Curiosidades: Daredevil + Luke Cage + Iron Fist
| 22 Jul, 2020

Publicidade

No mês em que a nossa Batalha das Séries no Facebook é dedicada à eleição da melhor série de super-heróis, e depois de já termos dado a conhecer curiosidades sobre Jessica Jones, desta vez vamos centrar as nossas atenções em três outras séries do universo Marvel, Daredevil, Luke Cage e Iron Fist. Estas apostas da Netflix, com Jessica Jones incluída, decorrem no mesmo universo e os protagonistas das quatro acabariam mais tarde por se juntar numa nova série, The Defenders.

Daredevil

1. Daredevil é a primeira de um conjunto de quatro séries – passadas no Universo Cinematográfico Marvel e que respeitam a linha de continuidade dos filmes do franchise – que deram mais tarde origem a The Defenders, que reúne quatro super-heróis: Matt Murdock/Daredevil, Jessica Jones, Luke Cage e Danny Rand/Iron Fist.

2. A série Daredevil foi buscar inspiração ao super-herói com o mesmo nome dos livros de banda desenhada da Marvel. O personagem foi criado por Stan Lee e pelo artista Bill Everett, com a colaboração também de Jack Kirby. O personagem surge pela primeira vez em Daredevil #1, lançada em abril de 1964.

3. De acordo com informações reveladas por Jeph Loeb, Vice-Presidente Executivo da então produtora Marvel Television, agora Marvel TV Studios, Daredevil retirou influências de vários filmes de crime da década de ’70: The French Connection (1971), Dog Day Afternoon (1975) e Taxi Driver (1976). A abordagem à série seria como “drama criminal primeiro e série de super-heróis em segundo” lugar.

4. Charlie Cox não conhecia o personagem Daredevil antes de ter sido escolhido para interpretar o papel e só terá descoberto que o personagem era cego no dia anterior à audição. No entanto, para Cox bastou ler dois guiões da série para fomentar o seu interesse e o ator terá dito ao agente que aqueles eram “dois dos melhores guiões televisivos” que tinha lido.

5. Há alguns rumores de que Michael C. Hall (Dexter) teria sido apontado como uma das hipóteses para dar vida a Daredevil. No entanto, isso já foi negado pelo próprio que, ainda assim, revelou que teria considerado essa possibilidade se essa questão se tivesse colocado. Por sua vez, Jason Statham (saga Fast & Furious) terá estado em negociações para dar vida a Bullseye/Benjamin ‘Dex’ Poindexter na 2.ª temporada, mas acabou por recusar o papel.

6. A personagem interpretada por Rosario Dawson, Claire Temple, originalmente era suposto ser Linda Carter, uma enfermeira e médica dos comics. No entanto, os estúdios da Marvel tinham planos específicos para essa personagem e Claire, tal como é apresentada nas várias séries deste universo, acaba por ser uma junção da própria Claire – como um interesse amoroso de Luke Cage – e Linda – mais associada especificamente a Daredevil.

7. Charlie Cox faz a maioria dos stunts mais simples que o seu papel exige, mas os mais arriscados são desempenhados pelo seu duplo, Chris Brewster.

Luke Cage

1. Luke Cage chegou em 2016, depois de Jessica Jones. A série baseia-se no personagem da banda desenhada com quem partilha o nome e que foi introduzido ao público em junho de 1972, no volume de estreia de Luke Cage, Hero for Hire. Os seus criadores são Archie Goodwin, George Tuska, John Romita Sr. e Roy Thomas. Foi o primeiro super-herói negro num papel de protagonista e com uma banda desenhada com o seu nome. Na altura, o personagem terá sido criado com o intuito de representar a ascensão da blaxploitation, um movimento cinematográfico surgido nos Estados Unidos, no início da década de ’70. Os filmes deste subgénero tinham protagonistas e realizadores negros, sendo o seu público-alvo também os negros norte-americanos. Foi nesta altura que os negros passaram a ser figuras centrais e heróis das histórias, em vez de vilões, vítimas de crimes ou, simplesmente, personagens secundários. Os filmes da blaxpoitation, apesar de populares, acabaram por ser alvo de críticas, devido aos personagens estereotipados.

2. Na banda desenhada, Luke Cage nunca foi um polícia nem esteve ao serviço do exército, ao contrário daquilo que acontece na série.

3. Mike Colter ganhou cerca de 14 quilos de músculo especialmente para dar vida a este personagem.

4. Cleo Anthony (She’s Gotta Have It) e Lance Gross (Star) fizeram testes para o papel de Luke Cage

5. Os produtores decidiram escolher uma camisola com capuz como uma das peças de vestuário icónicas de Luke porque queriam demonstrar que “um homem negro de capuz não é necessariamente uma ameaça. Pode simplesmente ser um herói”. Esta decisão foi, em parte, inspirada pelo caso Trayvon Martin, que gerou polémica nos Estados Unidos, em 2012. Martin, um jovem negro de 17 anos, desarmado, foi abatido a tiro por um homem de 28 anos, George Zimmerman. Este último foi levado a tribunal pela morte de Martin, mas alegou legítima defesa. Acabou por ser declarado inocente, o que gerou manifestações de protesto, visto que muitas pessoas acreditavam ter-se tratado de um crime de ódio. Quando foi morto, Trayvon usava uma camisola com capuz, que acabou por se tornar uma espécie de símbolo de protesto.

Iron Fist

1. Iron Fist chegou em quarto lugar, no ano de 2017, e foi buscar inspiração aos livros de banda desenhada. O personagem Iron Fist/Danny Rand foi criado por Roy Thomas e Gil Kane e apareceu pela primeira vez no 15.º volume de Marvel Premiere, que saiu em maio de 1974. A Marvel Premiere, que começou como uma publicação usada para apurar se um novo personagem ou um novo tipo de história seria capaz de atrair leitores suficientes que justificassem o lançamento de uma série literária própria, surgiu em 1972 e lançou o último volume em 1981. Nos últimos anos, a publicação passara a ser muito usada para terminar histórias que não tinham espaço em mais lado nenhum do universo da banda desenhada. Em Power Man and Iron Fist, lançada em 1978, Danny Rand partilha o protagonismo com Luke Cage. Até 1986, foram 125 volumes. A banda desenhada com nome próprio, The Immortal Iron Fist, só surgiria no início de 2007 e duraria cerca de dois anos e meio.

2. Finn Jones, o protagonista da série, treinou durante quatro horas diárias antes de as gravações começarem como forma de se preparar para o papel. Dedicava duas horas à prática de artes marciais e duas ao levantamento de peso. Em termos de aparência física, o ator não quis ficar muito musculado, tendo preferido um corpo tonificado e atlético.

3. Antes de ter ficado com o papel de Zhou Cheng, Lewis Tan terá feito audições para o papel de Iron Fist.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

9-1-1 fox life

Recomendamos