o-THE-DRESS-570De que cor é que os nossos atores e atrizes preferidos vêem o vestido? É o fenómeno viral mais recente da internet e claro que as celebridades também não ficaram de fora! Desde ontem que não se fala de outra coisa senão no #TheDress, que está a dividir o mundo quanto à sua cor. “Azul e Preto” ou “Branco e Dourado”, eis a questão!

Sejas de que equipa fores, e por muito difícil de acreditar que seja para a equipa “Branco e Dourado”, o vestido é, de facto, azul e preto, como se pode ver aqui.

Não somos peritos no assunto, mas pelo que andámos a pesquisar, cientificamente falando a explicação é mais ou menos esta:

Quando olhamos para um objeto, a cor que vemos provém da reflexão da luz (de uma fonte) que embate sobre esse objeto, chega aos nossos olhos e é processada no nosso cérebro. O nosso cérebro processa essa cor que refletida das coisas para que estamos a olhar, e essencialmente subtrai essa cor à cor “real” do objecto. E esse processamento depende também do “ambiente” em questão.

9
O que acontece aqui é que o nosso sistema visual está a olhar para a imagem e a tentar descartar a polarização cromática da fonte da luz que incidia no vestido (luz do dia). Há pessoas que descartam a luz azul como sendo a “fonte”, e acabam por ver o vestido branco e dourado, há outras que descartam a luz dourada, acabando por ver preto e azul (que é realmente a cor do vestido). Esta foto virou fenómeno viral em menos de 24 horas exactamente por estar no limite de uma qualquer barreira percecional humana.

Muitos foram os atores e atrizes do mundo das séries que também já se pronunciaram sobre o #TheDress, em discussões nas redes sociais que já transbordam em indignação, confusão, comédia e espalhafato.

Há aqueles que sabem com firmeza que é Azul e Preto, como Mindy Kaling (The Mindy Project), Emmy Rossum (Shameless), Ashley Benson (Pretty Little Liars),  Amy Acker (Person of Interest) e Greg Grunberg (Masters of Sex):

2471016

Depois há os que estão convencidíssimos que é Branco e Dourado, como Kat Dennings (2 Broke Girls), Alison Brie (Community) e Lana Parrilla (Once Upon a Time):

5 1118

Há ainda aqueles extremamente confusos e os que não ainda conseguem ver cores diferentes:

6 8112E claro, depois há aqueles que tornam isto ainda mais engraçado, como a Ellen Degeneres, o John Francis Dalley (Bones) e a Rashinda Jones (Parks & Recreation):

3 13 15

E para ti, de que cor é o vestido?

Para uma melhor explicação sobre este fenómeno, podem clicar aqui e ler o artigo do iflscience.