audição e terá sido aí que conquistou todos. Note-se ainda que foi o P. em Alex P. Keaton foi acrescentado pelo próprio ator durante uma das audições e os argumentistas gostaram da forma como soava e decidiram adotar a ideia.

5. Quando Meredith ficou grávida entre o fim da 2.ª temporada e o início da terceira, os argumentistas decidiram incorporar a sua gravidez na série. Ainda assim, a atriz teve de ficar de fora de alguns episódios.

6. Nick Moore, o icónico namorado de Mallory, era para ter aparecido apenas num episódio. No entanto, Scott Valentine conquistou o público e os produtores da série e portanto passou a personagem regular. Aliás, Nick tornou-se tão popular que até foi planeado um spin-off, que nunca viu a luz do dia, centrado nele. A adição de Nick ao rol de personagens terá sido um dos grandes motivos para Michael Gross ter continuado na série. O ator sentia que o seu personagem não tinha profundidade nenhuma e que o aparecimento de Nick ajudou a colmatar um pouco essa falha.

7. Falando em namorados bem conhecidos dos miúdos das séries, outra das mais conhecidas é a Ellen Reed de Tracy Pollan, a namorada de Alex na 4.ª temporada. O romance entre os personagens passou para a vida real e Tracy e Fox estão casados há mais de 30 anos.

8. Houve um episódio pouco antes das eleições presidenciais de 1988 – que resultaram na vitória de George Bush (pai, não o filho, esse só chegaria ao poder 12 anos mais tarde) – que mostrava o quarto de Alex, um convicto apoiante do Partido Republicano, cheio de posters e outro tipo parafernália de campanha de apoio a Bush. No entanto, a NBC decidiu não emitir essa cena por ser abertamente política e poder constituir uma violação da lei da regra de tempo igual, que determina que se as rádios e as estações de televisão dão um determinado tempo de antena a um candidato, devem fazer o mesmo com outro. A NBC optou então por, depois das eleições, mostrar uma cena em que Alex pendura e admira um poster de Bush na sala para celebrar a sua conquista da presidência.

9. O elenco queria que a família Keaton morresse num acidente de avião para que assim fosse impossível um futuro revival da série.

Conhecias alguma destas curiosidades de Family Ties ou nem por isso?